Automação e Tecnologia, Controle Financeiro, Vendas

Maquininha de cartão: 5 dúvidas mais comuns na hora de contratar

Você já pensou em usar uma maquininha de cartão no seu negócio? O fato é que hoje em dia a maioria das pessoas pagam suas contas por meio de cartões.

Cada vez mais as pessoas estão deixando o dinheiro físico de lado e optando por métodos de pagamento mais seguros, rápidos e cômodos.

Poder receber pagamentos em cartão de crédito ou débito, por sua vez, trata-se de uma excelente oportunidade de aumentar o faturamento de um negócio.

Um pouco sobre maquininhas de cartão

Uma maquininha de cartão é um dispositivo feito para aceitar cartões magnéticos que são objetos interligados diretamente a uma conta bancária, com duas funções possíveis:

  • Débito: o valor é descontado automaticamente da conta bancária da pessoa;
  • Crédito: o valor é cobrado mensalmente e pode ser pago em qualquer instituição.

Portanto, uma máquina que aceita cartões trabalha com ambas as modalidades, sem contar as possíveis outras funções que ela pode apresentar, dependendo da marca.

O fato é que já faz algum tempo que o mercado de máquinas de cartão cresceu bastante, e hoje há muitas opções interessantes, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

Por conta disso, quem pensa em contratar uma maquininha de cartão, acaba se deparando com pelo menos 5 dúvidas bem comuns, que são elas:

  • Qual é a melhor máquina de cartão?
  • Quais cartões a máquina de cartão aceita?
  • Como pedir uma máquina de cartão?
  • Quanto tempo demora para receber as vendas feitas?
  • Posso ter uma maquininha de cartão só com CPF?

A seguir vamos responder cada uma dessas questões.

Qual é a melhor maquininha de cartão?

Como já dissemos, a oferta de maquininhas de cartão ficou bastante grande e, isso fez com que cada concorrente se diferenciasse da sua forma.

Alguns pontos que podem ser avaliados na hora de escolher uma maquininha, no entanto, são os seguintes:

  • O preço cobrado pelo aluguel ou para compra;
  • As bandeiras aceitas pelo aparelho;
  • A tecnologia da máquina e as suas funções, como pagamento por aproximação;
  • Se ela oferece uma conexão wi-fi;
  • Quais são as taxas praticadas?

Dentre todos, o último ponto geralmente é o mais importante, visto que ele está diretamente relacionado a quanto o adquirente da máquina irá faturar.

Entretanto, vale ressaltar que as taxas quase sempre podem ser negociadas, e um estabelecimento sempre pode ter mais de uma máquina de cartão.

Alugar ou comprar uma maquininha de cartão?

Cada operadora de máquina de cartão tem as suas próprias políticas e condições. Alguns alugam a máquina e outros a oferecem para a venda.

Pode ser um pouco difícil definir qual das duas modalidades é a mais vantajosa, ainda mais tendo tantas opções, possibilitando experimentar diferentes máquinas com facilidade.

O ideal, antes de optar por uma operadora, é analisar as vantagens e recursos oferecidos pela solução. Muitas vezes a prestação paga na compra equivale ao valor do aluguel.

Caso o adquirente da máquina não tenha intenção de ficar com a mesma máquina por vários anos, ou no máximo por um ano, comprar pode ser uma opção mais econômica.

Por outro lado, quanto mais tempo de fidelidade a uma ofertante de máquina de cartão, mais condições de negociar valores em taxas e aluguel o adquirente irá ter.

Como pedir uma maquininha de cartão?

Existem várias formas de se adquirir uma máquina de cartões. O requisitante pode por exemplo:

  • Fazer um pedido direto no site da operadora de cartões;
  • Fazer uso de um intermediário para auxiliar no processo;
  • Fazer a requisição no seu banco.

Cada operadora pode exigir um processo diferente que precisa ser cumprido para que o requisitante consiga a sua maquininha de cartão.

Geralmente, algumas informações são necessárias para dar continuidade ao processo e também para ter condições de usar a máquina. São elas:

  • Uma conta bancária na qual os depósitos serão feitos;
  • Informações sobre o faturamento da empresa;
  • O ramo de negócio da empresa;
  • Documentos garantindo que a empresa é regular.

Vale destacar que tanto as informações sobre faturamento quanto o ramo da empresa podem influenciar nas taxas que serão cobradas durante as vendas.

Posso ter uma maquininha de cartão só com CPF?

Uma dúvida muito comum, principalmente entre aqueles que trabalham como autônomos e, a resposta é sim. Você pode ter uma máquina de cartão só com o CPF.

Na realidade, hoje existem soluções específicas criadas para atender os profissionais que trabalham como autônomos, oferecendo condições de pagamento e taxas diferenciadas.

Entretanto, é importante destacar que as melhores condições ainda são oferecidas principalmente para quem tem um CNPJ.

Quanto tempo demora para receber as vendas?

Por fim, uma das dúvidas mais recorrentes. A resposta para essa questão, entretanto, não é exata. Isso porque o recebimento depende de diversos fatores.

Quando estamos falando de vendas à vista, ou seja, por débito, a operadora da maquininha de cartão pode levar entre 1 a 3 dias para repassá-la para a conta especificada.

No caso das compras feitas a prazo, ou seja, no crédito, o processo pode levar bem mais tempo. Na realidade, o comum é que elas demorem 30 dias para entrarem.

No caso de vendas parceladas, cada parcela ficará disponível para retirada sempre mês a mês. Entretanto, é necessário falar sobre a antecipação.

Muitas operadoras de cartão de crédito oferecem a opção de antecipar os recebimentos no crédito, ao custo de uma taxa extra. Essa taxa extra é cobrada em cada parcela.

Em alguns casos pode ser interessante, ainda mais se a empresa precisar de liquidez imediata. Todavia, é importante colocar na ponta do lápis para saber se vale mesmo a pena.

Venda mais com uma maquininha de cartão!

Por fim, é fácil chegar à conclusão que aceitando pagamentos em cartão de crédito e débito qualquer negócio pode vender muito mais, pois isso aumenta a satisfação do cliente.

Inclusive, vale observar que as pessoas estão começando a deixar de comprar em lugares que não aceitam cartões. O que faz dessa solução uma necessidade para o negócio.

Chegamos ao fim desse conteúdo. O que você achou, empreendedor? Se tiver gostado, coloque o blog da RCKY nos seus favoritos, estamos sempre postando novos conteúdos!

Ah! E caso você queira que o seu negócio seja mais profissional, e você tenha um controle total sobre as suas vendas, não deixe de conhecer o sistema de gestão da RCKY!

Entre em contato conosco, conheça as nossas soluções e assista uma demonstração sem compromisso!

alugar maquina de cartao, comprar maquininha cartao, maquina cartao, maquininha cartao, pagamento loja
Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
Compartilhe:
Post anterior
Como montar uma adega de bebidas gastando pouco
Próximo post
Como aumentar a produtividade da equipe no seu negócio
Receba novos conteúdos por e-mail semanalmente

    Leia também

    Nenhum resultado encontrado.