Marketing Digital

10 mitos e verdades sobre o investimento em franquias

O investimento em franquias é algo que pode gerar algumas dúvidas e apreensões nos investidores e empreendedores que resolvem fazer isso pela primeira vez.

Abrir uma franquia, realmente não é algo que pode ser feito sem pelo menos um pouco de conhecimento a respeito do assunto. É preciso se informar sempre.

Por isso que hoje, a RCKY decidiu escrever esse artigo explorando 10 mitos e verdades sobre o investimento em franquias que todo empreendedor e investidor deve saber.

1. Franqueados não precisam trabalhar tanto

Mito. Franqueados trabalham tanto quanto qualquer empreendedor que esteja começando o seu empreendimento do zero. Mesmo com um negócio formatado, é necessário dedicação.

Considere, por exemplo, que no caso de muitas franquias será necessário abrir nos finais de semana. Isso implica em mais horas de trabalho e muito menos descanso.

Também há toda a questão burocrática envolvendo a administração do negócio, principalmente com relação a contabilidade, que precisa ser muito bem feita e estar em dia.

2. É a franqueadora que controla tudo

Mito. O investimento em franquias até pode significar a replicação de um modelo de negócios formatado. Todavia, os detalhes sempre precisam ser adaptados à realidade local.

A franqueadora faz apenas um controle geral para garantir o padrão de qualidade de todas as unidades da marca. Ela não pode controlar a administração individual de cada uma.

Se uma determinada unidade de uma franquia não estiver indo bem e fazendo sucesso, isso pode muito bem ser responsabilidade do franqueado.

3. Uma franquia tem mais chances de sucesso

Verdade. Se estivermos falando sobre probabilidade de sucesso, uma franquia é certamente um investimento mais conservador do que tentar iniciar um negócio do zero.

Por outro lado, por mais famosa que seja a marca da franquia, isso apenas não irá garantir o sucesso do franqueado. É necessário ter dedicação e ser um bom administrador também.

As vantagens de começar um investimento em franquias é não precisar se preocupar com a formatação do negócio, pois esta já vem pronta. Isso, claro, agiliza os resultados.

4. Basta gostar do produto ou serviço para ter sucesso

Mito. Se você gosta do que você está fazendo ou vendendo, isso certamente pode ser visto como uma vantagem, pois você se manterá motivado para continuar trabalhando.

Por outro lado, apenas gostar do que você faz ou vende não é o suficiente. Uma franquia de sucesso é feita com muita dedicação, trabalho duro, método e organização.

Sem organização e um método, todo o seu trabalho duro, dedicação e amor pelo que você faz pode acabar não alcançando nenhum resultado realmente positivo de fato.

5. Qualquer franquia gera resultados

Meia verdade. Talvez o mais correto seria dizer que “qualquer investimento em franquias serve se você for um bom administrador”.

Vale ressaltar que, por mais que a franquia seja um modelo de negócio mais bem estruturado, isso não garante o sucesso do empreendimento.

Como já dissemos, na realidade o que de fato contribui para o sucesso de uma franquia é o quanto de dedicação o empreendedor pretende empenhar no negócio.

6. Só as franquias grandes geram lucro

Mito. Se você está pensando em fazer um investimento em franquias, não escolha aquela que simplesmente é a mais conhecida e com uma marca famosa.

Mesmo franquias pequenas podem gerar resultados surpreendentes. Aliás, nenhuma franquia começa grande, todas iniciam com poucas unidades.

Além do mais, outros fatores podem influenciar o sucesso de uma unidade de franquia, como a sua localização, divulgação, custo-benefício, público-alvo e etc.

7. Não é necessário ter um sócio

Verdade. Isso é verdade para qualquer tipo de aventura empreendedora. Você não precisa de um sócio para fazer um investimento em franquias.

Até porque, ter um sócio pode ser bom se a pessoa dividir o fardo com você. Porém, também pode ser ruim se você e a pessoa não tiverem sintonia.

Por outro lado, é comum que muitos empreendimentos possuam sócios, e não há nada que não permita um franqueado a ter um sócio ou mais de um.

8. É preciso se planejar para abrir uma franquia

Verdade. Apesar do trabalho inicial já ser facilitado pela formatação feita pela franqueadora, isso não descarta o planejamento pessoal do franqueado.

Por mais que a franqueadora ajude com todos os detalhes mais importantes, quem quer fazer um investimento em franquias, precisa estar preparado e ter se planejado bem.

Esse planejamento, por sua vez, envolve não só dinheiro, mas também organização para conseguir trabalhar da forma mais eficiente possível.

Lembre-se que as estimativas de faturamento que a franqueadora usa para atrair interessados no negócio podem variar bastante de unidade para unidade.

Por isso que pesquisas de mercado antes de se investir são tão importantes. Depois, com o empreendimento aberto, busque fazer as adaptações necessárias.

9. Qualquer pessoa pode ter uma franquia

Meia verdade. Qualquer pessoa que queira fazer um investimento em franquias e tenha se preparado, sem ficar alimentando a ilusão de que será fácil, pode sim ter uma franquia.

Há também de se considerar o perfil de cada um. Existem aqueles que têm perfil empreendedor, que é algo absolutamente necessário.

Por outro lado, existem pessoas que não têm esse perfil. Neste caso, ou elas precisarão estudar e se esforçar mais, ou então terão grandes dificuldades para abrir uma franquia.

10. Abrir uma franquia é caro

Mito. E um dos maiores mitos que há. Tanto que hoje existem as microfranquias, que são versões mais compactas de uma marca, requerendo menos espaço e investimento.

Muitas microfranquias, inclusive, só necessitam de um único funcionário para conseguirem operar, justamente por terem uma operação bastante facilitada.

Quando se fala em investimento, é possível encontrar essas microfranquias por algo em torno de 5 mil reais ou menos. E geralmente o seu retorno é mais rápido.

Outra forma de desbancar esse mito é lembrando que empreender requer investimento. Começar um negócio do zero pode ser tão ou mais caro que se tornar um franqueado.

Agora conta pra gente! Gostou de saber sobre esses 10 mitos e verdades sobre o investimento em franquias? Então entre em contato com a RCKY para saber como podemos ajudá-lo com a sua franquia.

abrir franquia, franquia, franquia barata, franquias, franquias baratas, mercado de franquias, montar franquia
Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
Compartilhe:
Post anterior
Como superar a forte concorrência para o seu delivery
Próximo post
10 dicas para a sua loja de embalagens vender mais
Receba novos conteúdos por e-mail semanalmente

    Leia também