O setor alimentício nunca para de crescer e, por isso, cada vez mais negócios surgem nesse mercado. Dessa forma, se você tem ou pensa em ter uma lanchonete pequena, é importante saber como se destacar!
Afinal de contas, junto com as boas oportunidades, a procura e as chances de sucesso, a concorrência também só aumenta.
Então, para se preparar e entender exatamente o que seu público-alvo busca, que tal contar com uma ajudinha?
Neste post, vamos te dar dicas que devem ser consideradas na hora de abrir uma lanchonete, especificamente, de porte menor.
Confira!
Quais são os principais modelos de lanchonete pequena?
Antes de mais nada, elencamos os principais modelos de lanchonete pequena que estão fazendo sucesso no mercado atual.
Veja:
Food Truck
Chamado também de “carro de comida” (em tradução livre), o food truck é uma excelente ideia para empreendedores que desejam ter um estabelecimento móvel.
Neste caso, a localização não precisa ser fixa, já que a lanchonete pode estar cada dia em um lugar e ir até os clientes de diferentes áreas.
Em geral, são usadas kombis ou vans adaptadas para dar origem ao negócio, o que pode exigir um investimento um pouco elevado a princípio. Porém, o modelo é bastante rentável e funciona muito bem!
Quiosque
Quem vive em regiões com parques, área verde predominante, praias ou praças, por exemplo, e pensa em empreender, apostar em um quiosque pode ser um ótimo investimento!
Seu custo costuma ser baixo, representando uma das maiores vantagens do modelo. Entretanto, o espaço oferecido ao público é bastante limitado, o que pode ser uma desvantagem em alguns contextos.
Lanchonete na Garagem
Outro modelo clássico e que nunca sai de moda quando o assunto é lanchonete pequena tem as garagens como base.
Se a intenção é investir pouco, por que não aproveitar o espaço disponível, por exemplo, em casa?
Além de economizar com o aluguel, a praticidade de trabalhar praticamente no mesmo lugar que você mora pode trazer inúmeros benefícios para o seu dia a dia.
Como saber em quais equipamentos você deve investir?
Bom, mas o que será que não pode faltar em uma lanchonete pequena quando se trata de equipamentos?
Para te ajudar, também listamos aquilo que, dificilmente, dá para abrir mão.
Acompanhe:
Forno
Sem dúvida, o forno é um dos equipamentos mais importantes em qualquer negócio do segmento da alimentação. Assim, procure optar por um modelo que atenda à sua demanda e tenha um tamanho adequado para o local.
Também fique de olho nas funções do forno, como assar e grelhar, que podem favorecer a rotina de trabalho e otimizar os processos.
Freezer
Outro item indispensável na cozinha, seja de uma lanchonete grande ou pequena é o freezer. Isso porque, o equipamento é responsável por garantir a conservação adequada de todos os ingredientes usados nos pratos servidos.
De tal modo, analise qual modelo se adequa às necessidades do seu ambiente, seja ele vertical ou horizontal, o que importa, de fato, é preservar a circulação no espaço e assegurar que a quantidade ideal de produtos será armazenada.
Fritadeira
Uma lanchonete tem em seu cardápio, normalmente, algumas opções de alimentos fritos. Logo, não contar com uma fritadeira dificulta bastante a execução das atividades.
Além disso, a fim de obter uma fritura mais seca, com menos óleo e mais saudável, usar o equipamento é fundamental, pois ele costuma ter meios de drenar o líquido.
Chapa
Também não dá para esquecer de um dos equipamentos mais comuns em uma lanchonete: a chapa.
Até porque, o preparo de sanduíches e de outros pratos grelhados só é possível a partir dessa ferramenta, que deve ser fácil de higienizar e de ser manuseada.
Coifas
Por fim, o aroma dos pratos servido na sua lanchonete é responsável por atrair uma grande parte dos clientes!
Sendo assim, contar com coifas e exaustores para deixar o ambiente controlado e saudável, mantendo apenas o cheiro do alimento e eliminando o excesso de fumaça é imprescindível.
