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Pós-pandemia: Como atrair clientes que estão com receio de voltar aos restaurantes?

Pensar em métodos para atrair clientes se tornou uma necessidade para a maioria dos estabelecimentos físicos, ainda mais para os restaurantes na realidade pós-pandemia.

O fato é que o mundo vem mudando rapidamente e, desde antes da crise que vivemos, as relações entre consumidores e estabelecimentos já vinham se modificando.

Um dos principais fatores disruptivos é a internet. Hoje há muitas facilidades para os consumidores conseguirem saciar suas necessidades, e a pandemia potencializou isso.

Pós-pandemia: as consequências no mundo

Uma das principais medidas de combate a pandemia implementada por quase todos os países do mundo foi o fechamento compulsório do comércio, ou simplesmente lockdown.

Muitos negócios vieram à falência por conta dessas medidas desesperadas que visavam principalmente proteger a saúde pública de uma doença desconhecida.

Se por um lado essas medidas de isolamento severo ajudaram a salvar vidas, por outro elas causaram um peso muito grande na economia mundial.

Vale lembrar que o fechamento das empresas causou outro efeito danoso: o desemprego. Muitos indivíduos perderam suas fontes de renda, não podendo mais frequentar restaurantes.

Hoje, entretanto, estamos em um outro momento: o da reabertura do comércio. As empresas estão voltando a funcionar e elas só querem saber de como atrair clientes novos.

Como atrair clientes com receio de voltar aos restaurantes?

Apesar da vacinação já estar bastante adiantada no mundo todo, muitas pessoas ainda têm receio de se arriscarem a ir a lugares fechados, como os restaurantes.

Para fazer com que essas pessoas retornem, é necessário conquistar a confiança delas com atitudes pró-ativas e conscientes, visando o bem estar e um bom atendimento. Confira agora algumas dicas que podem ajudar o seu estabelecimento:

Anuncie protocolos de segurança

A atitude fundamental que toda empresa e principalmente os restaurantes devem tomar para conquistar a confiança do público e atrair clientes, é seguir protocolos de segurança.

Apesar de isso parecer ser algo básico de se fazer, ainda existem muitos comércios e empresas que têm dificuldades em aceitar essas medidas.

Em alguns casos pode ser uma questão financeira, aliada ao modelo de negócio que não permite isso, mas em outros casos pode ser por pura irresponsabilidade mesmo.

O problema de não seguir os protocolos básicos de segurança é que, por mais que algumas pessoas não se importem, a grande maioria se sente mais segura sim.

Há toda uma questão psicológica muito grande que não pode ser ignorada. Não basta que um negócio seja seguro, é necessário traduzir isso em ações para atrair clientes.

As pessoas têm muito mais confiança de entrar em locais que transmitem segurança, e isso inclui coisas básicas como oferecer álcool gel e pregar o distanciamento.

Experimente cardápios por QR Code

Algo que os restaurantes podem investir para transmitir uma maior segurança são os cardápios QR Code, que além de serem mais eficientes, pregam o distanciamento.

Isso sem contar que o restaurante poderá economizar na contratação de garçons e na impressão de dezenas de cardápios que precisam ser renovados com cada novo prato.

Use métodos de pagamento contactless

Tradicionalmente, pagar por um serviço sempre esteve muito relacionado com o contato físico entre a pessoa que paga e quem recebe, ainda mais falando em dinheiro de papel.

No entanto, cada vez mais as pessoas usam menos dinheiro, então para atrair clientes pode ser interessante investir em aceitar pagamentos contactless, como:

  • Máquinas de cartão que aceitam pagamento por aproximação;
  • Carteiras digitais como Google Pay, PicPay e etc.
  • Métodos de transferências como PIX.

Aposte em um bom atendimento personalizado

O período de isolamento imposto pela pandemia fez com que as pessoas acabassem perdendo os benefícios do contato humano, inclusive separando muitas famílias.

Portanto, uma ótima forma de atrair clientes é investindo em um atendimento mais humanizado e personalizado, que faça as pessoas se sentirem acolhidas.

O fato é que oferecer um bom atendimento ao cliente sempre foi um grande diferencial que proporciona muita vantagem às grandes empresas. Agora isso é ainda mais importante.

Invista em soluções de delivery

Se as pessoas têm medo de ir até os restaurantes, então nada impede que os restaurantes vão até as pessoas, não é? É a hora a de investir em soluções de delivery.

A realidade é que nem todos os restaurantes tinham uma estrutura preparada de entregas. Todavia, o pós-pandemia basicamente exige que os restaurantes ofereçam essa alternativa.

E existem várias alternativas que podem ser utilizadas, como por exemplo:

  • Aplicativos de marketplace de restaurantes;
  • Investir em um aplicativo próprio do restaurante;
  • Oferecer atendimento telefônico e por aplicativo de mensagens;
  • Aceitar pedidos pelas redes sociais.

O ideal é que, quanto mais opções o restaurante oferecer aos consumidores, maiores serão as suas chances de conquistar e atrair clientes novos, como também reconquistar antigos.

Aumente sua presença online

A internet é uma ferramenta muito poderosa e ter o seu restaurante relacionado nos motores de busca pode ser o maior fator de sucesso.

O fato é que, por causa da pandemia, as pessoas começaram a passar mais tempo na internet, ou seja, é lá que estão a maioria dos novos possíveis clientes do seu restaurante.

Todavia, para atrair clientes que estão na internet e ser relacionado nos motores de busca, é necessário ter presença online. A presença online, por sua vez, significa o seguinte:

  • Ter perfis nas redes sociais;
  • Ter um endereço próprio;
  • Ser ativo e estar sempre se atualizando.

Vale ressaltar que presença online não se constrói da noite para o dia. Isso é um trabalho que deve ser feito diariamente, com investimento de tempo e estratégia.

Pós-pandemia: reestruture o seu restaurante

Por fim, é evidente que o pós-pandemia impôs uma realidade diferente. Os consumidores já não consomem da mesma forma e essa mudança de hábito só tende a se acentuar.

Se em um primeiro momento isso foi um grande problema para os restaurantes, chegou a hora de ver essa situação toda como uma forma de se reinventar e se reestruturar.

Para atrair clientes, o restaurante precisa se atualizar, se colocar como uma solução moderna e tecnológica, que transmite segurança, eficiência e credibilidade.

Uma excelente forma de fazer isso, começando a mudança de dentro para fora, é investindo em um bom sistema gestão para restaurantes, como o sistema da RCKY!

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