Como calcular a margem de lucro de um restaurante? No mundo dos negócios, definir e conhecer a margem de lucro ideal para o funcionamento e crescimento de uma empresa, é fundamental.
Logo, não poderia ser diferente com os restaurantes. A margem de lucro, é sem dúvida uma das métricas financeiras mais importantes de uma empresa.
Através do resultado da margem de lucro, podemos descobrir se a empresa está no caminho certo ou então se algumas estratégias precisam ser definidas para potencializar e recuperar a lucratividade e o poder de crescimento dos negócios.
Na prática, aprender a como calcular a margem de lucro do seu restaurante, ajudará você a entender se o seu negócio está realmente sendo lucrativo ou se na verdade está gerando prejuízo.
Deseja saber mais sobre como calcular margem de lucro? Acompanhe esse conteúdo até o final. Veja o que você vai descobrir aqui:
- Como calcular margem de lucro de um restaurante;
- Qual é a margem de lucro ideal para restaurantes;
- Como aumentar a margem de lucro de um restaurante.
Como calcular margem de lucro de um restaurante?
A matemática é simples: Se a margem de lucro do seu restaurante é alta, temos um sinal de que está tudo indo muito bem. No entanto, se essa margem é baixa ou até mesmo negativa, alguma coisa precisa ser revista.
Vamos descobrir qual é a condição atual do seu restaurante em relação a margem de lucro? Confira agora, como calcular:
1º Passo: Liste e some todas as despesas do seu restaurante
O primeiro passo para calcular a margem de lucro do seu restaurante, consiste em listar e somar todas as despesas, como por exemplo:
- Pró-labore dos sócios;
- Aluguel;
- Mensalidade do sistema de gestão;
- Marketing;
- Escritório de contabilidade
- Folha de pagamento;
- Tributos;
- Custo com aquisição de produtos;
- Despesas como água, luz, telefone e internet;
- Dentre outras despesas.
Liste realmente todas as despesas e custos do seu restaurante, não se esqueça de nenhuma delas. Faça um somatório e confira o valor total das despesas do seu negócio, durante um mês.
Para ajudar a ilustrar o nosso exemplo, vamos considerar um total de R$ 50 mil mensais em despesas.
2º Passo: Verifique o seu volume total de vendas
Após conhecer todas as despesas do seu restaurante, é hora de descobrir o seu volume de vendas mensais. Para isso, um bom sistema de gestão será muito bem vindo.
Por sinal, um sistema de gestão para restaurantes é capaz de ajudar você a conhecer não somente o total de vendas do seu estabelecimento, como também o total de despesas, a própria margem de lucro em si, dentre outros parâmetros.
Para ilustrar o nosso exemplo, vamos considerar que o restaurante da nossa análise, faturou R$ 70 mil no mês.
3º Passo: Calculando a margem de lucro do restaurante
Agora que já conhecemos as despesas e receitas mensais, fica muito fácil calcular a margem de lucro do restaurante, veja:
Despesas mensais: R$ 50.000,00
Receitas mensais: R$ 70.000,00
Para esse cálculo, o primeiro passo é encontrar a diferença entre receitas e despesas:
Receitas mensais – despesas mensais = R$ 70.000 – R$ 50.000 = R$ 20.000
Através desse simples cálculo chegamos a um lucro de R$ 20.000,00. No entanto, quanto isso representa em termos percentuais?
Para responder a essa pergunta, podemos dividir o lucro pelas receitas e logo em seguida multiplicar por 100, conforme abaixo:
Margem de lucro = (R$ R$ 20.000 / R$ 70.0000) x 100 = 28,5%
Como podemos observar, ao calcular a margem de lucro do restaurante utilizado em nosso exemplo, chegamos a uma margem de lucro de 28,5% aproximadamente. Sem dúvida, uma boa margem de lucro.
Qual é a margem de lucro ideal para restaurantes?
Agora que você já sabe como calcular margem de lucro, talvez fique com a seguinte dúvida: “Qual é a margem de lucro ideal para o meu restaurante?”
Vale destacar, que na prática, não existe uma margem de lucro padrão para restaurantes. No entanto, para a saúde financeira dos negócios, especialistas sugerem uma margem de lucro mínima de 20%.
Entretanto, na prática, quanto maior o resultado da margem de lucro, melhor para o seu estabelecimento.
Contudo, também é importante destacar, que não adianta buscar apenas uma margem de lucro alta, deixando itens como a qualidade do atendimento e dos produtos oferecidos em segundo plano.
É preciso buscar uma perfeita harmonia entre margem de lucro, qualidade do atendimento e produtos servidos, além de alguns diferenciais para destacar o seu restaurante da concorrência.
Como aumentar a margem de lucro de um restaurante?
Tomando alguns cuidados e colocando em prática algumas dicas, certamente você conseguirá aumentar a margem de lucro do seu restaurante. Confira quais dicas são essas:
Busque reduzir os custos fixos do seu restaurante: Após listar e conhecer todas as despesas e custos do seu restaurante, verifique aquelas que podem ser reduzidas ou eliminadas para melhorar a sua margem.
Negocie com fornecedores: Busque preços atrativos e esteja sempre em negociação com fornecedores. Lembre-se, quanto menores os seus custos, maior a sua margem de lucro.
Utilize um bom software de gestão: Faça uso de um software de gestão específico para restaurantes e tenha acesso a relatórios e métricas que o ajudem a compreender a saúde financeira do seu restaurante:
Invista em campanhas de marketing: Investir em campanhas e estratégias de marketing, pode ser muito útil para aumentar o fluxo de clientes e pedidos, contribuindo para o crescimento da margem de lucro do restaurante.
Implemente serviços de entrega via delivery: Por fim, caso ainda não ofereça serviços delivery, comece a planejar a sua oferta o quanto antes. O delivery está super em alta no país e pode ajudar e muito a incrementar a sua margem de lucro.
Conheça o sistema de gestão para restaurantes da RCKY
Agora que você já sabe como calcular a margem de lucro, por que não contar com um software de gestão que faça esse cálculo para você?
Com a solução em gestão e automação para restaurantes da RCKY, você terá informações em tempo real sobre a saúde financeira, dentre outros dados importantes sobre o seu negócio.
Confira algumas funcionalidades presentes na solução de gestão para restaurantes da RCKY:
- Emissão de notas e cupons fiscais;
- Comanda no smartphone;
- Entregas via delivery;
- Acompanhamento de estoque;
- Contas a pagar e a receber;
- Relatórios e indicadores;
- Dentre outras funcionalidades importantes.
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