Se você está pensando em empreender e abrir um negócio em 2023, precisa conhecer as principais tendências de negócios para este ano.
Ao ter atenção especial com as tendências, você se antecipa em relação às preferências e necessidades dos consumidores, ganhando pontos importantes em relação aos seus concorrentes.
Para ajudar e orientar você que chegou até aqui, o nosso time selecionou e separou 10 tendências de negócios para 2023. Vale a pena conferir!
1. Crescimento da busca por saúde e alimentação saudável
Uma das grandes tendências de negócios que vamos observar em 2023, é o crescimento da busca por hábitos de alimentação e vida saudável.
Com a população no geral cada vez mais preocupada com a própria saúde, o mercado espera um crescimento da demanda por lojas de produtos naturais, academias e clínicas dos mais variados segmentos da saúde e estética.
Em meio a este cenário, quem pretende empreender, pode encontrar ótimas oportunidades no nicho de saúde, fitness e alimentação saudável.
2. Crescimento do volume de compras pela internet
O e-commerce brasileiro está em forte compasso de crescimento e já alcançou a marca de R$ 161 bilhões em vendas anuais.
Para este ano, a expectativa é a de que este número seja superado, já que os hábitos de consumo da população estão passando por uma transformação onde é cada vez maior o número de pessoas que substitui as compras físicas pelos pedidos na internet.
Marketplaces que estão surgindo e ganhando força no mercado brasileiro, como Shopee e Shein contam com forte apelo em suas campanhas de marketing e devem colaborar para o crescimento das vendas online.
3. Ascensão das redes sociais como canal de vendas e atendimento
Com os consumidores cada vez mais conectados nas redes sociais, é possível afirmar que uma das tendências de negócios para 2023 é que um número maior de empresas passe a fazer uso desses canais para efetuar vendas e fornecer atendimento aos clientes.
Em meio a este cenário, as redes sociais estão investindo em ferramentas comerciais que ajudem a estabelecer esse tipo de conexão entre as empresas e os consumidores.
Uma das soluções que deve ganhar força e chegar nas próximas atualizações de aplicativos como o Tik Tok e o Instagram é o live commerce (vendas durante a transmissão de lives).
4. Destaque cada vez maior para a inteligência artificial
Quem pretende empreender em 2023 e nos próximos anos, deve considerar investimentos em ferramentas de inteligência artificial que automatizam processos, colaboram para redução de custos e melhoram a experiência dos clientes.
Muitas empresas que atuam no meio digital, já contam com chats inteligentes que respondem e solucionam as principais dúvidas dos clientes sem a necessidade de intervenção humana.
Em meio ao avanço da tecnologia, muito em breve você poderá ir aos supermercados brasileiros, escolher seus produtos, pagar e sair, sem qualquer interação com humanos.
5. 5G e mais aplicações mobile
Com a liberação gradativa do sinal 5G no Brasil, espera-se uma forte onda de crescimento das aplicações mobile. Diante disso, quem deseja empreender deve levar em consideração a possibilidade de desenvolver um app para o seu negócio.
Muitas academias, por exemplo, já contam com aplicativos para que os alunos agendem e acompanhem seus treinos…
Enquanto lojas do varejo nacional já contam com aplicativos para que os consumidores façam compras com total comodidade e facilidade.
6. Estratégias de marketing mais inteligentes
Com o público consumidor cada vez mais seletivo e exigente, bem como com a forte concorrência em alguns segmentos do mercado, as estratégias de marketing vão precisar se tornar mais inteligentes.
Sabendo disso, quem deseja empreender em 2023, precisa pensar e definir com muito cuidado quais serão as estratégias de marketing adotadas no âmbito dos seus negócios.
Algumas ações de marketing estão se tornando peças ultrapassadas, e que já não são mais capazes de cativar e atrair os consumidores.
7. Maior consciência ambiental
A maioria das pessoas estão cada vez mais preocupadas com as questões relacionadas à preservação da natureza e ao meio ambiente.
Sendo assim, os consumidores vão passar a exigir das empresas atitudes ecologicamente corretas.
Em 2023 e nos anos seguintes, espera-se que as empresas que demonstram preocupação com o meio ambiente através das suas práticas, e que invistam na preservação da natureza, consigam conquistar maior admiração entre consumidores.
Diante disso, você que planeja empreender, já pode começar a pensar em como destacar a sua empresa como uma organização amiga do meio ambiente.
8. Continuidade ao crescimento do delivery
As pessoas buscam cada vez mais praticidade, e em meio a este cenário, espera-se que o delivery continue em forte crescimento em 2023 e nos próximos anos, não se limitando apenas às lanchonetes e restaurantes.
Um número cada vez maior de estabelecimentos deve ganhar força no delivery, incluindo farmácias, padarias, supermercados, hortifrútis e outros tipos de negócios.
A propósito, com a entrega de pedidos à domicílio, muitas empresas estão conseguindo bater recordes de faturamento pós-pandemia.
9. Aprimoramento dos serviços bancários e formas de pagamento
Você que pretende empreender em 2023, precisa observar o aprimoramento dos serviços bancários e fazer disso um ponto positivo em favor do seu negócio.
Além de oferecer as tradicionais formas de pagamento, como dinheiro e cartão, você deve fornecer outras formas de pagamento aos consumidores, incluindo:
- PIX;
- QR Code;
- Link de Pagamento.
Quanto maior o número de formas de pagamento ofertadas, menor o número de oportunidades de vendas perdidas.
10. Maior preocupação com a experiência do cliente
Por fim, uma das principais tendências de negócios para 2023, está associada a uma maior preocupação das empresas com a experiência e satisfação dos clientes.
Com a escala que a internet alcançou, atendimentos de baixa qualidade podem destruir em pouco tempo a reputação e credibilidade de um negócio.
Os consumidores utilizam suas próprias redes sociais e serviços como o Reclame Aqui ou o Google Meu Negócio para expor suas críticas e avaliações sobre os produtos, serviços e atendimento recebido.
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