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Marketing digital para pequenos negócios: Dicas e estratégias para se destacar

Como já dizia o ditado, “a propaganda é a alma do negócio”, portanto, independente do porte da sua empresa…

investir em marketing digital é fundamental para colher bons frutos e resultados.

Você não precisa esperar a sua empresa crescer para investir em marketing digital, na verdade o marketing é uma das turbinas que fará o seu negócio decolar.

Tratando-se de um assunto essencial para o desenvolvimento da sua empresa, nos resta perguntar:

Você tem investido em estratégias de marketing digital?

Para ajudar você que reconhecer a importância do marketing para os seus negócios, mas não sabe exatamente por onde começar, separamos uma série de dicas neste conteúdo!

Vale a pena conferir!

1. Apareça no Google Meu Negócio

Você já conhece o Google Meu Negócio?

Um serviço gratuito disponibilizado pelo Google para empresas que desejam promover seus negócios na busca do Google e no Google Maps.

Com o Google Meu Negócio, a sua empresa pode aparecer para milhares de usuários interessados em adquirir seus produtos ou contratar seus serviços.

Sabe quando você faz uma busca do tipo “oficina mecânica em São Paulo” e aparece uma série de opções, com a opinião dos clientes, telefone e localização no Maps?

As opções que aparecem na tela guiam os usuários ao contato com os estabelecimentos, e o melhor, de forma totalmente gratuita…

E as empresas não pagam absolutamente nada para aparecer por lá.

Sendo assim, cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio, é uma das primeiras estratégias de marketing digital para o seu negócio.

Para cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio, clique aqui.

2. Seja encontrado no Google

Apesar de muito importante, o Google Meu Negócio não é a única estratégia de marketing digital para atrair clientes para o seu negócio.

Você também pode utilizar outros recursos e ferramentas para isso. No entanto, antes de mais nada, é importante que a sua empresa tenha um site ativo na internet.

Utilize o seu site como um grande aliado para conquistar clientes…

Faça a sua empresa ser encontrada na maior parte dos resultados de busca relacionados aos seus produtos e serviços, e por consequência venda muito mais.

Para fazer o seu site ou marca aparecer com frequência e nas primeiras posições do Google…

Você tem duas opções, sendo uma delas, gratuita e outra paga, vejamos:

  • Tráfego Pago: Através do Google Ads (Anúncios do Google), você pode pagar para o seu site aparecer nas primeiras posições para determinadas palavras chaves e buscas.

Essa, portanto, é uma das opções para conquistar clientes e atrair o público para o site da sua empresa.

  • Tráfego Orgânico: É aquele que acontece de forma natural, ou seja, o seu site aparece nos primeiros resultados do Google sem que você precise pagar por anúncios.

Para que isso seja possível, você precisa escrever e publicar conteúdos de qualidade e com boa frequência no blog do seu site.

Procure publicar materiais que despertem a curiosidade e respondam às principais dúvidas do seu público-alvo.

2.1. Seja encontrado pelo seu público-alvo

Um dos maiores erros cometidos por pequenos negócios que querem começar a investir em marketing digital:

É não conhecer bem o seu público-alvo.

Quando a empresa não sabe exatamente quem ela quer atingir com as suas campanhas de marketing, os seus resultados podem acabar sendo muito abaixo do esperado.

Inclusive, o público-alvo é algo que pode variar bastante para cada empresa e negócio. É possível, inclusive, haver mais de um público-alvo para a mesma empresa.

Muitos empreendedores também pensam que é necessário “descobrir” o público-alvo do negócio, quando na realidade este deveria ser definido na concepção da empresa.

Pesquisas de mercado são algo que devem acontecer antes da empresa ser iniciada.

Não importa se vai ser uma empresa com uma grande ou pequena estrutura.

Vale destacar também que, indo além do público-alvo, é possível chegar na “persona”…

Que seria a representação do cliente ideal para empresa. Atingir a persona é ainda mais eficiente.

3.Invista nas redes sociais

Para garantir um plano de marketing digital que realmente funcione e gere resultados…

Você precisa investir na visibilidade da sua empresa e da sua marca nas redes sociais.

Invista em anúncios e em perfis nas principais redes sociais do momento, como Facebook, Instagram e YouTube.

