Empreendedorismo, Vendas

Como montar uma mercearia? Comece agora!

Você já pensou em em ser dono do seu próprio negócio? Se sim, montar uma mercearia pode ser uma excelente opção! Esse tipo de estabelecimento vem crescendo muito no Brasil.

No ano passado, por exemplo, o segmento de varejo alimentar registrou um crescimento de 3,62% em vendas quando comparado com o ano de 2018. Já para esse ano, a expectativa das principais entidades do setor é que o segmento continue aquecido, com um crescimento real previsto de 3,9%. As informações são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Recentemente o presidente da entidade, João Sanzovo Neto deu uma declaração otimista sobre o crescimento do setor:

“Acreditamos que o país, embora ainda de forma gradual, já está com uma economia em recuperação. É um número bem significativo para o nosso setor.”

No mesmo compasso de crescimento dos supermercados se inserem as mercearias, estabelecimentos menores, mas que no entanto trabalham com os mesmos produtos.

Os dados apresentados reafirmam o crescimento do setor e a expectativa para os próximo anos. Sendo assim, decidimos ajudar você que já estava pensando em montar uma mercearia a tirar seus planos do papel. Veja na sequência do artigo, tudo o que você precisa saber sobre como montar uma mercearia e comece agora!

Escolhendo a melhor localização para a mercearia

Para montar uma mercearia, uma das primeiras decisões do empreendedor precisa estar relacionada com a localização. O local de instalação do estabelecimento tem grande poder de influência sobre o volume de vendas, por isso, é muito importante ficar atento as seguintes dicas:

Prefira os bairros residenciais: Quando o assunto é a localização, a melhor opção para abrir uma mercearia são os bairros residenciais.

Tradicionalmente, as mercearias atendem um público que deseja realizar compras pequenas, do dia a dia, sem precisar ir muito longe ou enfrentar um supermercado cheio. Por isso, o ideal é estar perto dos clientes, no interior do próprio bairro, oferecendo assim maior comodidade e facilidade.

Procure uma rua movimentada no interior do próprio bairro, escolha um ponto comercial e inicie o seu novo negócio!

Não instale sua mercearia próximo a um grande supermercado: Outro ponto muito importante a ser observado quanto a localização diz respeito aos supermercados.

Procure não abrir uma mercearia muito próxima a um supermercado, pois dificilmente você conseguirá competir em termos de preço e também variedade com um estabelecimento de grande porte.

Conhecendo a estrutura necessária para montar uma mercearia

Para montar uma mercearia será necessário realizar alguns investimentos em torno da sua estrutura. Em geral, uma mercearia precisa contar basicamente com os seguintes itens:

  • Gôndolas para exposição das mercadorias;
  • Balanças;
  • Refrigeradores ou freezer;
  • Balcão convencional ou do tipo checkout;
  • Computador;
  • Impressora Fiscal;
  • Cestas de compra;

Como podemos observar não são muitos os itens necessários para estruturar uma mercearia, uma vez que esse tipo de estabelecimento possui um porte reduzido em comparação com os supermercados.

Veja algumas dicas que separamos para ajudar você a economizar em relação a estrutura da sua mercearia:

Prateleiras: Para não precisar investir muito em prateleiras, uma boa opção é buscar por opções de segunda mão, mas bem conservadas em sites de compra, certamente a economia será bem vinda.

Freezers e refrigeradores: Freezers e refrigeradores possuem um custo elevado e que sofre grande variação, por isso, antes de escolher e comprar o seu, pesquise muito em busca do melhor preço!

Outra dica que pode ser interessante, diz respeito ao fornecimento de refrigeradores sob consignação. Geralmente, fabricantes de bebidas e sorvetes cedem esse tipo de equipamento gratuitamente as mercadorias para exposição de produtos da marca.

Balcão: Um balcão do tipo checkout, igual aquele que encontramos nos supermercados pode não estar no seu orçamento no momento, no entanto, é possível economizar construindo um balcão de madeira, alvenaria ou então em outro tipo de material.

Encontrando os melhores fornecedores

Para montar uma mercearia, após a definição da localização e a estrutura física montada, também será importante buscar os melhores fornecedores.

Em geral, os donos desse tipo de estabelecimento costumam comprar seus produtos em grandes atacadistas, o que sem dúvida é muito prático, mas que na maioria das vezes compromete parte da margem de lucro.

O ideal para obter mais lucro é procurar pelo melhor preço possível de cada produto. Por isso, realize cotações e busque fornecedores próximos a você, compre diretamente dos fabricantes ou então das distribuidoras, negocie e consiga preços reduzidos e condições de pagamento flexíveis.

Para comprar diretamente dos fabricantes e distribuidores, tudo o que você  precisa é de um CNPJ ativo! Por falar nisso, vamos verificar no próximo tópico como regularizar seu novo negócio.

Regularizando sua mercearia

Como falamos anteriormente, para que seja possível comprar diretamente das distribuidoras você precisará de um CNPJ, mas não somente para isso, como também para obter seu alvará de funcionamento na prefeitura e a autorização do estado para emissão das notas fiscais de vendas.

Para você que está começando a montar uma mercearia, uma boa opção é optar pelo MEI, também conhecido como Microempreendedor Individual, um regime de regularização e tributação criado justamente para atender pequenos empreendedores e aqueles que ainda estão montando o seu primeiro negócio.

Uma empresa MEI, tem como principais características, um processo ágil de abertura, realizado pela própria internet, carga tributária reduzida e limite anual de vendas de até R$ 81.000,00.

Já para mercearias que pretendem ou já faturam mais que isso, uma boa opção pode ser o Simples Nacional, um regime também simplificado, com impostos em uma única guia e limite de vendas bastante superior ao MEI.

Converse com o seu contador e encontre a melhor opção para a sua mercearia.

Gestão e automação comercial

Por fim, mas não menos importante, você também precisará de um bom sistema de frente de loja e automação comercial para operacionalizar e cuidar da gestão da sua mercearia.

Para que os negócios cresçam de forma saudável, é essencial manter controle sobre o caixa, o estoque de mercadorias, as obrigações financeiras e outros fatores relacionados a uma mercearia. Além disso, você também precisará emitir os cupons fiscais sobre suas vendas.

Para ajudar você a montar uma mercearia e manter total controle sobre finanças, estoques, compras e vendas, a RCKY conta com sistemas completos de gestão com condições especiais. Não deixe de conferir!

Entre em contato conosco agora mesmo pelo telefone  (11) 3195-3640 ou pelo WhatsApp e saiba mais!

montar uma mercearia
Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
Compartilhe:
Post anterior
O que fazer para atrair clientes? 5 truques infalíveis que você não sabia
Próximo post
Sistema para controle de estoque em tempos de pandemia: Entenda a importância
Receba novos conteúdos por e-mail semanalmente

    Leia também