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Como fidelizar clientes no varejo: conheça 7 estratégias essenciais

Fidelizar clientes é a chave para o sucesso de qualquer empreendimento. O grande problema é que, apesar de existirem muitas formas de trabalhar a fidelização dos clientes, muitas empresas ainda cometem muitos erros básicos.

Pensando nisso, neste artigo resolvemos falar sobre as 7 estratégias essenciais para que toda empresa consiga fazer os seus clientes se tornarem fiéis a ela. Vamos lá?

1. Invista em um programa de fidelização

Uma empresa de varejo pode fazer muitas coisas para tentar agradar o seu cliente para que ele retorne para comprar mais. Inclusive oferecer diferentes produtos a ótimos preços.

No entanto, se não houver um programa de fidelização bem estruturado, todo esse esforço e investimento pode acabar indo para o ralo.

Programas de fidelização são incentivos que a empresa cria para que o seu cliente volte a sempre querer comprar, pois ele ganha benefícios fazendo isso.

Existem várias formas de estruturar um programa de fidelização, como alguns exemplos famosos:

  • O cliente compra uma quantidade de vezes de um produto e ganha um desconto;
  • Cada compra que o cliente faz o torna elegível para um concurso;
  • Se o cliente usar o cartão exclusivo da loja ele recebe descontos mais vantajosos;
  • Atribuir pontuações a compras que podem ser convertidas em prêmios.

2. Crie um relacionamento mais próximo

Seja atencioso com o seu cliente, descubra mais sobre a sua vida e quais são as suas necessidades reais naquele momento. E isso pode ser feito de várias formas.

É possível conversar diretamente com o seu cliente enquanto ele estiver escolhendo produtos ou mesmo estruturando pesquisas, inclusive em redes sociais.

Na realidade, vale um adendo: as redes sociais são uma ótima forma de estreitar a relação entre cliente e empresa. Elas apresentam muitas ferramentas para isso.

Sem contar que as pessoas gostam de conversar com a empresa em seus perfis, seja no Facebook, Instagram, Twitter se estiver disponível, até pelo Whatsapp.

A verdade é que estruturar um atendimento de qualidade nas redes sociais pode ser primordial para ganhar a confiança do consumidor e fidelizar clientes.

Por outro lado, as redes sociais não diminuem a importância de um site próprio, no qual os consumidores podem verificar todos os produtos em primeira mão.

Também não se pode desconsiderar as ligações ativas por telefone. Apesar de parecer um pouco fora de moda, as ligações mostram que a empresa está próxima e se importa.

3. Aposte em uma comunicação unificada

Os clientes de varejo podem ser bastante variados, com necessidades diferentes buscando os melhores produtos para atender às suas demandas.

Isso não significa que a comunicação da empresa pode ser feita de qualquer forma. Pelo contrário: a mensagem da empresa deve ser única para fidelizar clientes.

Se na propaganda que a empresa faz, ela diz ou promete algo, essa expectativa deve ser atendida.

Isso quer dizer que os funcionários da empresa devem estar alinhados com esta diretriz e serem capazes de responder às dúvidas dos clientes sem contradições.

4. Melhore o atendimento

Um dos principais problemas de uma empresa que trabalha vendendo no varejo, geralmente, é a qualidade do atendimento que deixa a desejar.

Isso acontece porque muitos clientes são atendidos diariamente e por causa disso, a estrutura do atendimento pode acabar ficando prejudicada.

Sem contar que muitas empresas não possuem um treinamento específico para que os seus funcionários consigam prestar um atendimento de qualidade.

Ressaltando que a pior coisa que pode acontecer com um consumidor é ele ser mal atendido, pois isso pode gerar graves consequências negativas.

Em contrapartida, as empresas também se esquecem de investir em:

  • Postos de autoatendimento;
  • Atendimento online.

Que são duas soluções que podem não só diminuir custos, mas também melhorar a experiência do consumidor, principalmente aquele que gosta de praticidade e rapidez, ajudando a fidelizar clientes.

5. Estruture o marketing da sua empresa

Um marketing feito corretamente não só é capaz de atrair novos clientes, mas também é capaz fidelizar clientes que já fizeram negócio com a empresa.

Segue algumas estratégias interessantes de marketing que toda empresa de varejo deveria considerar:

  • Marketing de conteúdo: com um conteúdo de qualidade é possível atrair clientes e fidelizá-los ainda no ambiente da internet;
  • Marketing de redes sociais: se bem usadas, as redes sociais podem aumentar o carisma e a interação que as pessoas tem com uma empresa;
  • Geomarketing: são ações de marketing baseadas na localização dos clientes ou de possíveis clientes, o que inclui as proximidades da loja de varejo;
  • E-mail marketing: é uma ótima forma de nutrir o cliente com promoções, novidades e outras informações exclusivas.

6. Faça uso de tecnologia

Depender exclusivamente de ações feitas por humanos ao tentar cativar e fidelizar clientes, pode ser uma estratégia limitada. Ainda mais hoje em dia.

A verdade é que não faltam soluções tecnológicas que podem ajudar uma empresa de varejo a fidelizar mais e com uma melhor taxa de sucesso.

Algumas destas soluções nós já mencionamos, como as redes sociais e as ferramentas disponíveis na internet, contudo, há mais.

Ter uma loja que aposta na tecnologia para automatizar e simplificar os seus processos faz toda a diferença. Nesse sentido, podemos falar de softwares de gestão.

Uma boa solução de software gestão para uma empresa que trabalha com varejo pode trazer além de economia de dinheiro, economia de tempo, que será melhor empregado.

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7. Invista no pós-venda

E por último, mas não menos importante, o pós-venda. Não investir em pós-venda é um dos maiores erros que as empresas cometem e, por isso, muitos clientes não voltam.

O fato é que o atendimento ao cliente não acaba quando ele compra o produto, esse é apenas o primeiro passo. É necessário se certificar de que ele está satisfeito.

E para fazer isso é imprescindível investir em uma estratégia de pós-venda muito bem estruturada, que envolva e-mails, mensagens em redes sociais e ligações.

Pode até parecer um pouco incômodo para algumas pessoas, mas mesmo assim elas preferem ser incomodadas com uma empresa que se importe, do que serem esquecidas.

Colocando todas essas estratégias em prática, o empresário irá perceber que fica muito mais fácil fidelizar clientes.

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