A chegada do natal e das festas de fim de ano pode ser uma excelente oportunidade para o seu mini mercadinho de bairro lucrar mais.
O natal é uma das épocas mais esperadas pelo comércio, levando em consideração que essa é tradicionalmente a melhor época do ano para as vendas.
No período natalino, temos a injeção do 13º salário na economia e a tradição de ir às compras em busca de presentes e lembranças para familiares e amigos mais próximos.
Mas, não é somente de presentes e lembranças que vive o comércio no final de ano. Os supermercados e mini mercados também podem aproveitar essa época do ano para aumentar consideravelmente o faturamento e ticket médio dos seus negócios.
Sendo assim, pensando em você que é proprietário ou proprietária de um mini mercadinho de bairro, a RCKY lista neste conteúdo algumas dicas para que essa época do ano você consiga gerar excelentes lucros para o seu estabelecimento. Vamos conferir as dicas?
1.Decore o seu mini mercadinho de bairro com enfeites natalinos
A nossa primeira dica para aumentar a lucratividade do seu mini mercado com a aproximação do natal, diz respeito a decoração do seu estabelecimento.
Por mais que você acredite que uma simples decoração pode não fazer muita diferença, acredite, a decoração natalina pode e vai contribuir para que os lucros do seu mini mercadinho de bairro cresçam de forma significativa no natal.
Basta olhar para os grandes varejistas e supermercados, nesta época do ano, a maior parte deles aposta na decoração natalina para atrair o público.
O natal é uma das épocas mais bonitas do ano, contando com um charme todo especial, as luzes e enfeites de natal chamam à atenção de todos e, portanto, precisam marcar presença no seu mini mercado.
Decore a fachada da loja, o caixa, pendure adereços e enfeites de natal, utilize a criatividade e faça do seu mini mercadinho de bairro um ambiente encantador e acolhedor neste natal.
2.Utilize músicas natalinas no som ambiente
O seu mini mercadinho de bairro conta com um sistema de som ambiente? Então, por que não, fazer uso dele para imergir os clientes de uma vez por todas no clima natalino?
Combine a decoração de natal com músicas natalinas de fundo e por fim, incentive os clientes a comprarem itens específicos desta época do ano, como panettones, nozes, vinhos, damascos e aves natalinas.
Deixe o clima de natal tomar conta do seu mini mercadinho, fazendo com que os clientes se sintam bem à vontade e decidam por colocar mais alguns produtos no carrinho.
3.Monte ilhas de panettone
Se você pretende mesmo chamar a atenção dos clientes e lucrar mais neste natal, é preciso investir em ideias realmente criativas para chamar à atenção dos clientes e incentivar as compras.
Uma ideia muito bacana para o natal, é montar ilhas de panetone em algum local estratégico da loja, colocando esse produto que é muito procurado nessa época do ano, em posição de destaque.
Para complementar, você ainda pode fazer promoções, seja aplicando preços mais baixos que o da concorrência ou estimulando a compra em quantidades maiores, como por exemplo, por meio do tradicional compre X e leve Y.
Produtos como o panettone não costumam ter boa saída em outras épocas do ano, por isso, vale a pena apostar em boas promoções, não somente para o crescimento das vendas, mas também para zerar o estoque.
4.Realize promoções com peixes e aves natalinas
No natal, é tradicional a maior procura por aves natalinas, como por exemplo, o Peru, e o Chester, além claro, do Bacalhau, que também é muito procurado.
Sendo assim, por que não fazer sucesso no seu bairro atraindo o público para sair às compras no seu mini mercadinho, elaborando boas promoções com estes itens tradicionais na ceia de natal?
Por mais que você reduza a sua margem de lucro nesses itens, é muito provável que os clientes que visitem o seu mini mercadinho de bairro para aproveitar a promoção, acabem levando também outros produtos.
Com uma estratégia simples, seu mini mercado aproveita as oportunidades do natal e cresce em faturamento e lucratividade.
5. Realize sorteios natalinos
Além das promoções que são um ótimo chamariz de clientes, algo que pode fazer com as pessoas se engajem ainda mais no seu mini mercado de bairro são os sorteios.
