O mercado franchising está entre um dos que mais cresce no país, o que costuma atrair muitos empreendedores interessados em comprar uma franquia.
São inúmeras opções para investir entre vários segmentos, na sua maioria através de marcas famosas e que prometem possibilidades atrativas de lucro e retorno financeiro.
Segundo dados mais recentes divulgados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, no 3º trimestre de 2020 considerando os últimos 12 meses do franchising brasileiro, o faturamento do setor foi de pouco mais de R$ 168 bilhões de reais.
Destaca-se ainda, que esse modelo de negócio é atualmente responsável por manter mais de 1 milhão de empregos com carteira assinada no país.
No entanto, para aproveitar o sucesso do setor, que por sinal, tem se mostrado muito promissor, é importante evitar alguns erros.
Para ajudar você que pretende investir nesse modelo de negócio, separamos uma lista com 10 erros para evitar ao investir em uma franquia. Não deixe de conferir!
Ah, e após ler este super conteúdo, não deixe de conferir também o vídeo abaixo, nele você vai encontrar, mais dicas para evitar erros na sua loja!
1. Não montar um bom planejamento financeiro
Não espere que ao comprar uma franquia, o retorno chegará rapidamente e de forma repentina. A maior parte dos negócios requer investimentos consideráveis, exigindo alguns anos para que se possa obter o retorno desejado.
Sendo assim, antes de comprar uma franquia, é muito importante que você conheça todos os detalhes da transação e principalmente os valores envolvidos no negócio.
Com base nestas informações, monte um planejamento financeiro detalhado e evite prejuízos e frustrações no futuro.
2. Avaliação financeira equivocada
Muitas vezes quando se quer abrir uma franquia, o franqueado utiliza os dados disponibilizados pela franqueadora para a avaliação.
No entanto, geralmente as expectativas de faturamento apresentadas pela franquia podem acabar sendo muito genéricas, tornando-se necessário um estudo mais profundo.
Não é porque a expectativa de faturamento médio de uma franquia é de 100 mil reais, que isso significa que ela de fato irá faturar isso em qualquer lugar em que ela esteja.
3. Ponto comercial ruim
Para se abrir uma franquia é imprescindível que o local escolhido seja o mais adequado possível, para se conseguir tirar todo o potencial que a franquia tem a oferecer.
Muitas vezes uma franquia de renome pode acabar não conseguindo faturar tanto, porque ela foi instalada em um local com pouco movimento ou sem estrutura.
Em outros casos, o local pode até ser movimentado, porém o público-alvo da franquia não se encontra lá, tornando-se assim difícil fazer vendas e alcançar as metas.
4. Falta de capital de giro
Algo que todo franqueado precisa entender, é que por mais que uma franquia seja um negócio formatado que só deve ser replicado, isso não significa que desde o dia um ela dará lucro.
Na realidade, o capital de giro para uma empresa é muito importante tanto no seu início, quando ainda há incertezas, quanto durante o seu funcionamento normal.
Imprevistos podem acontecer, então ao comprar uma franquia, um bom administrador estará preparado para estas situações com um capital de giro.
5. Marca não é tudo
Ao comprar uma franquia, não leve em consideração apenas a marca que está por trás dela. A marca é apenas um detalhe que pode ou não fazer a diferença.
Na realidade, a marca pode fazer alguma diferença em um local em que ela não exista e a concorrência seja pequena. Caso contrário, analise muito bem o modelo de negócio.
Até porque, há outras questões além da marca que importam. As necessidades das pessoas que moram na região também devem ser levadas em conta.
6. Perfil inadequado
Comprar uma franquia ou mesmo começar um negócio do zero não é algo que pode ser feito por qualquer pessoa, é necessário ter o perfil empreendedor para isso.
Administrar uma franquia não é diferente de administrar uma empresa comum, é necessário muita dedicação para trabalhar mais do que 8 horas por dia.
Dependendo do tipo de franquia, como é o caso de restaurantes, pode ser fundamental também trabalhar durante os finais de semana. Então analise bem qual se adequa melhor ao seu perfil.
7. Administrar à distância
Muitos franqueados decidem colocar um gerente para administrar o seu negócio, o que está longe de ser o ideal, e ainda pode se configurar como uma despesa a mais.
Estar à frente e conhecer o próprio negócio é fundamental. Só assim as operações irão fluir corretamente, de forma produtiva e lucrativa.
8. Fechar um negócio por impulso
Na realidade, fazer qualquer coisa por impulso é sempre uma péssima decisão, pois isso significa que uma série de fatores não foram considerados.
Comprar uma franquia ou fechar um negócio por impulso, é igualmente errado. É necessário analisar todos os pontos positivos e negativos de uma franquia.
O contrato de licenciamento da marca, por exemplo, deve ser visto e revisto em todas as suas cláusulas. E isso é algo que pode demandar tempo.
9. Não analisar corretamente a oferta e o contrato da franquia
Ao abrir negociações para comprar uma franquia, você terá acesso à Circular de Oferta de Franquia (COF) e também ao contrato da franquia.
Análise esses documentos com calma, a legislação estabelece o prazo mínimo de 10 dias para que o interessado em fechar a aquisição de uma franquia analise esses documentos.
Vale destacar, que após a leitura de ambos, você deverá ter todas as informações que precisa para avaliar o potencial da franquia e assim, determinar se o negócio será realmente vantajoso para ambas as partes envolvidas.
Em caso de dúvidas, converse com o franqueado e peça esclarecimentos, mas nunca feche um negócio sem analisar a circular de oferta e o contrato da franquia, com muita calma.
10. Não ouvir a opinião de franqueados e ex-franqueados
Na empolgação por comprar uma franquia e ser dono do próprio negócio, por vezes, acabamos nos esquecendo de uma simples atitude que poderá fazer toda a diferença.
Não compre uma franquia, por mais conhecida que seja a marca e os seus produtos, sem antes conversar com franqueados e ex-franqueados para ouvir o que cada um deles tem a dizer do negócio.
Franqueados e ex-franqueados são, com toda a certeza, as melhores pessoas para esclarecer as suas dúvidas e explicar detalhes sobre o negócio, inclusive em relação à rentabilidade e retorno do investimento.
11. Investir em franquias relâmpago
Tenha muito cuidado para não comprar uma “franquia relâmpago”, que são aquelas que surgem oferecendo produtos ou serviços que aparentemente parecem ser muito promissores, mas que logo depois desaparecem do mercado.
Se possível, tenha preferência por franquias que já se consolidaram no mercado e que, portanto, oferecem riscos menores para você, como investidor e empreendedor.
12. Investir em um segmento que não gosta
Por fim, não considere investir em algo que você não goste. Quando trabalhamos com aquilo que nos identificamos, temos chances muito maiores de alcançar o sucesso e principalmente a nossa satisfação pessoal e profissional.
Sendo assim, por mais promissor que possa parecer o negócio oferecido por uma franquia, não invista na sua compra, caso você não se identifique com o seu nicho de atuação.
Evitando todos os erros apresentados nesse conteúdo, você aumentará significativamente as chances de sucesso da sua franquia!
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