Certamente você já ouviu por aí que fidelizar clientes sai bem mais barato do que conquistar novos, certo? A máxima é mais do que verdadeira e, em tempos de concorrência acirrada, em que os consumidores estão cada vez mais cautelosos, fatura mais quem sabe melhor como fidelizar clientes no varejo.
Se você deseja alcançar a sustentabilidade do seu negócio e manter a reputação sólida no setor de varejo, dê muita importância para a fidelização de clientes. É ela que poderá garantir a sobrevivência e o crescimento da sua empresa com o aumento das vendas.
Para ajudá-lo a conquistar a tão almejada retenção dos consumidores frequentes, separamos algumas dicas do que você precisa fazer para saber como fidelizar clientes no varejo. Ficou curioso? Confira agora mesmo!
Crie programas de fidelidade
Os programas de fidelidade fazem parte de uma das estratégias de marketing para fazer com que a mesma pessoa dê preferência à sua marca sempre que precisar dos produtos que o seu varejo oferece. Normalmente, eles funcionam por meio do acúmulo de pontos à medida que consomem, que dão direito a recompensas.
Essas recompensas vão desde ganhar o direito a obter algum tipo de serviço, como estacionamento grátis, ou até outras mais significativas, como diárias em hotéis e passagens aéreas. Dessa maneira, fica claro que o consumidor só tem a ganhar com os programas de fidelidade, uma vez que ele recebe mais pelo mesmo investimento.
Por sua vez, para o empreendedor, a tática é uma forma de criar um grupo de clientes fiéis à marca, que compreendem o benefício e promovem o aumento das vendas.
Ofereça tratamento personalizado
Quando você oferece um tratamento personalizado, significa que a sua empresa está tratando aquela pessoa como única e especial. Essa é a mensagem que você passa ao seu consumidor. Quebrar as expectativas do cliente positivamente é uma forma quase certa de fazer com que ele volte mais vezes.
Assim, personalizar o atendimento é mais fácil do que parece. Para tanto, conheça bem o seu cliente, chame-o pelo nome e se antecipe aos seus gostos e preferências de consumo. Você vai ver como atitudes simples têm o poder de encantar e fidelizar as pessoas.
Construa um relacionamento com os clientes
Aqui não queremos sugerir que você se torne o melhor amigo do seu cliente, mas recomendar que construa um relacionamento com ele por meio da atenção. Procure saber o máximo de informações possíveis daquela pessoa, tais como sua ocupação, seus hobbies, se tem filhos ou não, se gosta de viajar, entre outras. Isso tudo sem ser invasivo, é claro.
Fato é que a maioria gosta de atenção e de ser ouvida, e um bom relacionamento se constrói assim. As pessoas se sentem acolhidas em sua loja e ficam mais à vontade para voltar quantas vezes quiserem.
Divida a tradição
Um ponto forte do seu varejo é a sua história e poucos empreendedores se atentam a isso. Ele representa a sua região: se for um negócio antigo, de família, ele viu a região nascer; caso seja novo, certamente está em busca de inovar e facilitar a vida das pessoas que ali vivem.
Portanto, dividir a tradição é dar aos consumidores locais a sensação de pertencimento, e isso é muito positivo para entender como fidelizar clientes no varejo. Eles vão dar preferência à você não necessariamente por algo tangível, como preços mais baixos ou maior variedade de produtos, mas pela identificação com o que a sua loja representa para a região.
Capacite a sua equipe para fidelizar clientes no varejo
Pouco adianta você fazer tudo isso que já explicamos se você não capacitar adequadamente a sua equipe. Para realizar uma boa venda é de extrema relevância que o seu time conheça o assunto com a maior profundidade que puder, que também saiba esclarecer as dúvidas, assim, melhorar a comunicação com o consumidor.
Portanto, promova treinamentos que motivem e capacitem os funcionários a praticarem os melhores hábitos de atendimento constantemente. Manter os seus funcionários motivados é fundamental para deixar a clientela satisfeita com o seu estabelecimento. Um ambiente de trabalho motivador faz o fluxo operacional fluir bem melhor e isso acaba por refletir nos resultados finais do negócio.
Automatize o sistema de vendas
O sistema de automação de vendas viabiliza utilizar um sistema de tecnologia que realiza, de maneira automática, algumas funções nos processos que o setor de vendas executa. Para citar as mais comuns, podemos falar do controle de pedidos e produtos disponíveis em estoque, elaboração de relatórios e gestão de clientes.
Dessa forma, a ferramenta contribui para tornar a loja mais otimizada e, assim, trazer benefícios como a redução de erros manuais, rapidez no atendimento e na tomada de decisões estratégicas para o negócio. Por consequência, há um aumento da lucratividade e fidelização de clientes.
Faça um bom pós-venda
Praticar o pós-venda é uma boa maneira de manter o relacionamento com o cliente após a compra do produto em sua loja. Ao agir assim, você consegue investigar e obter dados de como foi a experiência de compra que ele teve no seu negócio, podendo corrigir os possíveis “erros” em uma próxima compra desse consumidor.
Dessa maneira, você atua de forma a beneficiar a fidelização de clientes, uma vez que o consumidor percebe a sua atitude como uma preocupação com a vivência que ele teve em sua loja. De novo não é sobre simplesmente vender, mas sobre atenção.
O impacto da fidelização de clientes no desempenho da empresa é enorme, já que a mesma pessoa consumindo com frequência no mesmo estabelecimento aumenta o ticket médio e os resultados do negócio.
Por fim, um cliente fiel à sua marca não vai apenas lembrar de você quando consumir seus produtos. Ele vai praticar o marketing mais poderoso que existe nos dias de hoje, que é o marketing boca a boca. Quer maneira melhor de conquistar novos clientes?
Se você gostou do nosso conteúdo, quer saber mais como fidelizar clientes no varejo e colocar essas dicas em prática agora mesmo, entre em contato conosco! Podemos e queremos ajudar você!