Sorteios são bons porque incentivam as pessoas a comprarem de forma mais assertiva, visando aumentar suas chances para ganhar algum prêmio.
A melhor parte é que, o prêmio oferecido no sorteio não precisa necessariamente estar relacionado ao natal, ou mesmo algum produto do mini mercado.
Em um sorteio é possível até oferecer produtos de tecnologia, como celulares, ou mesmo prêmios mais intangíveis, como viagens de fim de ano para um lugar bonito.
Entretanto, é necessário estipular muito bem as regras do sorteio e se certificar que os prêmios que estão sendo disputados realmente podem interessar às pessoas.
Também é importante se certificar que a adesão das pessoas ao sorteio irá suprir o valor investido nos prêmios e, para isso, é necessário fazer uma boa divulgação.
Por outro lado, vale lembrar que o período natalino é o momento do ano em que o comércio está geralmente muito mais aquecido, então não haverá falta de interesse.
Além do mais, já foi comprovado que as pessoas de fato gastam mais em períodos de festa, o que torna o sorteio uma ótima ferramenta para incentivar esse comportamento.
Levando em consideração que o mini mercado de bairro vende os produtos essenciais para se aproveitar o período com as ceias, essa estratégia pode surtir um grande efeito positivo.
6.Ofereça kits e produtos prontos para a ceia de natal
Essa sim, é uma grande dica para que o seu mini mercadinho de bairro aumente consideravelmente as vendas lucrando muito neste natal.
Ofereça itens e kits prontos para a ceia natalina. Tradicionalmente, as ceias de natal contam com pratos que demandam certo tempo à frente da cozinha para o preparo.
No entanto, com a correria dos dias atuais muitas pessoas não possuem tempo disponível para preparar por conta própria uma bela ceia de natal.
Sendo assim, o seu mini mercado pode aproveitar para lucrar ainda mais oferecendo kits e itens da ceia de natal prontos para entrega na véspera de natal.
Por que vender apenas aves congeladas para a ceia de natal, se você pode oferecer este item já assado e decorado fazendo grande sucesso entre os clientes?
Vale destacar, que o seu mini mercadinho de bairro poderá cobrar bem mais pelo produto já preparado para a ceia de natal, aumentando assim a lucratividade e o faturamento nesta época do ano.
7. Faça tráfego pago para a sua região
Muitos pensam que o tráfego pago é apenas para empresas grandes ou para quem quer vender produtos diretamente na internet, usando estrutura de e-commerce.
Entretanto, essa definição está completamente errada. O tráfego pago, na realidade, pode ser muito útil para pequenas empresas, incluindo um mini mercado de bairro.
Com o tráfego pago é possível direcionar propagandas específicas apenas para as pessoas que moram em uma determinada região ou cidade.
No caso de um mini mercado de bairro, pode-se criar propagandas que vão vincular exclusivamente nesse bairro e, até mesmo, em bairros vizinhos.
As festas de fim de ano, por sua vez, se mostram como uma ótima oportunidade para operacionalizar campanhas de marketing por meio do tráfego pago.
Não é necessário investir muito em um vídeo ou na arte da campanha, algo simples com uma segmentação bem feita já será capaz de atrair muitas pessoas.
Ainda mais se o seu mini mercado de bairro estiver localizado em um bairro grande, cheio de comércios que também estão festejando e aproveitando o natal para vender mais.
Nesses casos, é necessário fazer algo mais para se destacar e não ficar sendo apenas mais uma empresa dentre tantas que estão celebrando a data.
Decorar o seu mini mercado e preparar o ambiente físico é muito importante, pois trata-se do começo da mensagem. O tráfego pago, por fim, pode ser a cereja do bolo.
Também vale ressaltar que, em razão do foco das campanhas serem locais, isso reduz bastante a quantidade de dinheiro que precisa ser investido nas propagandas.
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Ah! E caso você queira que o seu mini mercado seja mais profissional, e você tenha um controle total sobre as suas vendas, não deixe de conhecer o sistema de gestão da RCKY!
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