As redes sociais contam com milhões de usuários e um enorme volume de acessos todos os dias…

Logo, é fundamental aparecer por lá, para conquistar novos clientes e ganhar visibilidade.

Nas redes sociais, faça publicações interessantes:

Divulgue os benefícios dos seus produtos e serviços, responda comentários, publique stories e interaja com o público de todas as formas possíveis.

Quanto maior o volume de publicações de boa qualidade e interações com o público, maior será a visibilidade e a presença da sua marca e empresa nas redes sociais.

Vale destacar que além da qualidade e a variedade das postagens, também é muito importante considerar a frequência e a periodicidade com que elas são feitas.

Isso porque um dos principais elementos mais considerados no marketing digital é a organização com que as postagens são feitas. Nesse sentido, é interessante:

  • Postar em dias específicas e sem nunca faltar;
  • Criar uma rotina de postagens que faça o usuário se acostumar e ficar à espera;
  • Buscar os melhores horários com maior movimento em cada uma das redes.

No momento que vivemos hoje, as redes sociais se destacam como um dos pilares mais importantes das estratégias de marketing digital.

4.Faça vendas online

Aproveite a visibilidade da sua marca na internet e considere a possibilidade de vender online, quem sabe, até mesmo para todo o Brasil.

Anuncie seus produtos e serviços no site da sua empresa e aproveite o forte crescimento do e-commerce brasileiro nos últimos anos para fazer bons negócios.

Vivemos em uma sociedade cada vez mais imediatista, as pessoas possuem pouco tempo…

Elas precisam resolver as suas necessidades com agilidade e facilidade, por isso, a grande maioria está deixando de fazer compras presenciais.

Até mesmo supermercados e minimercados já vendem produtos pela internet para entrega a domicílio.

Por outro lado, é muito importante se atentar a experiência de compra do cliente pela internet…

Além de oferecer um check-out fácil, ele precisa ter todas as informações do item.

Não se esqueça também de oferecer diversas formas de pagamento…

desde as principais como cartão de crédito e boleto, como também a possibilidade de pagar por PIX.

Outro ponto importante a ser considerado é a segurança…

Quando o cliente for fornecer os seus dados para fazer a compra, estes dados devem estar resguardados e seguros.

Não espere a oportunidade bater e passar. Aproveite o momento e invista no maior número possível de estratégias de marketing digital para fazer o seu negócio decolar!

5.Invista no e-mail marketing

Não permita que os visitantes esqueçam do seu site, da sua empresa ou da sua marca, envie periodicamente alguns e-mails como estratégia de marketing digital.

Procure criar uma relação de proximidade com os seus clientes e visitantes…

Porém, tenha cuidado, não exagere no envio de e-mails, pois essa prática pode irritar os clientes e acabar gerando resultados negativos.

Algo muito importante que também deve ser observado é que todos os e-mails da sua lista de e-mails devem ser obtidos de forma legítima.

E-mails ou listas de e-mails compradas são sempre uma péssima ideia. As chances de haver um retorno zero neste caso é muito alta, pois os clientes não te conhecem.

Inclusive, é antiético fazer a compra de listas de e-mails.

Para que o marketing digital por meio e-mail marketing tenha resultado…

É ideal fazer uso de uma landing page. Em outras palavras, uma página de captura de e-mails.

Para conseguir o endereço eletrônico do cliente ou visitante com esse landing page, o ideal é oferecer algo em troca, como um e-book, uma aula gratuita ou uma amostra grátis.

Comece você mesmo ou contrate uma agência de marketing digital

Ao longo deste conteúdo, você conheceu 5 estratégias de marketing digital para impulsionar a visibilidade da sua empresa na internet.

Agora, é hora de colocar o aprendizado em prática e começar a trabalhar para que a sua empresa conquiste visibilidade na internet.

Para isso, existem duas alternativas: começar você mesmo ou contratar uma agência especializada em marketing digital.

Tudo vai depender do seu orçamento, tempo disponível e nível de conhecimento em ferramentas e estratégias de marketing digital.

Defina a melhor opção para o seu negócio e comece o quanto antes, investir em boas estratégias de marketing é essencial para o sucesso da sua empresa!

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