O que não pode faltar na decoração da sua lanchonete?
Com relação à decoração, podemos dizer que seu estabelecimento deve ter a “cara” que mais faça sentido para você. Isto é, seu estilo e suas preferências devem ser priorizados na hora de compor a estética do ambiente.
Porém, seguir algumas recomendações e levar em consideração alguns critérios ajuda a obter um resultado satisfatório.
Para começar, portanto, defina um estilo, que pode ser vintage, rústico, moderno, tropical ou minimalista, por exemplo. A partir daí, escolha uma paleta de cores e não a perca de vista ao comprar os itens da lanchonete e ao pintar o espaço.
Dessa forma, fica mais fácil estabelecer e manter um padrão, evitando excessos e misturas exageradas de informações, detalhes e cores.
Também não se esqueça de investir em uma boa iluminação, apostando em luminárias que podem servir como elementos decorativos e contribuir com a composição do layout.
Vale a pena ainda, personalizar o local, usando quadros, plantas, louças e outros objetos que façam sentido para você!
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Confira 5 dicas para não errar ao abrir uma lanchonete
Depois das dicas sobre decoração, é importante pensar em outros aspectos de uma lanchonete pequena.
Por isso, a seguir, você confere 5 ações que devem ser priorizadas no seu planejamento:
1. Tenha um cardápio diversificado
Um dos pontos mais relevantes de qualquer negócio voltado à alimentação é o cardápio. De tal modo, contar com pratos variados e capazes de atrair diferentes tipos de clientes é muito válido!
A ideia é apostar na versatilidade e ter o potencial de atender públicos diversos e ter uma ampla gama de produtos, como salgados, sucos, vitaminas, sobremesas, lanches e etc.
Além disso, é preciso estar atento ao comportamento do consumidor, que a cada dia passa por alterações.
Nesse sentido, é indispensável ter opções vegetarianas e veganas, por exemplo, que são cada vez mais procuradas!
2. Elabore um plano de Marketing
Outro ponto que merece atenção diz respeito à divulgação da sua marca!
Os tempos modernos exigem que um bom planejamento de Marketing seja feito, usando as redes sociais e outras ferramentas tecnológicas a favor da propagação do empreendimento.
Então, invista em estratégias voltadas ao universo digital, pois isso tem o potencial de atingir mais pessoas e tornar seu negócio mais conhecido.
Dessa maneira, é essencial, no mínimo, que sua lanchonete esteja presente, ativamente, nas principais redes sociais (como já mencionamos) e tenha um site próprio.
3. Garanta um atendimento de qualidade
Independentemente de qual seja o porte da sua empresa, garantir um atendimento de qualidade é algo decisivo para o seu sucesso.
Logo, investir no treinamento da sua equipe, seja ela formada por 1, 2 ou 10 pessoas, é de suma importância!
Afinal, a maneira como seu cliente será tratado irá fazer com que ele volte (ou não) ao estabelecimento. Além, é claro, de fazer uma propaganda boca a boca positiva ou negativa, de acordo com a experiência que teve.
4. Fidelize seus clientes
Através de um atendimento de qualidade, fidelizar clientes se torna uma tarefa muito mais simples, quase que natural.
Com isso, os custos do negócio são reduzidos, tendo em vista que, de acordo com muitos estudos, é muito mais barato manter os consumidores atuais ativos do que conquistar novos.
Não à toa, uma ótima ideia é investir em estratégias pós-venda e adotar um programa de fidelidade.
5. Invista em um Sistema de Gestão
Para terminar, uma lanchonete pequena, tanto quanto uma lanchonete grande ou um super restaurante, deve contar com um bom sistema de gestão!
Isso porque, o uso dessa ferramenta ajuda na organização de todos os processos do negócio, desde o atendimento ao cliente até a tomada de decisões e o planejamento financeiro, por exemplo.
Além disso, ao integrar informações e automatizar tarefas, as chances de falhas são reduzidas e todas as operações otimizadas, impactando diretamente na satisfação do consumidor.
Portanto, conte com o sistema de gestão da RCKY e garanta o sucesso da sua marca!