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Loja Cheia: descubra o que está faltando para encher a sua loja de clientes em 2021

Bom atendimento, produtos de qualidade e preços atrativos são algumas das características de lojas que estão sempre cheias. Como sua loja pode melhorar para estar sempre cheia também?

Você entende o que acontece em sua loja e sabe como resolver possíveis problemas? Neste artigo, você vai conhecer 9 dicas para deixar sua loja cheia de clientes em 2021.

Melhore o mostruário de produtos

Às vezes, os clientes entram em várias lojas à procura de produtos de marcas, quantidades e tipos específicos. Como seria frustrante se sua loja vendesse o produto desejado, mas o cliente não conseguisse encontrá-lo!

Para evitar esse tipo de situação, mantenha os produtos agrupados corretamente. Identifique seu nome e preço de maneira legível, e o deixe fácil de encontrar, não deixe certos itens escondidos por serem de marcas desconhecidas ou “inferiores”, pois você nunca sabe se eles podem ser justamente o que o cliente está buscando.

Precifique de modo inteligente

Uma loja pode vender bons produtos, ser bem localizada, organizada e contar com atendimento de qualidade. Mas, por trabalhar com preços altos, ela pode segmentar e restringir bastante seu público-alvo.

Em locais onde os preços geralmente são altos, como pontos turísticos ou áreas altamente desenvolvidas, isso já é esperado, além de ser pensado de acordo com o fluxo de clientes e o comportamento dos mesmos.

Mas se você deseja que as pessoas da região deixem sua loja cheia, é preciso escolher preços razoáveis e ter uma margem de lucro balanceada. Do contrário, o tiro sairá pela culatra, pois a loja ficará vazia e provavelmente não será possível realizar vendas suficientes para lucrar.

Preze por atendimento de qualidade

A demora, lentidão e ineficiência do atendimento são fatores que decepcionam os consumidores e os desestimulam a retornar, além de deixar uma má impressão que eles provavelmente compartilharão com outras pessoas.

Para evitar essas situações, é importante não deixar o cliente pensar que sua presença está sendo ignorada e suas necessidades não são relevantes para os funcionários. Mesmo que você ou seus colaboradores estejam realmente ocupados, ouça o que o cliente tem a dizer e dê uma resposta simpática, pedindo gentilmente que ele aguarde um pouco para receber a atenção que merece.

Muitas pessoas não gostam de esperar e outras realmente não podem devido a seus compromissos. Portanto, saiba como atender cada cliente de maneira satisfatória.

Saiba administrar situações desfavoráveis

Os consumidores podem desistir de comprar em uma loja cheia se ela for muito abafada, barulhenta ou mau cheirosa. Certamente, a maioria das lojas não chega a esse ponto, mas existem diversos fatores incômodos que impedem as lojas de ficar cheias e as transformam em ambientes desagradáveis.

Portanto, todos os colaboradores precisam estar diariamente atentos às condições da loja, fazendo o possível para manter o ambiente limpo e agradável, além de evitar e saber resolver problemas que podem atrapalhar ou até mesmo impedir o funcionamento normal do negócio.

Imprevistos acontecem e podem ser resolvidos rapidamente, ou não. Podem haver situações complicadas nas quais os clientes e a loja saiam prejudicados, como quedas de energia por exemplo. É preciso se certificar e informar aos clientes que isso pode acontecer, mas não com frequência.

Divulgue de modo adequado

Com tantas opções acessíveis para divulgar e promover os produtos hoje, esperar que os clientes entrem na loja para só aí conhecer as promoções e condições especiais não faz muito sentido.

Use as redes sociais para se comunicar com seu público, participe de eventos na região para deixar sua loja cheia e torná-la conhecida. Faça também com que ela seja incluída em materiais de divulgação voltados para as pessoas do bairro ou cidade em que está localizada.

Além disso, deixe o exterior da loja atrativo e convidativo. Faça uma bela vitrine que mostre os preços e os produtos de maneira clara, ou então faça placas com essas informações, se esforçando para chamar a atenção dos clientes, de modo que eles não ignorem o “convite” para entrar na loja.

