Você tem uma loja de embalagens e precisa vender mais? E você sabe o que fazer para aumentar as vendas? Primeiramente, nem tudo se trata de organizar uma promoção.
Trabalhar com comércio é um tipo de atividade que requer muita dedicação e adaptação. Sendo que é fundamental ficar de olho nas novidades. Ainda mais uma loja de embalagens.
Pensando nisso, hoje a RCKY decidiu relacionar as 10 principais dicas para aumentar as vendas da sua loja de embalagens. Confira elas a seguir.
1. Organizar e setorizar
O básico que toda loja de embalagem precisa fazer para vender mais é se organizar e setorizar todos os seus itens. Isso beneficia os colaboradores e os clientes.
Isso porque quando uma loja tem os seus produtos divididos por setores, o cliente consegue encontrá-los com muito mais facilidade, fazendo compras mais rápidas e certeiras.
O ticket médio pode aumentar, já que este mesmo cliente pode acabar se interessando por outros itens que antes ele não se interessaria por não saber onde estavam.
2. Definir um processo de compras
No comércio aquele que é responsável pelas compras tem um papel fundamental para a eficiência da empresa como um todo. Por isso esse processo deve ser eficiente.
Definir um processo de compras coeso, responsável e que pode ser replicado por qualquer que assumir a função é o que ajudará a empresa a vender mais.
Isso porque quando se sabe o que comprar, na quantidade certa, a loja deixa de passar por problemas de abastecimento. Ainda há também uma maior economia de recursos.
3. Ter um bom processo de escolha de fornecedores
O processo de compras, entretanto, precisa estar alinhado a uma boa linha de fornecedores. Bons fornecedores oferecem boas condições com alto custo-benefício.
Escolher os melhores fornecedores, por sua vez, é algo que precisa ser feito com uma estratégia em mente. Isso porque não basta escolher o fornecedor mais próximo.
As condições que cada fornecedor oferece são altamente relevantes para o pocesso de escolha. Leve em conta:
- Desconto pela quantidade de itens;
- Qualidade do produto oferecido;
- Tempo de entrega da compra;
- Taxa de entrega;
- Condições de pagamento.
4. Definir o público-alvo
Não se trata apenas de quem precisa de embalagens, é importante traçar qual é o perfil do cliente. Na maioria das vezes, uma loja de embalagem vende mais para outras empresas.
Porém, isso não significa que o consumidor final também não possa comprar dela. Por isso é importante pesquisar e colher os dados para assim criar estratégias mais otimizadas.
5. Melhorar a qualidade do atendimento
Uma das principais dicas para quem quer vender mais com a sua loja de embalagens, é investir em um bom atendimento que comece na entrada da loja, e termine no pós-venda.
Infelizmente a maioria dos empreendedores não vê isso como uma grande necessidade, muitas vezes deixando o atendimento ocorrer de forma quase automática.
A realidade, no entanto, é que um bom atendimento já não é mais um diferencial, é quase uma obrigação. E isso vale para todos os colaboradores da empresa.
Por exemplo, quando o colaborador não conhece todas as informações sobre os produtos ofertados em loja, isso passa uma má impressão ao cliente.
6. Acompanhar indicadores financeiros
Não se trata apenas de melhorar os processos, o atendimento e definir estratégias. Tão essencial quanto tudo isso, é ficar de olho nos indicadores financeiros e desempenho.
Há muitos indicadores diferentes que uma loja pode acompanhar, como número de vendas, clientes cadastrados, faturamento, dentre outros itens. Escolha os mais úteis e observe os resultados.
7. Investir em divulgação pela internet
Para vender mais é preciso investir em propaganda. As pessoas precisam conhecer a sua loja. E uma das formas de divulgação mais eficientes hoje, é com a internet.
Ter um perfil oficial nas principais redes sociais, por exemplo, é algo fundamental. Isso permitirá que a loja se aproxime mais dos seus clientes e os entenda melhor.
Também é possível vender diretamente por esses canais, com um e-commerce por exemplo, aumentando ainda mais as vendas da sua loja de embalagem.
8. Se cadastrar no Google Meu Negócio
Estar nas redes sociais é apenas o primeiro passo. Também é preciso estar cadastrado no Google. Para fazer isso, crie uma conta no Google Meu Negócio.
Criar essa conta é gratuito, e ela vai fazer com que o endereço digital da sua loja de embalagens possa ser encontrado nas pesquisas do buscador.
Isso sem contar que essa ferramenta do Google oferece uma série de soluções e métricas que o empreendedor pode utilizar para otimizar ainda mais o seu negócio.
9. Renovar os produtos oferecidos
Por mais que o tipo de produto que seja oferecido em uma loja de embalagens seja algo óbvio, ou seja, embalagens, é importante estar sempre renovando as opções.
Existem muitos tipos diferentes de embalagens que uma loja pode oferecer. Além é claro dos produtos secundários que também podem ser vendidos.
Quanto mais opções um comércio é capaz de oferecer às pessoas, mais tempo essas pessoas irão passar nele, e maior será a chance de elas saírem com algumas compras.
Inclusive, pode ser interessante prestar atenção às datas comemorativas do ano, para ter embalagens especiais em estoque e tirar maior proveito dessas situações.
10. Usar um sistema para controle de estoque
Por fim, não podemos deixar de falar sobre a importância de ter um sistema para controle de estoque. Essencial para ajudar no processo de compras e escolha de fornecedores.
Com um sistema de controle de estoque é possível acompanhar em tempo real a evolução do estoque. O que torna muito mais fácil tomar decisões de compra.
Geralmente esses sistemas também apresentam métricas importantes que podem ser utilizadas para otimizar processos internos e aumentar o faturamento.
Há também a economia de esforços e recursos financeiros e a prevenção contra erros humanos. Além também, de oferecer toda a retaguarda de frente de caixa e gestão.
Gostou das nossas 10 dicas para a sua loja de embalagens vender mais? Então aproveite e venha conhecer o sistema de gestão da RCKY, perfeito para comércios. Entre em contato e saiba mais!