Você já pensou em implantar delivery no seu mercado de bairro? Essa é uma dúvida comum entre empresários do setor. Será que vale a pena investir na iniciativa?
Primeiramente é importante lembrar que um mercado de bairro sofre muita concorrência de mercados maiores e melhor estruturados. Por isso é importante conseguir se destacar.
No caso, entregar as compras dos seus clientes em suas casas, é algo que pode ser visto como uma grande comodidade e diferenciação de mercado. Continue lendo para entender.
Definição de delivery
Quando fazemos compras pela internet, por exemplo, a única forma de recebermos os itens é por meio do delivery. Entretanto, não se trata de uma solução nova e moderna.
Basta lembrarmos que sempre foi muito comum ligar para pizzarias e pedir uma entrega de pizzas. Alguns supermercados ou mercados de bairro também ofereciam o serviço.
Hoje, no entanto, essa comodidade está disponível para muitos tipos de negócios diferentes. O que significa que aqueles que já faziam entregas, saíram na frente.
Contudo, isso não significa que só porque a sua empresa já faça entregas, que não seja possível implantar um delivery mais eficiente e que traga mais vantagens e benefícios.
As limitações do delivery
Apesar de todas as possibilidades que o delivery pode oferecer a um mercado de bairro, também é preciso falar sobre as limitações.
No caso, existem duas principais limitações. São elas:
- A área geográfica atendida: Um mercado de bairro precisa definir até onde vale a pena fazer entregas. Será que ele deve se limitar apenas ao seu bairro?
- O tipo de item entregue: Nem todos os itens adquiridos no mercado de bairro vão ser possíveis de serem entregues. Alguns podem precisar de transporte especial.
Considere também que, dependendo da demanda pelas entregas, estas podem acabar demorando mais do que o previsto se a frota de entregadores não for grande o suficiente.
O problema é que, se o mercado de bairro usa marketplaces de delivery, ele pode ficar à mercê de terceirizados. Ter uma frota própria, por outro lado, pode ser muito custoso.
3 benefícios de implantar delivery no mercado de bairro
1. Expandir o alcance do negócio
O primeiro grande benefício, como já foi até mencionado ao longo do texto, é o fato de que se torna muito mais fácil expandir a área de influência de um minimercado com delivery.
Na verdade, pode-se dizer que o mercado de bairro se torna “interbairros”, pois ele consegue agora alcançar outros locais que anteriormente não eram possíveis.
2. Adquirir um novo tipo de público
Normalmente um mercado de bairro serve em especial para atender as necessidades mais urgentes das pessoas, tais como para adquirir ingredientes que faltam para uma receita.
Por outro lado, uma vez que o comércio implantar delivery, ele pode começar a ser visto como uma opção para aqueles que querem abastecer o seu estoque.
Basta considerar que as pessoas que fazem compras para o mês, geralmente vão de carro até o mercado. Contudo, se o delivery puder entregá-las, porque gastar gasolina e tempo?
3. Saber mais sobre o próprio cliente
Oferecer o serviço de delivery também pode ser uma ótima oportunidade para adquirir mais informações sobre os consumidores do mercado de bairro.
Com estas informações, que podem ir de dados cadastrais até mesmo pesquisas de opinião, é possível oferecer promoções muito mais eficientes e direcionadas.
Como é possível implantar o delivery no mercado de bairro?
Caso o seu mercado de bairro não ofereça o serviço de entregas, isso pode ser uma boa oportunidade para começar a oferecê-lo da forma correta e mais eficiente.
Em primeiro lugar, quando falamos sobre implantar delivery, existem basicamente duas formas de se fazer isso. São elas:
- Se associando a plataformas de delivery diversas;
- Criando a sua própria plataforma de delivery.
No caso da primeira, trata-se da estratégia mais comum e utilizada, visto que existem inúmeras plataformas de delivery. Essas plataformas, todavia, são marketplaces.
Nestes marketplaces o usuário encontra uma infinidade de negócios cadastrados, desde restaurantes, farmácias e até supermercados. A logística da entrega é feita pela plataforma.
As principais razões para se apostar nessa estratégia, é a facilidade para expandir mercado, o fácil acesso a novos clientes e o fato de que não é exigido conhecimento tecnológico.
Em contrapartida, existem taxas de comissão que são cobradas além do fato de ser preciso estar cadastrado em mais de um marketplace para obter melhores resultados.
Já a segunda forma de implantar delivery, requer maiores recursos financeiros e pode não ser tão acessível a maioria dos mercados de bairro que tem um faturamento baixo.
Criar o próprio marketplace, por um lado, permite ter uma operação muito mais controlada e eficiente. Contudo, é preciso ter um e-commerce unificado, uma loja online e um app.
Vale ressaltar que, as empresas mais estruturadas oferecem as duas opções, estando presentes tanto nos marketplaces terceirizados e também oferecendo um aplicativo próprio.
Outro ponto importante que pode ajudar com o serviço de delivery, é possuir um sistema de gestão próprio, como é o caso do sistema de gestão da RCKY.
Vantagens do sistema RCKY
Quando um mercado de bairro possui um sistema de gestão, oferecer o serviço de delivery é algo que se torna muito mais factível e otimizado, graças ao controle organizacional.
Será possível, por exemplo, fazer um ajuste automático de preços e vigências de promoções, o que faz o delivery se tornar ainda mais atrativo para quem busca comodidade.
Já o controle de contas a pagar e receber faz da operação de implementar delivery muito mais transparente e permite o empresário saber exatamente o quanto ele fatura e gasta.
Quer saber mais sobre o sistema da RCKY e como implantar delivery? Então nos mande uma mensagem no WhatsApp e descubra mais sobre a nossa solução e como ele pode melhorar o seu delivery.
Boas Venda$ !