Nesse post, vamos falar da importância das datas comemorativas para o comércio, e que, mesmo com um distanciamento social, ainda é possível vender mais e alavancar o seu negócio!
Além do uso de diversas ferramentas de marketing, como as redes sociais e a internet, por exemplo, que são fundamentais nesse caso.
Dessa forma, independente do seu ramo de atividade, é necessário e extremamente importante ficar atento às datas sazonais, pois elas ajudam muito a aumentar o volume das vendas.
É uma relação de benefício para os dois lados: o consumidor pode encontrar produtos a preços bem mais atrativos, e o vendedor pode vender mais, além de conquistar novos clientes.
Então, se você quer vender mais, confira abaixo quais são as datas sazonais mais importantes do ano, e saiba o que fazer para aumentar as vendas e, consequentemente, o seu lucro!
Férias (Janeiro)
A primeira data do ano na realidade não é um dia específico, mas sim um mês inteiro: as férias de janeiro! Essa época é para o público infantil e adolescente, que estão tendo um merecido descanso da escola.
E, como é verão, e faz bastante calor, muitas famílias viajam, especialmente para a praia. Por isso, é um bom momento para divulgar produtos como biquínis, maiôs, sungas.
Bem como itens próprios para praia e piscina também, tais qual boias, chapéus, guarda sol, bolas de futebol e vôlei, óculos escuros, etc. Você pode aproveitar vários artigos diferentes durante as férias!
Volta às Aulas (Fevereiro)
Como tudo que é bom uma hora acaba, as férias também chegam ao seu fim, geralmente no final de janeiro, ou no começo de fevereiro. É o momento certo para aproveitar e continuar vendendo ainda mais.
É uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas de artigos para papelaria como, por exemplo:
- Novos modelos de cadernos;
- Estojos;
- Lápis;
- Canetas;
- Lápis de cor;
- Livros;
- Apostilas, entre outros.
Além disso, outros itens fundamentais para os estudantes também são as mochilas e bolsas, sempre com modelos novos.
Para as crianças, aposte em produtos coloridos, de preferência estampados com super heróis, desenhos animados, entre outros.
As lancheiras podem entrar nessa mesma categoria também, apesar de serem próprias para os pequenos.
Dia do Esportista (19/02)
O Dia do Esportista não é uma data que todos conhecem. Porém, também é um ótimo momento para quem trabalha no segmento.
Pois, nessa data, você pode divulgar itens relacionados ao esporte, como:
- Tênis de corrida;
- Camisas de times de futebol e seleções;
- Bolas;
- Raquetes;
- Protetores;
- Luvas de boxe;
- Pranchas de surfe;
- Skate;
- Bicicleta
- E muito mais.
Carnaval (sem data definida)
Apesar de não ter tido a tradicional festa que os brasileiros estão acostumados, com blocos de rua e desfiles das escolas de samba, á ainda a possibilidade de o Carnaval acontecer entre junho e julho!
Você pode divulgar produtos como fantasias e adereços, chapéus, óculos, perucas, glitter, etc. Enfim, aposte em artigos bem coloridos e alegres!
Outro produto que também vende muito nessa época do ano são as bebidas alcoólicas.
Porém, algumas pessoas preferem fugir da folia e descansar em uma praia, ou em casas do campo. Então, é uma boa data também para divulgar casas para alugar, hotéis e pousadas, por exemplo.
Dia Internacional da Mulher (08/03)
Esta é sem dúvida uma data que não pode passar batido. É uma excelente oportunidade para vender produtos desejados pelas mulheres, como sapatos de salto alto, vestidos, cosméticos, maquiagem, entre outros.
Se você possui um restaurante, pense em ideias para descontos, happy hour para as mulheres, drinks especiais para a data em fim, com criatividade e planejamento dá para aproveitar esta data e ser bem assertivo quanto as ações de vendas.
Páscoa (04/04)
Sem dúvida, essa é uma das datas mais esperadas, tanto pelos consumidores quanto pelos lojistas!
A Páscoa é um feriado onde as pessoas consomem muito chocolate. Os ovos de páscoa ganham destaque, porém existem uma infinidade de produtos que movimentam o comércio nesta data. Faça um planejamento e se prepare para ter bons lucros!