Estimule o retorno

Por fim, depois de convidar os clientes a entrar, mostrar seus produtos, prestar um bom atendimento e fechar vendas, não se esqueça de lembrá-los das promoções da semana seguinte, procure sempre dar a eles cupons de desconto e sugerir outros produtos para as próximas compras.

Mostre para eles que, da próxima vez que passarem por ali, vale a pena entrar na loja. Mostre também que pode ser vantajoso voltar de tempos em tempos para conhecer as novidades e aproveitar os benefícios.

Adaptar a decoração às datas comemorativas, fazer mudanças constantes nos preços e na seleção de produtos ofertados passa a impressão de que a loja não fica parada no tempo, mas se preocupa em regularmente oferecer produtos diferentes aos clientes.

Os consumidores não querem perder tempo e os empreendedores não querem perder dinheiro. Portanto, os aspectos que compõem uma loja precisam ser pensados levando em conta esses dois fatores.

Invista no visual da sua loja

Investir em uma loja bonita e em um ambiente acolhedor e agradável é um dos passos mais importantes para manter sua loja cheia.

Atualize a vitrine da loja regularmente para refletir o que está acontecendo sazonalmente e conseguir conectar melhor a sua loja com as necessidades dos clientes.

Aproveite datas especiais para planejar suas vitrines e iniciativas de merchandising.

Uma vitrine temática e atualizada de acordo com a época do ano também pode ajudar a impulsionar as vendas.

À medida que feriados e datas comemorativas se aproximam, invista em placas grandes para lembrar os clientes de fazer compras para a ocasião.

Elimine a espera

Longas filas de espera deixam os clientes insatisfeitos e podem acabar com suas vendas. Vivemos em um mundo onde o tempo é um recurso cada vez mais raro, por isso, para aumentar as vendas, as lojas físicas devem banir a espera na fila de uma vez por todas.

Como fazer isso? Comece investindo e estruturando a sua loja para os períodos de maior movimento.

Observe relatórios e indicadores para descobrir os horários de maior movimento e, em seguida, certifique-se de ter funcionários suficientes para lidar com a loja cheia.

Conte com a RCKY para reduzir filas na sua loja e elevar a qualidade e a agilidade do atendimento.

Você sabia que o design do sistema de frente de caixa RCKY foi desenvolvido pensando na rotina do varejo, e em como agregar agilidade à operação?

Com teclados de acesso rápido personalizáveis por grupos de produtos, o sistema também pode ser usado com monitores touch screen. Fechar vendas com velocidade é essencial para redução de filas no caixa, principalmente em horários de maior movimento.

Use as devoluções e trocas de produtos a seu favor

Devoluções e trocas de produtos podem não agradar o varejista, mas se você lidar com elas da maneira certa, poderá transformar as devoluções de produtos em vendas ou oportunidades.

Trate cada devolução ou troca como uma venda. Quando um cliente é bem recebido, mesmo quando está devolvendo um produto, ele se sente valorizado e isso cria um sentimento de fidelidade.

Claro, há clientes que podem tentar tirar alguma vantagem do bom atendimento, mas na prática, você conseguirá construir uma base fidelizada de clientes que continuarão a comprar em sua loja.

As devoluções e trocas de produtos levam as pessoas a sua loja. Claro, pode não ser a intenção deles fazer uma compra, mas se você conseguir impressioná-los, eles podem decidir comprar algo ou voltar mais tarde.

Sendo assim, é importante garantir que cada pessoa que está passando pelo processo de devolução e troca tenha uma experiência incrível.

Não trate trocas e devoluções como uma tarefa árdua, mas como uma oportunidade para conquistar os clientes e vender mais.

Acabamos de mostrar várias ideias para aumentar suas vendas no varejo. Nossa esperança é que você possa pegar algumas dessas dicas e fazê-las funcionar em seu negócio.

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