Franquias, Vendas

Conheça as principais vantagens e desvantagens do mercado de franquias

Você já pensou em investir no mercado de franquias? Muitos empreendedores e também donos de empresas já pensaram na possibilidade de serem franqueados e franqueadores.

Entretanto, levar esta decisão adiante é algo que precisa ser feito após muita ponderação a respeito de todas as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento.

Muitos empresários, todavia, desconhecem os prós e contras relacionados às franquias. Por isso, hoje a RCKY resolveu escrever este texto para pontuar as principais questões.

O que é o mercado de franquias?

Começar uma franquia requer muito planejamento e organização, assim como uma empresa muito bem formatada com um modelo de negócios pronto para ser replicado.

Levando isso em conta, existem dois agentes principais dentro do mercado de franquias, são eles:

  • O franqueador: Aquela que é o dono da franquia, que idealizou a sua ideia e licenciou a marca para que ela pudesse ser refeita em outro lugar;
  • O franqueado: O empresário que decidiu abrir uma empresa, mas procurou um formato já pronto, que deve respeitar as diretrizes estabelecidas pelo franqueador

Não existe franquia sem que haja uma harmonia entre o franqueador e os seus franqueados. Por isso, não é qualquer um que pode entrar no mercado de franquias.

O que é preciso para ser um franqueador?

O franqueador é o empreendedor que viu na sua empresa uma oportunidade de escalar de forma muito mais rápida e eficaz com a ajuda de outras pessoas.

No entanto, a única forma de esse negócio dar certo é, primeiramente, por meio do início de um “processo de franchising”, que consiste na formatação e adequação da empresa.

Para entrar no mercado de franquias, o modelo de negócio precisa ser comprovadamente lucrativo. É preciso haver uma efetividade administrativa e um apelo criado à marca.

Dependendo do tipo de negócio, isso pode levar algum tempo. Apenas depois que essa etapa de padronização foi criada, que é possível de fato pensar em divulgar o formato.

Vantagens de ser um franqueador

Veja algumas das principais vantagens de investir para que a sua empresa seja capaz de entrar no mercado de franquias:

  1. Permite o crescimento acelerado: Com um modelo de franquia se torna muito mais fácil espalhar unidades da sua empresa por várias regiões do país;
  2. Reduz os custos estruturais: Por ter o envolvimento de franqueados, cria-se uma grande redução nos custos estruturais graças ao investimento dos empreendedores;
  3. Aumenta o reconhecimento da marca: Com a rápida expansão das unidades da franquia, também a marca passa a ser mais reconhecida pelas pessoas;
  4. Lucros passivos: O franqueador terá rendimentos advindos das taxas cobradas pelos franqueados que é acordada previamente em contrato.

Desvantagens de ser um franqueador

Veja algumas desvantagens que todo empresário deve considerar antes de resolver entrar no mercado de franquias com sua empresa:

  1. Custos para formatar rede: Formatar uma empresa para que ela se torne uma franquia é algo que pode custar caro, mas é um investimento necessário;
  2. Abrir mão de informações sigilosas: Para que as outras unidades da franquia deem certo, é necessário que algumas informações sejam partilhadas;
  3. Descentralização do controle: Uma rede de franquias possui uma estrutura básica que deve ser seguida, mas é impossível fiscalizar todos os franqueados sempre.

O que é preciso para ser um franqueado?

O franqueado é aquela pessoa que irá entrar no mercado de franquias como investidor em um modelo de negócio já formatado e se provou bem-sucedido pelo idealizador da franquia.

Para ser um franqueado, então, é muito importante estar disposto a se arriscar com a administração de uma empresa. Ter um perfil empreendedor é muito importante.

Dependendo do modelo de franquia escolhido e de onde ela será instalada, pode ser preciso trabalhar longas horas, inclusive em feriados e finais de semana.

Vale ressaltar que o franqueado não deve confiar 100% em um gerente. Estar à frente da organização de uma unidade de franquia é fundamental para o seu sucesso.

Vantagens de ser um franqueado

Existem várias razões para se apostar no mercado de franquias, veja algumas delas logo abaixo:

  1. Modelo de negócios já estruturado: Não é preciso começar um negócio do zero, portanto, menos erros serão cometidos e a lucratividade será mais rápida;
  2. Suporte profissional: Qualquer problema que o franqueado tiver ele pode consultar uma central que lhe dará todo suporte, diferente de um empresário solo;
  3. Credibilidade de uma marca: Muitas franquias geralmente são marcas consolidadas e que inspiram confiança nas pessoas;
  4. Vantagem de mercado: Uma rede de franquia tem vantagem sobre os concorrentes individuais por já saber tudo que funciona e o que não funciona tão bem.

Desvantagens de ser um franqueado

Antes de se decidir por investir em uma franquia, é muito importante considerar as desvantagens desse de ser um franqueado no mercado de franquias, veja:

  1. Pagamento de taxas diversas: O franqueado irá precisar pagar taxas de licenciamento da marca e também um rateio para propaganda;
  2. Criatividade limitada: Não é possível inovar na administração do negócio ou criar promoções e rotinas que vão contra ao que foi estabelecido;
  3. Dependência com franqueador: Muitos problemas que poderiam ser resolvidos facilmente, podem precisar antes serem consultados com o franqueador.

Quanto custa entrar no mercado de franquias?

Tanto para os franqueados quanto para os franqueadores existe um custo que precisa ser considerado antes de se decidir investir nesse tipo de empreitada.

Para os franqueadores, trata-se de todo o custo relacionado à formatação do negócio. Não existe um valor fixo ou definido, pois isso irá depender do modelo da empresa.

Existem empresas que são mais fáceis de serem formatadas em uma franquia do que outras, como é o caso daquelas relacionadas ao ramo alimentício.

Já os franqueados precisam entender que existem inúmeros tipos de franquias. Tanto para venda de produtos, quanto para prestação de serviços.

Existem também micro franquias, que são um modelo mais econômico, se comparado a marcas maiores. Em média, esse modelo pode custar até mesmo 5 mil reais.

Já as grandes marcas mais consolidadas no mercado podem ter valores que começam em 100 mil reais e irem até bem além disso. Por isso, é importante pesquisar muito bem.

Por fim, se você estiver pensando em entrar no mercado de franquias, seja como franqueado ou franqueador, venha conhecer o Sistema de gestão de franquias da RCKY.

abrir franquias, comprar franquia, franquias baratas, mercado de franquias, montar franquia, vantagens franquia, vendas franquia
Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
Compartilhe:
Post anterior
Como ter qualidade e variedade: Itens mais vendidos em minimercados de bairro
Próximo post
5 pontos importantes para avaliar em um sistema de gestão para a sua franquia
Receba novos conteúdos por e-mail semanalmente

    Leia também