Um dos assuntos mais abordados nessa transformação que a sociedade vem passando nos últimos tempos é a experiência do usuário, com foco nesse assunto, vamos falar sobre a exposição de produtos ao longo deste conteúdo.
A experiência do cliente é o foco do momento! Quais experiências o seu estabelecimento pode promover para o público?
Fazer esse questionamento pode ser difícil, por isso resolvemos produzir este artigo, com sete dicas para você aplicar na exposição de produtos do seu estabelecimento comercial.
Continue a leitura, confira as dicas que separamos para você e não deixe de colocar os conhecimentos em prática!
1.Exposição de produtos e organização
Pense como consumidor. Você gostaria de entrar em uma loja desorganizada? Com certeza não. Leve este conceito para a sua empresa! Se você já tem um comércio, o ideal é já ter pesquisado sobre seus clientes, a região onde a sua empresa se encontra e a concorrência dela.
Diante dos resultados que você encontrou, pense na organização dos seus produtos, levando em consideração as variáveis a seguir:
- Segmento em que atua;
- Espaço do comércio;
- Idade dos clientes;
- Decoração;
- Criatividade.
Ajude os clientes a se sentirem em casa e dispostos a fazerem as melhores escolhas para as compras. O ambiente diz muito sobre a decisão de compra do público. Pense nisso!
2.Experiência do cliente no comércio
Voltamos a mencionar a experiência do cliente! Quem ainda não está por dentro das novidades, precisa conhecer estratégias, como por exemplo: Phygital, Omnichannel e Inteligência Artificial.
Phygital, se trata da união de experiências em ambientes físicos e digitais durante a jornada de compra.
Omnichannel, é a facilidade que temos de encontrar uma marca em diferentes canais digitais.
Já a Inteligência Artificial, é a técnica que inclui a otimização do atendimento e do processo de compra.
Você deve estar se perguntando, como aplicar essas técnicas na exposição de produtos do seu comércio não é mesmo? Veja como é simples!
Depois de seguir o primeiro passo, que é organizar os produtos do seu estabelecimento, basta refletir:
Como a experiência de estar dentro da sua empresa pode ser incrível? Vale usar aplicativos, fotos, redes sociais e o que a criatividade permitir.
O foco é transformar a experiência do usuário, para que, mesmo que ele não compre produtos, ele lembre da sua marca como um comércio diferenciado.
3.Criatividade na exposição de produtos
Inspire-se! Busque referências e transforme a sua loja em um lugar criativo. Só não esqueça de levar os dados do seu público em consideração.
Se a maioria dos seus clientes são jovens, invista em um ambiente descontraído, que mostre atitude e traga boas recordações.
Pense em onde você gostaria que os seus clientes se sentissem ao entrar no seu comércio. Destaque-se!
Quando passamos a ver o comércio como ponto de relacionamento, o conceito do que é merchandising cresce.
A missão do empresário como marca é promover uma conexão emocional e sensorial com os produtos.
4.Saiba aproveitar e liberar espaço
Esta dica merece atenção e vai te ajudar a colocar as outras em prática. Ambientes cheios remetem à bagunça e desordem.
Um comércio de destaque não precisa estar lotado de produtos. Saiba aproveitar e liberar espaço, priorize a comodidade dos clientes, o momento de escolha na hora da compra e a sensação de acolhimento.
Uma alternativa é trabalhar em uma vitrine atrativa, intercalar os produtos nas paredes e deixar os espaços de circulação livres. Isso não vai ajudar apenas na exposição de produtos, mas na mobilidade e evitar possíveis acidentes.
5.Aplique o marketing sensorial no seu comércio
Aplicando essa dica, você facilmente vai conquistar mais clientes. Isso porque o marketing sensorial é a capacidade de despertar diferentes emoções nos clientes. Você pode usar essa técnica tanto na exposição de produtos como na experiência que você quer promover dentro do comércio.
Fragrâncias e aromas agradáveis, uma trilha sonora acolhedora e uma climatização confortável são capazes de criar experiências multissensoriais.
No caso de estabelecimentos que trabalham com setor alimentício, vale testar recursos de experimentação e degustação. Isso pode surpreender o seu cliente!
Existem inúmeras possibilidades para serem exploradas, basta apenas que você compreenda o seu público-alvo.
6.Esteja atento às tendências do segmento
Essa dica vai te ajudar em toda a jornada do seu comércio. Mantenha-se atualizado quanto às tendências do seu segmento.
Mantenha o estoque completo, produtos limpos e em perfeito estado. Aprenda a organizar de forma atrativa a exposição de produtos.
Não deixe de se inspirar em perfis nas redes sociais. Referências são sempre bem-vindas.
Um bom empresário é aquele que está na busca constante de aprender e conhecer novas propostas para seu negócio.
É importante participar de feiras e eventos, tanto on-line como presenciais, voltados para o segmento em que você atua. Nesses locais é possível fazer network, interagir e se aproximar de diversas tendências que podem ser aplicadas no seu comércio.
7.Utilize recursos tecnológicos
A tecnologia deve ser usada e estudada em todos os casos e na experiência dos clientes não é diferente.
A tecnologia aplicada através de um bom sistema de gestão, pode trazer inúmeros recursos e benefícios para o seu negócio e consequentemente para os seus clientes, dentre eles:
- Controle de vendas;
- Emissão de notas fiscais;
- Controle de estoque;
- Controle financeiro;
- Relatórios e indicadores.
Utilize estas vantagens a favor do seu negócio, melhore seus controles, rotinas e processos internos, conquiste a confiança e a credibilidade dos clientes, venda mais!
Por fim, vale destacar que apesar de importante, apenas as dicas de exposição de produtos não são suficientes para você se destacar da maioria.
A transformação do consumidor exige que os empresários priorizem a experiência do cliente, e sim, vai ser necessário fazer investimentos.
Buscando alternativas para melhorar a experiência dos seus clientes, controlar e organizar as vendas, as finanças, o estoque e até mesmo a exposição de produtos?
Conte com as soluções em gestão e automação comercial da RCKY.
Clique aqui, entre em contato conosco e solicite uma demonstração sem compromisso.