Franquias, Vendas

Curiosidades sobre franquias: O que você precisa saber antes de abrir a sua

Você já pensou em investir em franquias? Essa é a ideia que muitos empreendedores de primeira viagem têm, baseada em muitas razões.

Todavia, nem todos são investidores iniciantes. Existem alguns que de fato preferem essa modalidade de investimento. Seja como for, é preciso saber como uma franquia funciona.

Para ajudar esse empresário que quer investir em uma franquia, hoje a RCKY vai conversar um pouco a respeito das principais curiosidades desse tipo de investimento.

1. Franquias são vendidas em diferentes modelos

A primeira coisa que qualquer investidor deve saber sobre franquias é o fato de que existem diferentes modelos. Tanto quanto ao segmento, como quanto a escala de tamanho.

Isso significa que qualquer tipo de negócio pode virar uma franquia, desde uma loja de bombons até uma contabilidade.

Também é possível investir em formatos padrão de loja, como também em microfranquias e quiosques, que requerem muito menos investimento.

Existem também alguns formatos que podem ser montados via home office. Esse é o tipo de modelo mais econômico e é o que requer menos investimento.

Entretanto, para saber qual é o modelo de franquia ideal, é muito importante analisar as condições que cada marca oferece e o quanto o empresário tem para investir.

2. Franquias podem ser renda extra ou principal

Alguns empreendedores pensam em investir em uma franquia apenas na intenção de obter uma renda extra, que complemente a renda principal que eles já têm.

Essa é realmente uma opção válida. Entretanto, não há nada que impeça a franquia de ser a renda principal do empresário. Tudo depende da forma como ele irá lidar com ela.

Algo que deve ser levado em consideração é que franquias também podem dar tanto trabalho e requererem tanta dedicação quanto um negócio próprio criado do zero.

Por isso, gerenciar uma franquia e um outro emprego ou negócio pode ser trabalhoso. Mas não é impossível. Ainda mais se houver quem possa ajudar o empresário.

Além do mais, o empreendedor também pode começar com uma microfranquia, que requer menos investimento e tempo. Se for o caso, um gerente pode ser alocado nela.

Vale lembrar também que grandes empresários não estão no dia a dia dos seus negócios, mas gerenciam todos eles à distância.

3. O que fortalece as franquias é a padronização

Você sabe porque uma franquia tem uma probabilidade de sucesso maior? Porque ela é um negócio padronizado, pré-formatado e que é vendido com uma fórmula pronta.

Todos os imprevistos e problemas que podem ocorrer com ela já foram previstos e uma solução padrão já existe. Além disso, todas as unidades seguem o mesmo modelo.

Isso significa que, independente do lugar do mundo que você esteja, todas as lojas de uma franquia seguem a mesma fórmula. Isso significa, em outras palavras:

  • Atendimento padronizado;
  • Oferta igual ou semelhante de produtos e serviços (pode variar em cada região);
  • Estética da loja igual, sempre ostentando o nome da marca;
  • Uniformização de todos os colaboradores;
  • Entre outros detalhes.

Seguir um padrão, por sua vez, ajuda as pessoas a se lembrarem da empresa, pois a imagem da marca é constantemente reforçada.

4. Cada franqueador oferece um suporte diferente

Engana-se quem pensa que o suporte oferecido pelas franqueadoras segue um mesmo padrão. Esse é um dos detalhes que pode variar bastante, na realidade.

A verdade é que existem boas marcas de franquias e marcas que são ruins. Analisar apenas a propaganda delas e as suas promessas, muitas vezes não é o suficiente.

Além disso, cada franqueadora tem as suas próprias regras e as suas próprias condições de suporte aos franqueados. É muito importante pesquisar bem antes de decidir investir.

Por exemplo, analise os canais de atendimento, de que horas a que horas é dado o suporte e também verifique com ex-franqueados se este suporte é bom ou não.

5. Existem diferentes taxas que devem ser pagas

Quando se decide investir em uma franquia, o investidor deve estar preparado para investir o seu dinheiro para pagar algumas taxas que variam de marca para marca.

Algumas destas taxas podem ser as seguintes:

  • Taxa de franquia: É a primeira taxa a ser paga, e diz respeito ao investimento inicial, que pode incluir treinamento, suporte para implementação e etc;
  • Royalties: Paga continuamente, e diz respeito aos direitos de uso da marca e o seu know-how pelo empreendedor;
  • Cota de propaganda: É uma taxa paga e rateada entre todos os franqueados que servem para custear o investimento em marketing da franquia;
  • Taxa de sistema: Nem todas as franquias cobram essa taxa, mas ela diz respeito a aquelas que cedem tecnologia;
  • Taxa de serviço: Quando a franqueadora precisa prestar algum serviço imprevisto ao franqueado e que não é periódico;
  • Taxa de renovação: Geralmente os contratos de franquia duram 5 anos, após o período o franqueado pode escolher renovar ou não.

6. É menos arriscado investir em franquias

Estatisticamente falando é menos arriscado investir em uma franquia do que começar um negócio do zero. Isso é verdade e comprovado matematicamente.

Entretanto, é importante deixar bem claro que isso não exime o investidor de ter que trabalhar bastante para fazer o negócio prosperar e gerar lucro.

Lembre-se que as marcas vendem expectativas de faturamento que podem se referir aos melhores cenários possíveis. Mas existem muitas coisas que devem ser avaliadas.

7. Nem sempre a marca mais conhecida é a melhor

Por fim, algo muito importante que todo empreendedor deve analisar antes de escolher investir em franquias: nem sempre a marca mais conhecida é a melhor do mercado.

Há muitas franqueadoras pequenas e pouco conhecidas que oferecem um excelente suporte aos franqueados e que tem produtos e serviços excelentes.

No fim das contas, o que vai fazer toda diferença é o quanto o empresário consegue se dedicar no seu negócio e também uma boa tomada de decisões estratégicas.

Gostou de saber essas curiosidades sobre franquias? Então aproveite para colocar o blog da RCKY na sua lista de favoritos, estamos sempre postando novos conteúdos.

E precisando de um sistema completo para gerenciar a sua franquia, é só falar com a gente e assistir uma demonstração sem compromisso!

Boas Venda$ !

abrir franquia, comprar franquia, franquia, franquia barata, franquias, franquias baratas, montar franquia
Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
Compartilhe:
Post anterior
Comércio de bairro: 7 dicas para se destacar e vender mais
Próximo post
10 dicas para nunca errar no controle do seu estoque
Receba novos conteúdos por e-mail semanalmente

    Leia também