O número de empreendedores no Brasil não para de crescer, mas por falar em negócios, você sabe como montar ou já montou o seu plano de negócios?
Se por um lado temos números positivos que apontam para o crescimento do número de novas empresas, segundo o IBGE 6 em cada 10 empresas encerram suas atividades nos primeiros 5 anos de funcionamento. Mas, afinal por que isso acontece? Será que as ideias de negócios não são viáveis?
Certamente, a grande maioria das empresas que sobrevivem pouco tempo no mercado, não contavam com um plano de negócios bem estruturado. Diga-se de passagem, o estudo e a elaboração de um plano de negócios deve ser o primeiro passo a ser tomado por qualquer empresa.
O que é um plano de negócios?
O plano de negócios é um documento que organiza e estrutura uma empresa ainda no papel. Como o próprio nome diz, é nesse documento que deve estar todo o planejamento para a futura empresa. Nele constam informações como:
- Estudo de localização ideal e viabilidade do negócio;
- Planejamento financeiro e definição do investimento necessário para abertura do negócio;
- Estudo de concorrentes e definição do público alvo;
- Definição de estratégias de marketing;
- Definição de metas de curto a longo prazo;
- Dentre outras informações.
Com base em todos esses dados, o empreendedor deve montar o plano de negócios e planejar a sua empresa antes de efetivamente colocá-la em funcionamento.
Por onde começar a montar um plano de negócios?
Com tantas informações, talvez você esteja um pouco perdido, mas não se preocupe, vamos ajudar. Para isso, montamos um passo a passo com as etapas mais importantes de um plano de negócios. Leia atentamente e coloque em prática cada uma delas. Vamos lá?
1.Estudo de localização ideal e viabilidade do negócio
O estudo de viabilidade é sem dúvida o primeiro passo a ser dado para o planejamento de qualquer empresa. Estudar a viabilidade de um negócio, nada mais é do que, avaliar as reais possibilidades para que as ideias de negócio efetivamente saiam do papel e gerem resultados.
Logo, é preciso definir por exemplo, qual o melhor local para instalação do novo empreendimento e se existe uma possível demanda a ser atendida pelos serviços ou produtos prestados pela empresa ao público presente naquela região.
Para facilitar o seu entendimento, vamos esclarecer melhor esse ponto, por meio de um exemplo:
Suponhamos que você esteja planejando montar um minimercado, qual seria a melhor localização para o seu negócio, onde ele seria mais viável? Em uma zona industrial, ao lado de um grande e já estabelecido supermercado ou em um bairro residencial não atendido por uma grande rede de supermercados?
Certamente, a melhor opção seria o bairro residencial não atendido por uma grande supermercado, não é mesmo? Afinal, na zona industrial você não encontraria o seu público alvo e ao lado de um grande supermercado a concorrência seria grande demais.
Por outro lado, em um bairro residencial, sem grandes concorrentes, seu negócio tem muitas chances de crescer e gerar resultados consistentes, uma vez que seria possível unir uma boa demanda a ao mesmo tempo uma baixa concorrência.
2.Estudo de concorrentes e definição do público alvo
Por falar em concorrentes e público alvo, esses são dois aspectos super importantes e que também não podem ser deixados de lado em um bom plano de negócios.
Conhecer os concorrentes é um ponto essencial e muito importante para qualquer empresa. Logo, antes mesmo de entrar em funcionamento, elas precisam descobrir:
- Quem são os seus maiores concorrentes;
- Onde eles estão localizados;
- Quais os preços praticados;
- Quais os produtos e serviços comercializados;
- Quem são os seus fornecedores;
- Dentre outras informações.
Conhecer informações a respeito dos concorrentes, certamente será importante para ajudar você a conhecer melhor o mercado e até mesmo obter informações importantes para estruturar a nova empresa para concorrer com aquelas que já estão estabelecidas no mercado.
Mas, apenas estudar os concorrentes não é o suficiente. É preciso também, que a empresa defina, conheça e saiba exatamente quem é o seu público-alvo, ou seja, aquele grupo de pessoas que se pretende alcançar e que possuem grandes chances de se tornarem um cliente do negócio.
A definição do público alvo no plano de negócios será importante até mesmo para ajudar você a desenhar as estratégias de comunicação, divulgação e marketing do novo negócio.
3.Planejamento financeiro e definição de investimentos
Planejar financeiramente um negócio, é muito importante para que lá na frente tudo saia conforme o esperado. Para isso, é preciso definir qual o capital disponível para investir na nova empresa e quais serão os custos para colocar e manter a empresa em funcionamento até que ela comece efetivamente a gerar lucros.
No planejamento financeiro, leva-se em consideração o investimento necessário para montar toda a estrutura do negócio, como por exemplo:
- Aluguel ou compra de um ponto comercial;
- Reformas;
- Aquisição de mobiliário e equipamentos;
- Contratação de funcionários;
- Dentre outras despesas.
Tudo deve estar descrito detalhadamente no plano de negócios, evitando assim, quaisquer imprevistos na área financeira que possam comprometer o negócio.
4.Definição de estratégias de marketing
Após realizar o estudo de localização, viabilidade e concorrência, definir o público alvo e planejar as finanças da nova empresa, é hora de definir quais serão as estratégias de marketing adotadas.
As estratégias de marketing serão fundamentais para que o novo negócio, se torne conhecido e alcance o público desejado, gerando negócios, resultados e consequentemente lucros.
Esquecido por muitos empreendedores, o marketing nem sempre recebe a atenção que merece, o que fatalmente é um grande erro. Afinal, como diria o ditado popular: “A propaganda é a alma do negócio!”
5.Definição de objetivos e metas de curto a longo prazo
Por fim, destacamos ainda, a importância da definição de metas de curto a longo prazo já no plano de negócios.
As metas e os objetivos são essenciais para medir a eficiência de qualquer negócio, são elas que dirão onde os negócios podem e devem chegar e onde eles estão no momento, ajudando o empreendedor a tomar decisões e contar com um norte, um caminho a seguir.
E então, você já elaborou o plano de negócios da sua empresa? Ainda não? Então não deixe de aproveitar todas as dicas listadas aqui nesse conteúdo. Continue também acompanhando o blog da RCKY, aqui você sempre encontra novidades e informações importantes para a gestão dos seus negócios!
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