Empreendedorismo, Marketing Digital

Copa do mundo e comércio: Sua loja está preparada para este jogo?

A copa do mundo, um dos maiores eventos do planeta, está chegando, e o Brasil, como sempre, é um dos principais países participantes, com um histórico vitorioso e de orgulho.

Não por acaso o período de copa também costuma ser muito relevante para o comércio. A questão é que nem todas as lojas se preparam para isso, deixando passar a oportunidade.

Pensando nisso, hoje a RCKY decidiu falar um pouco sobre como preparar a sua loja para tirar o máximo proveito dessa oportunidade que só acontece a cada 4 anos. Vamos lá?

Período da copa do mundo

Este ano o evento ocorrerá entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro e, é muito importante ficar atento, em especial, aos dias em que o Brasil irá jogar.

Isso porque, para começar a conversa, é importante destacar que não são todos os setores da economia que crescem ou que podem se aproveitar do período da copa.

Na realidade, o segmento da economia que mais ganha força e é impulsionado é o varejo. Já a indústria, ou outras empresas de serviço em geral, podem ser prejudicadas.

Nos dias de jogo, em especial, dependendo do horário, muitas empresas podem dar um período de folga aos seus funcionários. O que evidentemente reduz os resultados.

Por outro lado, nessa época os consumidores no geral estão muito dispostos a comprarem produtos diversos como eletrônicos, roupas, fantasias e também gastam com comida e bibida.

No caso de bares e restaurantes, os dias em que o Brasil joga podem ser uma ótima oportunidade para vender muito com o fluxo de pessoas se juntando para assistir o jogo.

O impacto da copa do mundo no comércio

Se analisarmos os dados das últimas copas, pode-se criar uma expectativa quanto ao possível movimento econômico que a copa irá trazer no seu período.

No entanto, vale lembrar que o impacto é diferente dependendo dos setores e países. Por exemplo, os países sede da copa veem um aumento muito maior na sua economia.

Já o Brasil, apenas como participante, pode se espalhar nos dados de 2018. Veja alguns resultados daquele ano:

  • Aumento de 15% no movimento de bares e restaurantes no geral;
  • Prejuízos de 25 milhões em dias de jogo do Brasil no setor de comércio e serviço;
  • Aumento de 45,2% na venda de produtos linha marrom.

Linha marrom, por sua vez, são os produtos eletrônicos como televisores, aparelhos de som, home theaters, blu-rays, DVDs e outros do mesmo tipo.

Já a explicação dos prejuízos de 25 milhões em dias de jogo do Brasil se deve ao fato de que muitas empresas fecham mais cedo, dispensam funcionários e o movimento das pessoas nas ruas cai.

5 dicas para preparar o comércio para a Copa do Mundo

Veja agora 6 dicas para preparar o seu comércio para tirar um maior proveito do período da Copa do Mundo.

1. Adequar as expectativas com a realidade da sua empresa

A primeira coisa a ser feita é adequar as expectativas do negócio à realidade da empresa. Como já explicamos, nem todos os tipos de empresas conseguem tirar proveito da data.

Portanto, se a sua empresa for do segmento de serviços, já se planeje com alguma antecedência para conseguir lidar com a baixa do movimento e também dias ociosos.

Os dias em que o Brasil joga, inclusive, provavelmente precisarão ser encarados como um feriado. Insistir em trabalhar nesses dias pode criar descontentamento com funcionários.

2. Lançar novos produtos comemorativos ou serviços

Se a sua empresa for um comércio, essa pode ser uma boa oportunidade para lançar um produto novo comemorativo, ou mesmo um serviço que agregue valor ao período da copa.

Vale destacar que é muito importante que esses produtos sejam adornados com as cores do Brasil. O patriotismo precisa ser emanado com força para as pessoas se interessarem.

3. Criar promoções exclusivas

Uma forma eficaz de aumentar as vendas no período, independente de ser uma empresa de varejo ou empresa de serviços, é fazendo uso de promoções exclusivas.

Esse é o período de festas como qualquer outra, que tem duração de quase 1 mês. Durante esse tempo é possível criar uma promoção de tempo limitada.

Considere que promoções naturalmente chamam a atenção das pessoas. Agora imagine uma promoção que só acontece a cada 4 anos em um período específico do ano?

Com esse tipo de abordagem é possível criar um sentimento de escassez e urgência nas pessoas, fazendo com que elas se interessem em comprar rapidamente do seu comércio.

4. Movimente bem as redes sociais com conteúdo adequado

Mas não pense que a preocupação do empresário deve ser apenas com as dependências físicas da sua empresa. O território da internet também deve ser ocupado.

A verdade é que cada vez mais as pessoas descobrem sobre negócios e fazem compras usando a internet, ou seja, se a sua empresa vai comemorar a copa, anuncie isso online.

Use, em especial, as redes sociais. O seu comércio deve ter perfil nas principais redes sociais e fazer postagens e anúncios comemorativos e congruentes com o período.

5. Considere a vitória ou a derrota do Brasil

Por fim, uma dica de ouro para quem quer tirar o melhor proveito da copa do mundo para o seu comércio: considere que o Brasil pode perder e ser eliminado ou mesmo ganhar.

O objetivo é estar preparado para os dois cenários. Pense, por exemplo, em uma promoção atrelada a quantidade de gols e vitórias do Brasil. Isso é uma tática comum.

Quanto mais tempo o Brasil durar na copa, maior vai ser o lucro de certos setores. Mas, e se ele for eliminado rapidamente? Neste caso, existem dois cenários:

  • Empresas que não ganham muito com o período, podem recuperar parte do movimento e diminuir as perdas financeiras;
  • Pequenos comércios podem ver suas vendas despencar junto com o movimento de bares e restaurantes.

Em todo caso, o importante é não se deixar ser pego de surpresa por uma eventualidade. Não aposte na vitória, mas também não conte com a derrota.

Aprendeu a como preparar a sua loja para conseguir tirar proveito da copa do mundo? Então aproveite para acompanhar o blog da RCKY, estamos sempre postando novos conteúdos.

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