Você sabe o que é e como funciona um ERP em nuvem? A utilização de sistemas de gestão empresarial em nuvem está se tornando cada vez mais comum, principalmente em empresas com múltiplas unidades ou que precisam manter colaboradores em home office.
Sabendo disso, o time de especialistas da RCKY decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto para explicar como esses sistemas funcionam e destacar os benefícios que eles podem oferecer.
Para saber mais e conferir o que o nosso time de especialistas separou para você, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
O que é um ERP em nuvem?
ERP em nuvem é um sistema de gestão empresarial que pode ser acessado de qualquer lugar com conexão à internet, uma vez que ele fica hospedado em um servidor web.
Ao contrário dos sistemas tradicionais, que são instalados localmente, um ERP em nuvem permite que as empresas acessem e utilizem suas ferramentas e informações através de qualquer dispositivo conectado à internet.
Essa tecnologia elimina a necessidade de investimentos em infraestrutura de TI local, como servidores físicos e redes complexas, pois tudo é gerenciado e mantido pelo provedor de nuvem.
ERP em nuvem: 5 pontos importantes
Agora que você sabe o que é um ERP em nuvem, é hora de analisar 5 pontos importantes sobre esse tipo de sistema. Confira!
1. Redução de custos
Um ERP em nuvem elimina o investimento inicial e os custos mensais para montar e manter uma estrutura local de servidores físicos e profissionais de TI.
Na prática, isso acontece, pois, a responsabilidade de montar e garantir a manutenção da estrutura de equipamentos necessária para o funcionamento do servidor que alimenta o sistema, é da empresa responsável pela disponibilização do serviço de nuvem.
2. Segurança avançada e confiabilidade
Com recursos dedicados à segurança cibernética, um ERP em nuvem garante proteção robusta aos dados empresariais.
Dentre as medidas de segurança que costumam ser adotadas por um ERP em nuvem, podemos destacar:
- Criptografia de dados;
- Firewalls avançados;
- Backups automáticos.
Os itens de segurança são indispensáveis para manter a disponibilidade do sistema e a integralidade das informações.
3. Escalabilidade e flexibilidade para o crescimento
Quando uma empresa cresce e precisa adicionar novos usuários e terminais a um servidor local, pode ser necessário investir na aquisição de servidores maiores, mais robustos e com custo elevado.
Por outro lado, as empresas que utilizam um ERP em nuvem, não precisam se preocupar com esse tipo de custo e infraestrutura, uma vez, que a mesma é de responsabilidade da empresa que hospeda o sistema na internet.
Sendo assim, a medida que as empresas crescem, fica muito mais fácil adicionar novos usuários ou aumentar o espaço para armazenamento do banco de dados.
4. Atualizações e melhorias automáticas
Ao escolher um ERP em nuvem, você também não vai precisar se preocupar em instalar as melhorias e atualizações de segurança enviadas pela empresa desenvolvedora do software.
As atualizações e melhorias são instaladas automaticamente pela empresa responsável por hospedar o sistema na nuvem.
Na prática, isso elimina a necessidade da realização de atualizações de forma manual e permite que o processo de atualização seja programado para rodar em um horário fora do expediente, evitando interrupções.
5. Trabalho em home office
Um sistema ERP em nuvem pode contribuir para que a empresa reduza custos com espaço físico e estações de trabalho, uma vez que possibilita o trabalho em home office.
Como o sistema funciona e pode ser acessado através da internet, não se faz necessário que os colaboradores estejam todos os dias presencialmente na empresa.
Na prática, esses cinco pontos demonstram como um ERP em nuvem oferece vantagens importantes para as empresas.
Diferenças entre um ERP local e um ERP em nuvem
A escolha entre um ERP local e um ERP em nuvem depende das necessidades específicas da empresa e de vários fatores como custo, segurança, flexibilidade e manutenção.
Confira logo abaixo um comparativo entre esses dois modelos de sistema:
1. Infraestrutura e instalação
- ERP local: Requer a instalação do software nos servidores internos da empresa, exigindo espaço físico para os servidores e uma equipe de TI dedicada para manter o sistema.
- ERP em nuvem: Hospedado em servidores remotos mantidos pelo provedor de serviços. Os usuários acessam o sistema via internet, eliminando a necessidade de infraestrutura local.
2. Custo
- ERP local: Envolve altos custos iniciais de aquisição de hardware, além de custos contínuos de manutenção e suporte técnico para hardware.
- ERP em nuvem: Elimina a necessidade de grandes investimentos iniciais em infraestrutura e aquisição de hardwares.
3. Manutenção e atualizações
- ERP local: A manutenção e as atualizações são responsabilidade da equipe de TI da empresa.
- ERP em nuvem: O provedor de serviços gerencia a manutenção e as atualizações automaticamente.
4. Acessibilidade
- ERP local: O acesso é limitado aos dispositivos conectados à rede interna da empresa.
- ERP em nuvem: Acessível de qualquer lugar com conexão à internet, permitindo que os funcionários trabalhem remotamente.
5. Segurança
- ERP Local: A empresa é responsável por implementar e gerenciar todas as medidas de segurança.
- ERP em nuvem: Os provedores de serviços de nuvem investem significativamente em segurança cibernética, incluindo criptografia de dados, firewalls avançados e sistemas de detecção de intrusos.
6. Escalabilidade
- ERP local: A escalabilidade pode ser limitada pela capacidade da infraestrutura existente. Adicionar novos usuários ou funcionalidades pode exigir a aquisição de um servidor mais robusto.
- ERP em nuvem: Altamente escalável, permitindo que as empresas adicionem novos usuários, aumentem o armazenamento de dados e integrem novos módulos com facilidade.
Conheça o sistema ERP para gestão empresarial da RCKY
A RCKY tem a solução completa para você procura uma ERP para a gestão da sua empresa, que conte com recursos como:
- Cadastro de produtos;
- Cadastro de clientes;
- Controle de estoque;
- Gestão de contas a pagar;
- Gestão de contas a receber;
- Emissão de relatórios;
- Emissão de notas fiscais;
- PDV (frente de caixa);
- Atualização em tempo real via nuvem;
- Dentre outros itens importantes.
Para assistir uma demonstração e conhecer mais sobre o nosso sistema para lojas, franquias e redes de lojas, clique aqui e entre em contato conosco!