Não há como negar que em tempos de crise, infelizmente, os pequenos comércios são os mais prejudicados.
Os desafios enfrentados são muitos, é verdade, mas isso não quer dizer que não existam estratégias para superá-los.
Afinal, buscando as dicas certas, é possível se adaptar e até mesmo crescer em meio à adversidade. Porém, obviamente, é necessário estar de olho nas novidades do mercado.
Sendo assim, no post de hoje, vamos dar algumas dicas que podem ser colocadas em prática por empreendedores que estão precisando de um empurrãozinho para transpor os obstáculos econômicos.
Confira!
1. Avalie as finanças como um todo
Antes de qualquer coisa, é importante avaliar qual o real cenário financeiro. Isso envolve analisar o seu fluxo de caixa, seus custos fixos e variáveis, sua margem de lucro e o saldo bancário.
Com base nisso, você poderá ter maior clareza quanto à sua capacidade de sobreviver a curto e longo prazo, a fim de identificar o quão preocupante é a situação.
2. Reduza custos do negócio
Depois de avaliar sua situação financeira, é hora de começar a cortar custos desnecessários. A medida pode incluir despesas com aluguel, energia, água, telefone e internet, por exemplo.
Caso tenha funcionários, considere reduzir a carga horária junto com os salários de forma temporária, tomando os devidos cuidados para manter a ética e não dar margem a nenhum tipo de exploração.
Tenha em mente que é importante ser criativo e buscar maneiras de economizar dinheiro sem comprometer a qualidade do seu negócio.
3. Explore novas fontes de receita para pequenos comércios
Em tempos de crise, pode ser necessário buscar novas fontes de receita para manter o seu negócio vivo.
Portanto, pense em alternativas como vender produtos ou serviços online, oferecer descontos para clientes fiéis, criar pacotes promocionais ou lançar novos produtos, por exemplo.
Procure oferecer soluções que já tenham a ver com o seu negócio, pois isso ajuda o cliente a associar sua marca ao novo serviço/produto.
Você pode até considerar oferecer serviços de entrega para atender a clientes que não podem ou não querem sair de casa.
4.Tenha um plano de marketing
O marketing de uma empresa jamais deve ser visto como apenas gasto, mas sim como investimento. A propósito, um investimento indispensável em qualquer tipo de situação, tanto para grandes quanto para pequenos comércios.
Não importa se o negócio tem ido bem ou mal, a divulgação sempre deve ser priorizada, pois é uma excelente maneira de impulsionar sua empresa, principalmente durante tempos difíceis.
Então, lembre-se de que o marketing é uma ferramenta poderosa para atrair novos clientes e manter os antigos engajados com a sua marca!
5. Estreite as relações com os clientes
Em tempos de crise, manter um bom relacionamento com seus clientes é ainda mais importante, pois cada venda perdida pode significar a ruína do empreendimento!
Por isso, seja transparente sobre sua situação financeira e como ela afeta o seu negócio, ofereça um excelente atendimento e mantenha as comunicações abertas e frequentes.
Seus clientes podem ser seus melhores aliados durante tempos difíceis e mantê-los satisfeitos pode ajudar a garantir a sobrevivência da sua marca.
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6. Recalcule a rota se for necessário
A sexta dica para que pequenos comércios consigam superar os momentos de crise envolve preparação!
Esteja atento, atualizado e, portanto, preparado para mudar e inovar nas suas abordagens, estratégias e operações. As dificuldades são inevitáveis, mas como você reage a elas pode ser decisivo.
Seja flexível e adaptável, esteja disposto a experimentar novas ideias e a mudar a direção do seu negócio quando necessário. Até porque, a inovação pode ser a chave para se manter ativo no mercado mesmo quando tudo vai bem.
7. Saiba pedir ajuda no momento certo
Se você está enfrentando dificuldades financeiras, não hesite em buscar ajuda. Existem muitas organizações que oferecem assistência financeira a pequenos comércios, como bancos comunitários e agências governamentais.
Tome o cuidado apenas de não sair por aí pedindo empréstimo sempre que a primeira crise surgir. Faça as contas, coloque tudo na ponta do lápis para não acabar criando uma grande dívida!
Além disso, considere procurar aconselhamento de outros empresários, mentores ou consultores de negócios experientes. Às vezes, uma perspectiva externa pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.
8. Faça parcerias com outras marcas
Parcerias com outras empresas podem ser uma excelente estratégia para aumentar a visibilidade e atrair novos clientes, especialmente para os pequenos comércios.
Sendo assim, procure por empresas que tenham uma base de clientes semelhante à sua e que ofereçam serviços ou produtos complementares aos seus, pois dessa forma uma marca acaba sendo o alicerce da outra.
Não tenha vergonha de interagir com outros empreendedores e sondar sobre como anda a concorrência. Trabalhando juntos, vocês podem criar ofertas especiais ou pacotes promocionais para incentivar as pessoas a fazer compras.
9. Fique de olho nas tendências
Para que seja possível superar um momento difícil, é fundamental estar atento às novidades que surgem no mercado, mesmo quando elas parecem não ter relação com o seu produto ou serviço.
Isso porque, com um pouco de adaptação, o tema que está em alta pode dar origem a uma nova ideia ou servir como “isca” em uma campanha publicitária, por exemplo.
Portanto, acompanhe as notícias, participe de fóruns e grupos de discussão e esteja sempre de olho nas mudanças de comportamento do consumidor. A partir daí, fica mais fácil compreender aquilo que faz sucesso e traçar estratégias assertivas.
10. Invista em um programa de gestão para pequenos comércios
Por fim, saiba que não importa qual o porte do seu negócio e nem como anda a economia, porque um bom programa de gestão será sempre indispensável ao sucesso de uma marca, seja ela, parte dos grandes ou pequenos comércios.
Logo, contar com um software moderno e compatível com o seu tipo de empreendimento evita muita dor de cabeça e, nas horas difíceis, ajuda a ter uma visão clara e detalhada do cenário empresarial.
Um bom programa de gestão otimiza as operações, integrando e identificando processos, organizando e apresentando informações, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
Além disso, é possível detectar possíveis riscos e ameaças, permitindo que a empresa tome medidas preventivas antes que se tornem problemas maiores.
Portanto, se você quer ter maior controle sobre todas as atividades e setores do seu negócio, não abra mão de um sistema realmente eficiente. A medida pode representar a superação de muitos obstáculos!