Delivery, Vendas

Delivery de bebidas eficiente: Como aumentar o faturamento do seu bar ou adega

Como aumentar o faturamento do seu bar ou adega? Confira as dicas que a RCKY preparou para o seu negócio, aumente o seu faturamento e comece a vender mais!

A pandemia trouxe uma série de mudanças nos hábitos de consumo da população brasileira e também mundial.

Parte dessas mudanças geraram reflexos em boa parte das atividades econômicas, mas principalmente em estabelecimentos como bares, adegas e depósitos de bebidas.

Sendo assim, resta aos empreendimentos e seus proprietários, a busca por soluções que visem adequar os negócios à nova realidade.

Nessa espécie de maratona contra o tempo e contra as dificuldades impostas pela pandemia, o delivery surgiu como uma alternativa para aumentar o faturamento de bares, adegas e depósitos de bebidas, contribuindo assim, para a recuperação do movimento perdido.

Seu bar, adega e distribuidora de bebidas ainda não vende produtos via delivery para entrega em domicílio?

Não perca mais tempo, confira as dicas apresentadas abaixo, e implemente o delivery para aumentar o faturamento do seu estabelecimento.

1. Anuncie em aplicativos delivery

Você já pensou em contar com a visibilidade de aplicativos delivery como o iFood para impulsionar as suas vendas e receber inúmeros pedidos?

Através dos aplicativos delivery, você pode vender seus produtos e bebidas para milhares de pessoas próximas ao seu estabelecimento, sem que para isso elas precisem ir até você.

E o melhor, os maiores aplicativos delivery do mercado oferecem ainda, serviços de entrega por conta do próprio App, isso significa, que você pode até mesmo abrir mão de investir na contratação de motoboys e na aquisição de motocicletas e outros veículos próprios para entrega.

Ao aproveitar as facilidades oferecidas pelos aplicativos delivery, você certamente conseguirá aumentar o faturamento do seu bar ou adega de forma considerável.

Vale destacar ainda, que os aplicativos de delivery contam com excelente visibilidade, recebem milhares de pedidos diariamente e, portanto, podem ainda contribuir para tornar o seu estabelecimento mais conhecido na região.

Só fique atento as taxas cobradas, faça um estudo aprofundado sobre suas finanças antes de investir nestas ferramentas ok?

2. Invista na divulgação do seu delivery

Outra alternativa excelente para incrementar os resultados do seu delivery e aumentar o faturamento do seu bar ou adega está nas redes sociais.

O Instagram e o Facebook por exemplo, contam com milhões de usuários aqui no Brasil e bilhões ao redor do mundo.

Você já parou para pensar quantas pessoas próximas ao seu negócio utilizam as redes sociais diariamente?

Sendo assim, você precisa aproveitar o potencial e a visibilidade das redes sociais para divulgar o seu negócio.

Marque presença nas redes sociais, faça campanhas e promoções, não economize na criatividade para atrair o público e interaja com comentários e publicações.

Quanto maior a visibilidade do seu bar ou adega nas redes sociais, maior será o seu número de pedidos recebidos.

3. Aposte em embalagens de boa qualidade

Um delivery de bebidas eficiente também oferece embalagens inteligentes e criatividas.

No caso, uma adega também pode vender bebidas geladas. Nesse caso, essas bebidas precisam chegar ao cliente em uma temperatura ideal para o consumo.

Entretanto, as embalagens também podem servir a outros propósitos além de permitir a entrega do produto com qualidade. O principal deles é o marketing e propaganda.

Toda adega que se preocupa em ser lembrada, fornece embalagens com o seu nome, ou com algum design exclusivo que faz com que as pessoas se lembrem dela.

4. Crie descrições eficientes para as bebidas

Mas e na hora de escolher as bebidas para serem entregues? Nesse momento é muito importante que a adega invista na criação de boas descrições que instiguem as pessoas.

Já existem muitos dados que confirmam que, dentro de aplicativos ou sites, quando as pessoas veem uma boa descrição, elas se sentem muito mais compelidas a comprar.

Já o oposto também ocorre, ou seja: ver um produto sem descrição causa aversão a sua aquisição. Isso porque a descrição passa mais confiança sobre o que se está comprando.

Entretanto, é importante ressaltar que essa descrição pode tanto ser técnica, falando a respeito dos ingredientes da bebida, como também ser uma descrição mais lúdica.

No caso da descrição lúdica, o objetivo é tentar convencer as pessoas a sentirem uma sensação que só aquela bebida pode oferecer.

5. Ofereça cupons de desconto e frete grátis

Se o seu bar ou adega já está marcando presença nos principais aplicativos de delivery da região e também nas redes sociais, você está no caminho certo…

Mas, ainda assim é possível definir algumas estratégias que podem ajudar a aumentar o faturamento e o número de pedidos recebidos.

Cupons de desconto e frete grátis, por exemplo, são ótimas estratégias para atrair o público e aumentar o faturamento do seu bar ou adega.

Vale destacar, que o frete grátis é uma excelente estratégia não somente para atrair, mas também para fidelizar clientes.

Entretanto, é muito importante considerar o gasto gerado pela gratuidade da entrega. Afinal de contas, o entregador precisa ser pago, então o custo precisa ser subsidiado.

Dependendo da estratégia da adega, este custo de entrega pode ser acoplado ao valor das bebidas…

Por sua vez, os cupons de desconto fazem a alegria dos consumidores que desejam garantir uma boa economia nos seus pedidos.

Oferecer cupons de desconto no primeiro pedido, por exemplo, pode ser uma excelente alternativa.

