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Gestão de preços: 5 técnicas infalíveis + dicas para superar a concorrência

A gestão de preços merece atenção especial na condução de uma empresa, afinal, se por um lado um preço muito alto pode afastar os clientes, por outro lado, um preço muito baixo pode prejudicar a margem de lucro e o equilíbrio financeiro do negócio.

Diante da importância do assunto e das dúvidas que os empresários encontram na hora de realizar a precificação ideal, a RCKY decidiu preparar um conteúdo completo para tratar do tema.

Continue conosco para conhecer 5 técnicas para uma precificação inteligente e conferir dicas para superar a concorrência nesse importante quesito.

5 técnicas para gestão de preços e precificação de produtos

A gestão de preços e precificação de produtos é uma tarefa de grande importância, pois não está relacionada apenas a cobertura de custos, mas também a competitividade no mercado e os objetivos de lucro da empresa.

Existem diversas estratégias de precificação, e a escolha muitas vezes depende do tipo de produto, mercado-alvo e objetivos da empresa.

Na sequência, vamos apresentar cinco formas de precificação com exemplos numéricos, para melhor compreensão.

1. Precificação baseada em custo (markup)

Na precificação baseada em custo, a empresa determina o preço do produto somando o custo unitário do produto a uma margem de lucro pré-determinada.

Exemplo: Um produto custa R$ 50,00 para ser adquirido no fornecedor e a empresa deseja adicionar sobre ele, uma margem de lucro de 70%.

  • Sendo assim, o preço de venda será de R$ 50,00 + (R$ 50,00 x 0,70) = R$ 85,00.

É claro que esse é um exemplo básico, afinal, um bom gestor não deve considerar apenas o preço de custo do produto para precificar.

Na prática, é necessário e recomendado, levar em consideração outros custos do negócio, como aluguel, água, luz, folha de pagamento e impostos.

2. Precificação de penetração de mercado

Na precificação de penetração de mercado, a empresa define um preço inicial reduzido para um novo produto, visando ganhar uma grande participação de mercado rapidamente.

Por sua vez, após ganhar reconhecimento e lealdade dos clientes, conquistando a fatia desejada do mercado, o preço pode ser ajustado.

Exemplo: Um novo smartphone é lançado no mercado a um preço de R$ 1.000,00 mesmo com concorrentes vendendo produtos com características semelhantes a R$ 1.500,00.

No entanto, após conquistar uma boa parcela de participação no mercado, o produto pode ter o seu preço reajustado e igualado ao da concorrência.

3. Precificação pelo método skimming

Na precificação baseada no método skimming a empresa define um preço inicialmente alto para um novo produto, aproveitando-se dos consumidores dispostos a pagar mais por novidades.

Por sua vez, à medida que o mercado se satura, seja em função de queda na demanda ou no crescimento da oferta de produtos semelhantes, devido a entrada de concorrentes, os preços são reduzidos.

Exemplo: Uma nova TV de alta tecnologia é lançada no mercado com o preço de venda fixado em R$ 4.000,00. No entanto, após alguns meses, o preço cai para R$ 3.800,00 e um ano depois, para R$ 3.500,00.

4. Precificação baseada em valor

No método de precificação baseada em valor, o preço é determinado pela percepção de valor do cliente, e não pelos custos reais do produto.

Exemplo: Uma bolsa de grife pode custar apenas R$ 100,00 para ser produzida, mas é vendida por R$ 2.000,00 porque os clientes percebem valor na marca e no status que o produto proporciona.

5. Precificação competitiva

Por fim, na precificação competitiva, o preço é determinado levando em consideração o que os concorrentes estão cobrando.

Exemplo: Se a média de preço de smartphones similares no mercado é de R$ 1.000,00 a empresa pode decidir precificar seu produto a R$ 990,00 para ser ligeiramente mais competitiva.

Na prática, a estratégia de precificação escolhida pode variar ao longo do ciclo de vida de um produto ou entre diferentes segmentos de mercado.

Além disso, vale destacar que muitas empresas utilizam uma combinação dessas estratégias dependendo de sua situação e objetivos.

Dicas de gestão de preços para superar a concorrência

Superar a concorrência na gestão de preços pode ser um desafio. No entanto, existem algumas estratégias de precificação poderosas, quando utilizadas corretamente.

Para ajudar você a precificar de forma inteligente e sair na frente dos seus concorrentes, separamos algumas dicas. Confira!

Entenda seus custos:

Analise a concorrência:

  • Estude os preços dos concorrentes regularmente para entender se o valor que você está cobrando é realmente o mais adequado.
  • Considere usar ferramentas ou serviços de monitoramento de preços para manter-se atualizado sobre as mudanças no mercado.

Perceba o valor:

  • Em vez de competir apenas em preço, concentre-se em oferecer mais valor ao cliente.
  • O valor pode vir na forma de melhor qualidade, serviço superior, garantias mais longas ou bônus adicionais.

Precificação dinâmica:

  • Adote uma estratégia de precificação dinâmica, onde os preços são ajustados com base em variáveis como demanda, comportamento do consumidor ou atividades dos concorrentes.

Descontos estratégicos:

  • Use descontos temporários ou promoções para atrair clientes. No entanto, use esta técnica estrategicamente, para não desvalorizar seu produto ou serviço.
  • Os descontos em pacotes ou a oferta de produtos complementares a preços reduzidos podem incentivar compras maiores.

Garantia de preço:

  • Prometa (e cumpra) uma garantia de que se os clientes encontrarem um preço mais baixo para um produto idêntico, você igualará ou superará esse preço.

Ao adotar essas estratégias de forma inteligente, você tem chances reais de superar a concorrência e posicionar a sua loja em condição de destaque.

Conte com o sistema de gestão da RCKY

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Gerenciar a precificação dos seus produtos pode parecer uma tarefa desafiadora. No entanto, uma solução inovadora está aqui para simplificar esse processo para você!

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