Empreendedorismo, Marketing Digital

Marketing de varejo: encontre a estratégia ideal para o seu negócio

Se você já tem ou está considerando abrir um comércio, é importante saber quais elementos são fundamentais para o sucesso do seu negócio. Além de uma gestão eficiente, é importante oferecer produtos de qualidade, formar um time competente e, principalmente, investir no marketing de varejo.

Caracterizado como um conjunto de ações que visam gerar reconhecimento de marca, satisfação dos clientes, fidelização e aumento das vendas, o marketing de varejo contribui diretamente para êxito do estabelecimento no mercado — principalmente em segmentos de muita concorrência.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais estratégias de marketing de varejo que podem ser utilizadas para melhorar os resultados do seu negócio. Confira!

Marca própria
Muitos varejistas já perceberam o potencial de investir em produtos com sua marca. Esses itens não demandam orçamento para divulgação e podem ser feitos com embalagem menos custosas, permitindo que o comerciante ofereça no ponto de venda algo de qualidade, com preço mais competitivo.

Normalmente, o varejista identifica produtos com boa margem e que não são selecionados com base em marca, mas sim preço, e fazem parceria com o fabricante, modificando alguns elementos do item para que ele receba sua marca e seja oferecido com mais vantagens para os clientes.

Assim, o estabelecimento aumenta sua margem de lucro, bem como a satisfação dos consumidores, que levam para casa produtos de qualidade gastando menos. No longo prazo, a prática gera fidelização e aumento das vendas.

Layout da loja
A organização do estabelecimento é um dos elementos mais importantes para seu sucesso. Isso porque ele é responsável por atrair, incentivar e facilitar a experiência de compra dos consumidores — começando na vitrine e terminando no check-out. Por esse motivo, é fundamental saber construir um layout de qualidade.

Para isso, é preciso entender o perfil dos consumidores do local, identificando seu comportamento de compra padrão. Assim, zonas frias e quentes podem ser facilmente identificadas e trabalhadas para que os itens sejam apresentados de forma atrativa para o público.

O ideal é que um caminho natural e fácil de entender seja criado para os consumidores, apresentando itens que fazem sentido em sua experiência de compra. Como resultado, mais clientes são atraídos e mais vendas são realizadas.

Cross merchandising
Outra estratégia de marketing de varejo muito comum e eficiente é o cross merchandising. A prática consiste na organização dos ambientes da loja não apenas em categorias, mas em experiências, ou seja, produtos complementares são oferecidos para facilitar a compra do consumidor.

Um exemplo dessa prática é o famoso “cantinho do churrasco” nos estabelecimentos, que normalmente fica próximo do açougue e área de bebidas, oferecendo carvão, palitos, sal grosso, pão de alho, cervejas e até kits de utensílios e facas para que o consumidor encontre tudo que precise para seu evento.

Além de aumentar a satisfação do consumidor, que realiza suas compras de forma mais facilitada, o cross merchandising aumenta o ticket médio de cada venda, gerando mais receita para o negócio.

Omnichannel
O omnichannel é outra estratégia importante para o marketing de varejo. Em um ambiente cada vez mais digital e tecnológico, os consumidores buscam por experiências de compra personalizadas, que permitem que eles utilizem diferentes ambientes ou canais nesse processo.

Neste cenário, um consumidor pode começar sua experiência no site do negócio, fazendo a compra no meio digital e retirando o item em um ponto de venda física. Sendo assim, a prática consiste na unificação dos canais da empresa.

Para isso, é preciso conhecer bem o perfil do consumidor e seu comportamento de compra, entendendo e unificando os canais que são interessantes para ele nesse processo.

Social-commerce
O Brasil é o país que passa mais tempo nas redes sociais, por esse motivo, é fundamental que as empresas mantenham uma presença estratégica neste meio, com o objetivo de interagir com seus consumidores, respondendo dúvidas, promovendo campanhas e até mesmo realizando vendas.

A comercialização de serviços e produtos nas redes sociais é chamada de social-commerce, considerada uma tendência importante do marketing de varejo. Muitas plataformas, como Facebook e Instagram, já apresentam funcionalidades que permitem fazer essas ofertas aos usuários. Em outros casos, anúncios e links podem ser usados para direcionar ao e-commerce da marca.

O sucesso da estratégia consiste na habilidade de entender quais redes são utilizadas pelo público da empresa, bem como seu interesse em usar esses canais para compras — algumas pessoas preferem outros ambientes para esse fim ou o fazem apenas para produtos específicos.

Big Data
Outra estratégia de marketing muito utilizada no mercado de varejo é o big data, que consiste no uso de informações do mercado e do negócio para tomar decisões mais estratégicas, reduzindo a margem de erro e aumentando a eficiência dos investimentos feitos.

Para isso, é necessário construir um banco de dados da empresa, com informações sobre os clientes, histórico de vendas, resultado de funcionários, giro de estoque, relacionamento com fornecedores, custos e fatores de mercado que impactam no desempenho do negócio.

Além disso, é preciso ter um time especializado em análise de dados para retirar informações relevantes sobre o resultado da empresa, que ajudam na tomada de decisão. Ter um orçamento para investir em coleta de dados e ferramentas de análise também é necessário.

Serviços
Por fim, uma prática de marketing de varejo que ajuda no sucesso dos estabelecimentos é o oferecimento de serviços complementares que aumentam a satisfação dos consumidores, bem como a receita do negócio.

Um exemplo dessa estratégia é visto em lojas de artigos esportivos que oferecem encordoamento de raquetes de tênis, estampamento de nomes em camisetas de times de futebol e montagem de equipamentos, como bicicletas.

Os serviços podem ser oferecidos de forma gratuita para clientes cadastrados no sistema da empresa e paga para consumidores comuns. Alguns estabelecimentos assumem todo o custo da prática, considerando que ela atrairá potenciais consumidores para o local.

Essas são as principais estratégias de marketing de varejo utilizadas atualmente e que são tendência no mercado. A união entre digital e físico é cada vez mais clara, portanto, é necessário compreender o comportamento dos consumidores nesses meios e trabalhar sua união de forma eficiente.

Além disso, não se esqueça de considerar os objetivos do negócio, orçamento da área e, principalmente, o perfil dos consumidores dos estabelecimentos. As práticas devem ser adaptadas para alcançar os melhores resultados para o seu estabelecimento.

Agora que você já sabe da importância que o marketing de varejo tem para o sucesso de um negócio, confira as melhores dicas para fidelizar clientes nesse mercado e garanta ótimo resultados para o seu!

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