A gestão de compras é super importante para sua loja dar certo. Sendo assim, se você acha que gerenciar essa área dos negócios está difícil demais, saiba que você não está sozinho!
Neste conteúdo, vamos destacar a importância da gestão de compras nas empresas e apresentar 7 passos para acabar de uma vez por todas com qualquer tipo de complicação.
Para saber mais e conferir o que o time da RCKY preparou para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Importância da gestão de compras nas empresas
Apesar de ser deixada em segundo plano por muitos empresários, a gestão de compras é um elemento fundamental para o sucesso e lucratividade de uma empresa.
Quando conduzida de forma eficiente, pode gerar economias muito significativas, otimizar processos e contribuir para a melhoria contínua do negócio.
Confira alguns benefícios que a gestão de compras pode oferecer para a sua empresa:
- Negociações: Uma boa gestão permite negociar preços, prazos e condições de pagamento favoráveis.
- Comparação de fornecedores: Ao analisar e comparar diferentes fornecedores, as empresas podem economizar ao comprar pelo melhor preço do mercado.
- Padronização: A gestão de compras ajuda a definir e manter padrões de qualidade para os produtos e serviços adquiridos.
- Seleção de fornecedores: Ao escolher fornecedores confiáveis e de alta qualidade, as empresas podem evitar problemas relacionados a produtos defeituosos ou serviços insatisfatórios.
- Níveis adequados de estoque: Através de uma gestão eficaz de compras, as empresas podem manter níveis ideais de estoque, evitando excessos ou escassez.
- Redução de desperdícios: Ao comprar apenas o necessário e na hora certa, as empresas podem reduzir os custos associados ao armazenamento excessivo ou perda de validade.
A gestão de compras não é apenas um processo operacional. É uma função estratégica que, quando bem executada, pode gerar economia, melhorar a eficiência operacional e contribuir para os resultados da empresa.
Em um ambiente de negócios competitivo, empresas que dominam gestão de compras, são aquelas que se destacam em seus respectivos mercados.
7 passos simples para melhorar a gestão de compras da sua loja
Agora que você já sabe qual é a importância da gestão de compras nas empresas, é hora de conferir nossas 7 dicas para descomplicar o processo de compras do seu negócio.
Como um processo de compras bem definido e estruturado, você evita prejuízos, fecha bons negócios e maximiza os resultados do seu negócio. Vale a pena conferir!
1. Conheça seu estoque
Antes de mais nada, saiba exatamente tudo o que você tem em estoque.
Mantenha um registro atualizado de todos os produtos para evitar compras desnecessárias e identificar o que realmente precisa ser reabastecido.
Na maior parte dos casos, as empresas não conseguem ter um processo de compras assertivo, pois não contam com um bom controle de estoque, e com isso, acabam comprando nas quantidades erradas.
Para solucionar esse tipo de problema, você precisa contar com um software de gestão para lojas que lhe ajude a contabilizar as mercadorias e manter um registro preciso do seu estoque.
2. Defina prioridades de compra
Nem todos os produtos têm a mesma demanda. Classifique seus produtos com base na demanda dos clientes, na sazonalidade ou na margem de lucro, e compre de acordo com essa hierarquia.
Contar com um software de gestão empresarial que seja capaz de lhe fornecer um relatório do tipo curva ABC de produtos, pode ser algo muito útil e colaborar para suas tomadas de decisão na hora de ir às compras.
3. Negocie com fornecedores
Não se contente com o primeiro preço oferecido. Pesquise, compare e negocie melhores condições, descontos e prazos com seus fornecedores. Um bom relacionamento pode resultar em melhores ofertas.
No entanto, é muito importante não olhar apenas para o preço, mas para o custo-benefício, já que ao oferecer produtos de baixa qualidade, você pode ter problemas e afastar clientes.
4. Estabeleça um orçamento
Determine um orçamento de compras e mantenha-se fiel a ele. Isso ajudará a evitar gastos excessivos e manterá suas finanças sob controle.
Na hora de ir às compras, é preciso ter um planejamento financeiro bem estruturado, e saber exatamente quanto se pode gastar sem comprometer o fluxo de caixa da empresa.
5. Monitore o desempenho dos fornecedores
Um dos princípios para ter uma boa gestão de compras é contar com fornecedores de confiança, que entregue produtos de qualidade, dentro do prazo acordado.
Partindo desse princípio, acompanhe o histórico de cada fornecedor…
Se um fornecedor costuma atrasar a entrega ou fornecer produtos de baixa qualidade, pode ser hora de procurar alternativas no mercado.
6. Diversifique os fornecedores
Não dependa exclusivamente de um único fornecedor, por mais confiável que ele seja.
Diversificar seus fornecedores garante que você tenha alternativas em caso de falhas inesperadas, greves, problemas de produção ou outros imprevistos.
Além disso, ter mais de um fornecedor pode proporcionar uma maior variedade de produtos e também uma margem maior para negociação, permitindo que você obtenha os melhores preços e termos.
Essa estratégia vai melhorar a sua gestão de compras, e lhe garantir maior flexibilidade e segurança.
7. Utilize um sistema de gestão
Um bom sistema de gestão é essencial para otimizar o processo de compras.
Ele permite que você monitore o estoque em tempo real, faça previsões de demanda, gerencie relacionamentos com fornecedores e automatize pedidos.
A integração de tecnologia no processo de gestão de compras economiza tempo, reduz erros e ajuda na tomada de decisões mais assertivas.
Se você precisa de um sistema para gestão de lojas que facilite o seu processo de compras e contribua para melhorar os resultados do seu negócio, saiba que a RCKY pode ajudar você!
Melhore a gestão de compras da sua loja com a RCKY
Se você procura um sistema de gestão completo, intuitivo e capaz de lhe ajudar a melhorar a gestão de compras da sua loja, você precisa conhecer as soluções da RCKY.
Nossas soluções oferecem tudo o que a sua loja precisa em termos de gestão, incluindo:
- Controle de estoque;
- Gestão de compras;
- Controle financeiro;
- PDV e emissão de notas fiscais;
- Relatórios e indicadores;
- Gestão de delivery;
- Dentre outros recursos.