Empreendedorismo, Vendas

Como montar uma cafeteria simples e de sucesso

Se você é um amante de café e pensa em empreender, provavelmente já passou pela sua cabeça a ideia de montar uma cafeteria. Por isso, chegou o momento de colocar esse sonho no papel e, em seguida, transformá-lo em realidade!

Afinal, não é preciso investir muito dinheiro para ter um negócio de sucesso, basta ter um bom planejamento e um espaço, que não precisa ser grande, para instalar os equipamentos e prestar um atendimento de qualidade.

Dessa maneira, aproveitando que o Brasil está entre as três nações do mundo que mais consomem café, as chances do empreendimento prosperar são muito grandes.

E aí, se interessou pelo assunto?

Então, leia o post na íntegra e confira os 7 principais passos para abrir uma cafeteria simples, mas que se destaque no mercado!

1. Reúna a documentação

A primeira coisa que deve ser feita por quem deseja empreender é ter um bom plano de negócios, com todas as operações bem estabelecidas e as ideias mais importantes listadas.

Feito isso, é hora de partir para a parte prática e começar a reunir os documentos necessários à regulamentação da empresa.

Por isso, fique atento, você vai precisar de:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento.

Também é fundamental ter atenção à legislação de cada cidade e entrar em contato com a Prefeitura para obter maiores esclarecimentos. Além, é claro, de ter o apoio de um Contador de sua confiança.

2. Defina a localização

Depois de entender quais serão os principais documentos exigidos para conseguir montar uma cafeteria, você precisa escolher o local onde o negócio irá funcionar.

Apesar de não precisar ser um espaço grande, é fundamental que a localização seja estratégica.

Ou seja, procure um lugar onde há fluxo intenso de pessoas, de preferência próximo a centros comerciais, escritórios, outras empresas, escolas, parques, estação de ônibus ou metrô, etc.

A ideia aqui é garantir que o maior número possível de pessoas circule pela região e note sua cafeteria.

Portanto, se puder, opte por um lugar pequeno e bem localizado, e evite um ambiente muito grande em uma área mais afastada.

Não à toa, quiosques e outros tipos de estabelecimentos que atendem no balcão, com poucas mesas estão cada vez mais em alta!

3. Tenha um plano de marketing

Não pense que só marcas grandes e famosas precisam ter uma boa estratégia de marketing!

Atualmente, mais do que nunca, “quem não é visto, não é lembrado”. Afinal, com o advento da internet, somos bombardeados, o tempo todo, por propagandas e novas empresas oferecendo seus serviços.

Sendo assim, ignorar a realidade digital é como decidir que não quer ser encontrado por potenciais clientes. E, obviamente, ninguém precisa dizer que essa seria uma estratégia nada inteligente, certo?

Portanto, é altamente recomendado que sua cafeteria tenha, pelo menos, um site e um perfil nas principais redes sociais.

Afinal, o alcance dessas ferramentas é muito maior do que podemos imaginar!

 

Leia também:

Mercado Digital: Guia para vender como nunca em 2023

10 coisas que ninguém te conta sobre empreendedorismo

 

4. Invista em equipamentos

O quarto passo para quem está decidido a montar uma cafeteria é investir nos equipamentos adequados ao tipo de serviço que vai prestar.

Por isso, confira, a seguir, quais são as máquinas que não podem faltar no seu estabelecimento:

  • Máquina de café expresso;
  • Moedor de café;
  • Freezer;
  • Estufa para salgados;
  • Balcão refrigerado;
  • Microondas;
  • Caixa registradora;
  • Balcão com cadeiras e mesas.

Uma dica importante e que faz toda diferença é apostar em parcerias com grandes empresas de café, as quais fornecem máquinas com alto padrão de qualidade e produtos que são novidade no mercado.

5. Conte com bons profissionais

Embora seja fundamental contar com equipamentos modernos, de nada vai adiantar se você não tiver uma equipe bem treinada e preparada para usá-los.

Desse modo, é indispensável promover cursos, treinamentos e garantir que seus colaboradores estejam seguros ao desempenhar suas funções.

Além disso, saiba que para começar, é importante contratar:

  • Atendente;
  • Caixa;
  • Garçom;
  • Barista;
  • Cozinheiro.

No entanto, caso você não tenha muito dinheiro para investir, uma estratégia que vem fazendo sucesso é adotar o serviço de entrega no balcão, dispensando a necessidade de contratar um garçom.

Outra ideia bastante eficaz é comprar lanches e pratos prontos — como salgados congelados e massas industrializadas — de outros fornecedores, a fim de economizar na contratação de cozinheiro e não precisar de uma cozinha.

Porém, é claro que investir em produtos próprios garante mais qualidade, sabor e autenticidade à sua marca, atraindo mais clientes.

Em adição, também não podemos deixar de citar que um barista e um atendente são profissionais que você não pode abrir mão!

6. Garanta um cardápio otimizado

E se a intenção é economizar e investir pouco, otimizar o cardápio também precisa ser uma prioridade!

Por isso, o ideal é selecionar poucas opções de pratos e bebidas, porém, apostando em opções versáteis, populares e criativas.

Veja, na sequência, algumas ideias do que pode oferecer:

Bebidas

  • Café quente: com leite, com chocolate e etc;
  • Café gelado: com sorvete, com leite condensado e etc;
  • Sucos: é possível servir apenas um sabor, como laranja ou limão;
  • Chás: quentes ou frios.

Lanches

  • Salgados: Tapioca, crepe, coxinha, pastéis de forno, sanduíche;
  • Doces: Tortas, bolos, brigadeiros, tapiocas doces.

Fique atento também à quantidade de itens que você pretende ter disponível.

Considere que o recomendado para uma cafeteria de pequeno porte é ser o mais assertivo possível, para não desperdiçar recursos.

Sendo assim, também tenha em mente que será preciso traçar estratégias voltadas a promoções semanais, ofertas do dia, variações de menu e etc.

7. Invista em um Sistema de Gestão

Para terminar, se você quer montar uma cafeteria simples, mas que tenha o potencial de fazer o sucesso tão sonhado, é essencial investir em um bom sistema de gestão.

Afinal de contas, é um engano muito grande pensar que só empresas grandes precisam dessa ferramenta.

Através de um programa moderno e bem estruturado, você consegue manter a organização dos atendimentos, do estoque, das finanças e de todas as operações da cafeteria.

Dessa maneira, torna-se muito fácil integrar as informações necessárias à elaboração de um bom planejamento e ao controle do negócio.

Então, se você quer poupar dinheiro, mas ter um empreendimento profissional, conheça o Sistema de Gestão da RCKY!

abrir cafeteria, cafeteria de sucesso, empreender, montar cafeteria, vendas cafeteria
Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
Compartilhe:
Post anterior
Lanchonete pequena: ideias, modelos, equipamentos e decoração
Próximo post
Como contratar um funcionário com baixo custo, em conformidade com a lei
Receba novos conteúdos por e-mail semanalmente

    Leia também