Descubra neste artigo, como conseguir as melhores condições de pagamento e os menores custos através de boas estratégias de negociação com fornecedores!
Você sabe como negociar com seus fornecedores e assim obter melhores condições para a sua empresa?
Uma negociação bem sucedida com fornecedores envolve uma série de estratégias importantes. Para descobrir quais são essas estratégias, e assim fechar excelentes negócios, não deixe de ler este artigo!
Defina seus objetivos e faça um planejamento
O primeiro passo antes de sair às compras e iniciar uma negociação com fornecedores é o planejamento. Portanto não saia por aí simplesmente comprando produtos para a sua empresa, saiba exatamente quando comprar e quanto pagar.
Iniciar uma negociação com fornecedores sem ter em mãos algumas informações, certamente não ajudará você e a sua empresa a fechar o melhor negócio. Sendo assim, vamos detalhar abaixo três informações essenciais para um processo de compras.
Quanto comprar
Você não deve em hipótese alguma iniciar uma negociação com fornecedores sem saber exatamente “quanto comprar”. Logo, tenha dados importantes a sua disposição, como a quantidade de cada produto em estoque, o estoque mínimo e estoque crítico de cada item.
Com informações precisas relacionadas a posição de cada item em estoque, você evita comprar mais do que a sua empresa realmente precisa, aliviando o fluxo de caixa e ao mesmo tempo não se deixando levar por “produtos empurrados” pelo fornecedor.
Quando comprar
Saber “quando comprar” também é essencial para uma negociação e processo de compras bem sucedido.
Para isso, também é importante ter um excelente controle de estoque. Sendo assim, recomendamos mais uma vez que você conheça dados precisos a respeito do estoque crítico e mínimo de cada produto.
Por falar nisso, você já ouviu falar em estoque mínimo e estoque crítico?
Estoque crítico: A quantidade crítica de produtos, ou estoque crítico representa o menor número aceitável de produtos em estoque, indicando uma necessidade urgente de compra para que não haja desabastecimento.
Estoque mínimo: Já o estoque mínimo indica a quantidade mínima de produtos em estoque para que haja um equilíbrio, não havendo riscos de desabastecimento e também comprometimento ao capital de giro e fluxo de caixa da empresa em virtude de produtos “encalhados” em estoque.
O ideal é que você não deixe para negociar com seus fornecedores quando o estoque de determinado produto já estiver em nível crítico, pois não haverá tempo hábil para buscar as melhores condições e preços.
Quanto pagar
Por fim, ao iniciar uma negociação com fornecedores, você também deve saber “quanto pagar”. Isso significa que você precisa ter em mãos informações sobre as finanças da empresa, a fim de entender qual a sua real capacidade de pagamento, evitando assim a inadimplência ou a formação de dívidas.
Outro aspecto importante relacionado a “quanto pagar”, diz respeito ao custo de compra que você considera justo e que fará a sua empresa mais competitiva.
Por isso, conheça os preços praticados pela sua concorrência, saiba também quanto sua empresa pagou nos últimos pedidos de compra e negocie os preços!
No final das contas, um desconto, por menor que seja, pode ajudar a sua empresa a ser mais competitiva, praticando preços melhores que seus concorrentes.
Priorize pagamentos à vista
Sempre que possível priorize e ofereça pagamentos à vista aos seus fornecedores. Por mais que parcelar possa parecer benéfico e importante para ajudar a manter o fôlego do fluxo de caixa, caso sua empresa tenha condições, priorize pagamentos à vista.
Em geral, quando a negociação com fornecedores é pautada em uma condição de pagamento à vista, torna-se mais fácil obter descontos e preços mais atrativos.
Sabe quando um cliente chegar a sua empresa e antes de fechar uma compra pergunta se possui desconto no pagamento à vista?
Faça o mesmo com os seus fornecedores. Deixe claro, que está disposto a realizar o pagamento total do pedido de forma imediata, desde que em contrapartida lhe seja concedido um desconto interessante.
Compre em grande quantidade
Outra estratégia muito utilizada em processos de negociação com fornecedores que costuma funcionar muito bem é a compra em grande quantidade.
Em geral, os fornecedores possuem interesse em vender grandes lotes de produtos e por isso oferecem condições mais interessantes para o comprador, nestes casos. Além disso, existe o fator frete, que acaba sendo diluído quando um maior lote de produtos é enviado para o cliente.
Por falar em frete, caso o seu fornecedor cobre algum valor extra a título de frete, vale a pena negociar em busca da isenção ou ao menos redução deste valor, principalmente quando se tratar de compras em grandes quantidades.
No entanto, fica um alerta, evite comprar uma quantidade de produtos muito superior à necessária apenas para obter descontos, afinal, é preciso ter cuidado com a saúde do fluxo de caixa da empresa.
Tenha cuidado também com a validade dos produtos para ter certeza de que haverá tempo suficiente para vender todo o estoque adquirido a tempo.
Construa um relacionamento de longo prazo
Apostar em um relacionamento de longo prazo também é uma boa estratégia de negociação com fornecedores. Por isso, ao encontrar um bom fornecedor procure construir uma parceria.
Possuir clientes recorrentes, clientes fidelizados que efetuam pedidos com frequência é um ótimo negócio para qualquer fornecedor. Sendo assim, com o interesse do fornecedor em manter uma parceria de longa data, negociar melhores preços e condições de pagamento acaba se tornando mais fácil.
Pense em alternativas
A negociação com seu fornecedor não evoluiu para o ponto que você gostaria? Então, tenha sempre outras alternativas.
O preço e as condições de pagamento oferecidas pelo fornecedor precisam ser bem analisadas.
Portanto, se você como comprador acredita que pode obter melhores condições no mercado, não finalize o pedido imediatamente, faça uma pesquisa por novas alternativas, cote preços e condições com outros fornecedores.
Após uma boa cotação de preços, caso consiga melhores condições, às informe ao seu fornecedor de preferência, usando essa informação como arma de negociação para obter melhores condições.
As chances do fornecedor cobrir a oferta da concorrência para não perder um cliente e uma venda são grandes.
Tenha em mãos informações sobre o seu histórico de compras
Por fim, sugerimos que antes de entrar em uma negociação com fornecedores você tenha em mãos dados relevantes sobre o seu histórico de compras.
Mostrar para o fornecedor que a sua empresa é um cliente recorrente e importante é uma excelente estratégia de negociação. Além disso, com base em informações de compras anteriores, você pode avaliar se o fornecedor em questão continua oferecendo o mesmo preço por cada produto.
No caso de um produto que teve o seu preço reajustado, questione o fornecedor em busca de descontos.
Gostou das nossas dicas relacionadas a negociação com fornecedores? Esperamos que sim!
Utilize todas as armas e estratégias de negociação a favor dos seus negócios e obtenha as melhores condições de compra!
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