O natal no varejo é a época mais aguardada pelos lojistas, já que um grande número de consumidores vai às compras, em busca de presentes para familiares e amigos.
Não restam dúvidas, com o 13º salário girando na economia e as pessoas mais dispostas a presentear, as lojas contam com uma excelente oportunidade para alavancar suas vendas.
No entanto, o que muita gente não leva em consideração é que sem um bom planejamento, a temporada festiva pode não ter os resultados esperados, principalmente para aqueles que insistem em cometer os mesmos erros do ano anterior.
Para ajudar você a evitar erros que podem prejudicar o seu resultado de vendas no natal e até mesmo, a reputação do seu negócio, a RCKY decidiu separar algumas dicas. Vale a pena conferir!
1. Antecipe o planejamento
Um dos erros mais comuns entre os lojistas, é não se planejar ou deixar o planejamento do natal no varejo para a última hora.
Você precisa começar o quanto antes a traçar ações para o Natal. Uma boa estratégia para quem não sabe por onde começar, é identificar o que funcionou e o que não gerou resultado no ano anterior.
Não tenha dúvidas, o mundo do varejo está em constante evolução, e as tendências de consumo mudam rapidamente. Logo, ao antecipar-se você poderá:
- Identificar as últimas tendências do mercado;
- Ajustar o seu estoque para atender a demanda;
- Pensar em ofertas e estratégias de marketing.
2. Prepare e organize o seu estoque
Normalmente, o natal no varejo é marcado por um forte crescimento nas vendas. Sabendo disso, analise as tendências para esse ano, bem como o volume de vendas e produtos mais vendidos no ano anterior.
Com base na sua análise e em dados históricos, avalie o tamanho ideal do estoque para o período, incluindo uma lista de produtos que precisam ser comprados, com a sua respectiva quantidade.
Na sequência, entre em contato com os fornecedores para fazer suas cotações e efetivar os pedidos de compra.
Procure fazer isso com certa antecedência, já que em função da maior demanda, é natural que nessa época do ano os prazos de entrega aumentem.
Por fim, vale lembrar que o seu objetivo não é ficar com produtos encalhados, portanto, reforce o seu estoque para atender a demanda, mas evite exageros.
3. Ofereça ofertas e promoções atrativas
Durante o natal no varejo as vendas crescem. No entanto, em contrapartida, a competição entre as lojas fica mais acirrada, com promoções e ofertas para todos os lados.
Sendo assim, você vai precisar pensar em algumas estratégias para chamar a atenção do público. Procure investir em tudo o que estiver ao seu alcance para incentivar o consumo, incluindo:
- Promoções especiais;
- Ofertas com desconto;
- Parcelamento facilitado;
- Programas de fidelidade;
- Embalagens para presente.
Além disso, comunique as ofertas da loja para o período de natal ao público através das redes sociais e outros canais de comunicação, como o e-mail marketing.
4. Pense na experiência do cliente
A experiência do cliente possui um papel fundamental na experiência do cliente durante a temporada de natal. Sabendo disso, leve em consideração os seguintes pontos de atenção:
- Personalize a experiência de compra: Invista no treinamento da sua equipe, em ofertas especiais, atendimento rápido nos canais digitais e outras ações para personalizar a experiência de compra dos clientes.
- Ambiente festivo e acolhedor: O Natal é uma época de festa e alegria. Sendo assim, procure criar um ambiente festivo e acolhedor. Decoração temática, músicas natalinas e eventos especiais podem contribuir para uma atmosfera agradável.
- Agilize o atendimento: O processo de compra deve ser fácil e eficiente. Por isso, procure otimizar seu sistema de pagamento, investindo em soluções como o PDV Móvel, para agilizar o processo de checkout.
5. Monte uma vitrine atrativa
Montar uma vitrine atrativa é uma estratégia essencial para cativar a atenção dos clientes durante a temporada de natal no varejo.
Uma vitrine bem elaborada não destaca apenas os produtos, mas também conta uma história e cria uma atmosfera festiva.
Partindo desse princípio, confira essas dicas:
- Tema natalino da vitrine: Escolha um tema de Natal criativo que se alinhe à identidade da sua marca. Pode ser algo clássico, como “Noite de Natal Tradicional”, ou algo mais inovador.
- Iluminação: Use luzes suaves e quentes para transmitir a sensação acolhedora do Natal. Além disso, destaque pontos específicos da vitrine com luzes direcionadas para realçar detalhes importantes.
- Itens decorativos: Guirlandas, bolas ornamentais, laços e enfeites podem transformar uma vitrine, chamando a atenção do público para entrar na loja.
- Destaque promoções especiais: Destaque promoções e ofertas exclusivas para o Natal, incentivando o público a entrar na loja para aproveitar a oportunidade.
Não temos dúvidas, ao seguir essas dicas, o natal no varejo da sua loja tem tudo para ser um grande sucesso em vendas!
Conte com a RCKY para fazer do seu natal no varejo um sucesso!
Você precisa se preparar para o natal e contar com um sistema de gestão que suporte a alta demanda, evite a formação de filas e garanta a qualidade do atendimento ao cliente prestado pela sua loja.
Foi pensando em períodos de alta demanda como o natal, que a RCKY desenvolveu o PDV Móvel, uma tecnologia que chegou para ficar e vem revolucionando o mercado, eliminando filas e agilizando o atendimento aos clientes.
O PDV móvel é um terminal de vendas portátil, ou seja, um caixa que funciona na palma da mão, através de dispositivos como tablets e smartphones e maquininhas.
Essa solução é conectada ao seu sistema de frente de caixa através da rede wi-fi da loja, permitindo o processamento e recebimento de pagamentos de forma muito mais flexível e rápida, sem que o cliente precise enfrentar filas.
A RCKY é especializada em sistemas de gestão empresarial e possui soluções completas para lojas e redes de lojas de todos os tamanhos.
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