Dia do Frete Grátis (26/04)
Essa data não pode ser deixada de lado. E todo empreendedor que deseja vender mais deve ficar super atento, e aproveitar ao máximo.
Uma dica é oferecer frete grátis para todo o Brasil. Com toda a certeza, isso irá atrair a atenção de muitos consumidores. Até mesmo de quem ainda não conhece a sua loja.
Dia das Mães (09/05)
Você sabia que o Dia das Mães é a data que o comércio mais vende depois do Natal? Então, não perca tempo e se planeje o quanto antes. Aproveite para explorar diferentes perfis de mães e promoções.
Dia dos Namorados (12/06)
Outra data expressiva, que movimenta diferentes áreas de consumo, sem dúvida é o dia dos namorados.
Nessa época, inúmeros segmentos têm a chance de vender mais, como hotéis, restaurantes, lojas de roupa, calçados, doces, bebidas, entre outros. Por isso, aposte em campanhas românticas e que abranjam todos os tipos de casais.
Dia de São João (24/06)
Dia 24 de Junho é o dia de São João, e durante todo mês, as festas juninas ganham foco!
É uma data que pode movimentar diversos nichos do comércio, desde de alimentação, até artigos para fantasia, como chapéus, vestidos, camisas. Além claro, de itens de decoração.
Dia do Amigo (30/07)
Essa é uma boa data para estimular o engajamento dos seus clientes por indicação, Como os sorteios no Instagram, por exemplo, onde uma pessoa marca os amigos no post e pode ganhar um produto, seja ele qual for.
Dia dos Pais (09/08)
Muito parecida com o Dia das Mães em volume de vendas, essa data é voltada para o público masculino.
Portanto, ofereça produtos como bebidas, roupas, calçados e artigos relacionados a futebol, por exemplo. Aproveite também para explorar todos os perfis e estilos de pais.
Dia do Cliente (15/09)
Uma ótima data para fazer promoções “Compre 2, pague 1” e liquidações para esvaziar o estoque. Aliás, você pode até mesmo oferecer frete grátis no Dia do Cliente.
Dia das Crianças (12/10)
Uma data muito esperada pelas crianças e também os lojistas, com toda a certeza, é o Dia das Crianças.
Portanto, para vender mais, aposte em campanhas coloridas e divertidas, com personagens conhecidos do público infantil, como desenhos animados e super-heróis, por exemplo.
As crianças estarão ansiosas para ganhar muitos brinquedos, e o Dia das Crianças, com certeza, irá alavancar as vendas da sua loja.
Halloween (31/10)
Cada vez mais forte no Brasil, o Halloween tem se tornado fixo no calendário dos brasileiros, nesta época, o comercio vende em peso artigos de fantasia e decoração.
Até bares e restaurantes entram na onda e preparam ações temáticas para atrair a clientela, então fique atento, faça um planejamento e se prepare para vender muito!
Black Friday (26/11)
A Black Friday cresce a cada ano, com diferentes segmentos entrando nessa onda e oferecendo diversos descontos.
Sendo assim, para você que é empreendedor, prepare-se com antecedência e planeje os preços, descontos, estoque e a logística para atender toda a demanda que, com certeza, pode crescer muito.
Cyber Monday (29/11)
É a segunda feira que sucede a sexta da Black Friday. Portanto, você pode estender as promoções, e continuar vendendo os produtos com desconto, especialmente os eletrônicos e tecnológicos, como celulares, televisões e videogames, por exemplo.
Natal (25/12)
A última, porém, a mais importante data para os lojistas do ano: o natal!
É fundamental se preparar com antecedência. Afinal de contas, é uma ocasião onde as pessoas costumam gastar muito mais. Aliás, muitas delas chegam a comprar presente para toda a família.
Além disso, os itens procurados variam bastante e podem ser voltados para todos os nichos do mercado. Brinquedos, bebidas, itens eletrônicos, roupas, calçados, livros, jogos de videogame, e muito mais.
Enfim, lembre-se que a concorrência é alta! Porém, com planejamento, boas estratégias e descontos atrativos, com certeza, você conseguirá aproveitar essas datas para vender mais!
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