6. Garanta entregas rápidas

Clientes não costumam ficar satisfeitos quando as entregas demoram mais que o combinado.

Portanto, não é recomendável atrasar entregas relacionadas a pedidos recebidos, seja por App delivery, telefone ou WhatsApp.

Monte uma estrutura de entregas que garanta a maior agilidade possível para atendimento aos pedidos recebidos.

Uma forma eficiente de fazer isso, porém ao mesmo tempo custosa, é investindo em uma frota própria. Isso evita problemas relacionados a disponibilidade entregadores terceirizados.

Por outro lado, nem todas as adegas têm condição de terem os seus próprios entregadores, ficando à mercê de terceirizados que trabalham para aplicativos.

Nesse caso, o ideal é estar cadastrado no maior número possível de aplicativos, tanto de marketplace de restaurantes, como também de entregadores.

Outra forma de garantir entregas mais rápidas é disponibilizando para entrega, ao menos de início, apenas os itens que possuem maior saída. Isso pode simplificar a rota de entrega do entregador.

7. Cuide da satisfação dos clientes

Clientes satisfeitos certamente vão fazer novos pedidos e muito provavelmente indicarão o seu estabelecimento para familiares e amigos.

Sendo assim, saiba ouvir os clientes e suas sugestões, assim como também, receber reclamações e reverter insatisfações.

Fique de olho para que erros sejam minimizados e não voltem a ocorrer.

Mesmo que algo fora do comum aconteça, saiba que falhas pontuais podem ocorrer, no entanto, buscar melhorias e saber como contornar a situação é fundamental.

8. Mantenha um bom controle financeiro

De nada irá adiantar oferecer um bom serviço de delivery, se não houver um bom controle contábil e financeiro feito pelo restaurante para ajudar a aumentar faturamento.

Saber exatamente qual é o ticket médio dos pedidos é uma métrica muito importante para o restaurante conseguir se planejar melhor e investir de forma mais eficiente.

Também é importante saber sobre todas as taxas que estão te cobrando nos aplicativos de entrega, para que os preços dos pedidos possam ser otimizados.

Inclusive, oferecer promoções sem saber o impacto financeiro que elas terão é uma estratégia muito ruim. Toda promoção deve ter o seu impacto calculado.

Outras questões importantes que podem ser respondidas com um bom controle financeiro são:

  • Qual é o gasto total da operação de delivery de bebidas?
  • É possível reduzir o número de motoboys ou a frota precisa aumentar?
  • A demanda está sendo atendida?

Entre tantas outras.

9. Otimize o delivery de bebidas usando tecnologia

Não existe tática melhor para aumentar faturamento no delivery de bebidas, do que fazer investimento em tecnologia. Isso se aplica a todos os setores da empresa.

A tecnologia pode ser utilizada tanto para melhorar os processos burocráticos, como também para melhorar as entregas, tornando-as mais satisfatórias.

No caso dos processos burocráticos, o empresário do delivery de bebidas pode procurar por fornecedores mais habituados a internet, como contabilidades online.

Ao invés de fazer compras por telefone, perdendo tempo e foco, pode ser muito mais interessante usar um aplicativo ou fazer a compra por e-mail.

Já no caso das entregas, investir em embalagens mais tecnológicas, que permitam por exemplo que as bebidas não percam a temperatura, pode ser muito útil.

Investir em aplicativos de entrega, como já mencionamos em outras dicas, também é fundamental para tornar todo o processo mais eficiente.

E claro, uma solução como o sistema de gestão da RCKY, por sua vez, pode ser exatamente o que o seu delivery de bebidas precisa.

10. Tenha várias opções de fornecedores para o delivery de bebidas

Para ser capaz de oferecer boas condições aos seus clientes, preços mais baixos ou promoções mais recorrentes, é necessário negociar bem com fornecedores.

Quanto mais opções de fornecedores um delivery de bebidas tiver a sua disposição, menos riscos se corre de o estoque zerar algum dia.

Inclusive, é importante considerar que nem sempre os fornecedores mais próximos são os que oferecem as melhores condições, pois é necessário considerar a quantidade.

Em muitos casos, quando a compra é feita em uma maior quantidade, o desconto é maior. No entanto, os fornecedores que conseguem fazer uma grande entrega, podem estar longe.

Em todo caso, a negociação é fundamental. Considere também que, por outro lado, ser fiel a um fornecedor pode garantir melhores descontos no longo prazo.

A questão é que esse fornecedor, em algum momento pode passar por problemas, então é fundamental ter uma segunda, terceira ou quarta opção.

Outra tática interessante é comparar as condições que um determinado fornecedor ofereceu, para tentar negociar com o fornecedor que o delivery de bebidas mais confia.

Invista no delivery do seu bar ou adega: Conte com a RCKY

Com o crescimento expressivo do delivery no Brasil e suas diversas opções em aplicativos e serviços de entrega, fica difícil não apostar no delivery.

Ao investir no delivery, você vai conseguir aumentar o seu faturamento e assim alavancar o desenvolvimento do seu negócio.

E precisando de um sistema completo para gerenciar o seu delivery, é só falar com a gente e assistir uma demonstração sem compromisso!

Boas Venda$ !

abrir adega, adega de bairro, delivery, montar adega, vender mais delivery
Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
Compartilhe:
Post anterior
Como aumentar os pedidos no delivery? 10 dicas de marketing essenciais
Próximo post
Como um sistema de caixa pode fazer a sua loja vender mais e até duplicar os lucros
Receba novos conteúdos por e-mail semanalmente

    Leia também