Preparar seu e-commerce para este começo de ano de 2022 é fundamental caso você não queira ficar para trás com a crescente concorrência.
Mas a questão é se você já sabe o que precisa ser feito para deixar o seu e-commerce pronto para lidar com todas as novas tendências que estão definindo o mercado digital.
Com isso em mente, a RCKY escreveu hoje sobre como preparar seu e-commerce neste início de ano e conseguir obter resultados ainda melhores ao longo do ano.
Invista em atendimento omnichannel
Muitos empreendedores não sabem muito bem o que quer dizer omnichannel. Já outros acreditam que significa apenas oferecer vários canais de atendimento ao cliente.
Na realidade o atendimento omnichannel de fato precisa que a empresa seja capaz de atender o seu cliente usando diferentes ferramentas e canais.
Isso, no entanto, é o básico. Um verdadeiro atendimento omnichannel consiste em manter uma experiência de compra e comunicação consistente.
Em outras palavras, se o cliente iniciar sua compra no site da empresa e depois quiser ir para o whatsapp, a compra poderá ser feita sem problemas, continuando de onde parou.
Isso significa que preparar seu e-commerce para oferecer um atendimento omnichannel irá requerer tecnologia, como chatbots, investimento e treinamento.
Ofereça todas as formas de pagamento possível
Algo que é necessário fazer para preparar seu e-commerce para o ano que está começando, é investir nas formas de pagamento oferecidas ao cliente.
A maioria das lojas online já oferecem por padrão a possibilidade de o cliente pagar com o seu cartão de crédito à vista ou parcelado. Mas considere também:
- Cartão de débito;
- Boletos bancários;
- Vale alimentação;
- Vale refeição;
- Pagamento com dois cartões;
- PIX.
Uma ideia interessante, inclusive, é oferecer um desconto aqueles que preferirem pagar usando PIX, já que se trata de uma transferência instantânea e sem taxas.
Outra forma de pagamento que você pode considerar para o seu e-commerce são as criptomoedas. Apesar de elas terem um uso mais restrito, a tendência é se popularizarem.
Aposte no mobile commerce (m-commerce)
As chances são de que, se você tem um e-commerce, muitos dos seus clientes acessam a sua loja pelo celular. E a tendência é que esse hábito se torne cada vez mais comum.
No entanto, ser capaz de ver o seu e-commerce pelo celular não é o suficiente. Os seus clientes precisam ter uma experiência de compra adequada e de qualidade.
Preparar seu e-commerce para o ano que está começando significa investir em uma loja virtual no qual os consumidores consigam acessar pelos smartphones e comprarem.
Quando acessado por um smartphone, a página do seu e-commerce deve ter qualidade, ser bem-feita com um bom design e ser otimizada para aparelhos móveis.
De acordo com pesquisas recentes, quase 70% do varejo online é feito na modalidade m-commerce, portanto sua loja online deve ser capaz de captar esses clientes.
Crie uma experiência de compra personalizada
Cada vez mais as pessoas têm dado mais prioridade a um bom atendimento que seja humanizado, no qual elas são tratadas como pessoas de verdade.
Isso também é possível com um e-commerce, contanto que o atendente se preocupe em entender as dores do cliente ao invés de simplesmente tentar empurrar o produto mais caro.
Investir tempo conversando com o consumidor, fazendo perguntas, o chamando pelo nome e sendo educado ao longo de todo o processo é uma forma de preparar seu e-commerce.
No entanto, é difícil ser igualmente atencioso com todos, ainda mais se o fluxo for muito grande. Nesses casos, a melhor solução é usar um chatbot.
Faça investimento em estímulos visuais
Você precisa preparar seu e-commerce com estímulos visuais. Isso significa ter imagens bonitas e de boa qualidade que representem bem o seu produto.
Isso não é tudo, pois também é possível investir em outras soluções interessantes e que estão ficando cada vez mais comuns. Como por exemplo:
- Imagens e vídeos em 360º: Esse tipo de vídeo e imagem mostra o produto em um espaço tridimensional, sendo possível ter uma melhor noção do seu tamanho;
- Tecnologia RV: A realidade virtual é uma ótima forma de ver os produtos projetados no mundo real por meio de fotos 3D ou outros estímulos;
- Busca por imagem: A maioria dos grandes buscadores permitem pesquisa por imagem, e isso se tornará tendência nos e-commerces também.
Instale chatbots para preparar seu e-commerce
Já mencionamos os chatbots neste texto, mas é necessário entender que eles podem se tornar obrigatórios em poucos anos.
Chatbots não apenas facilitam a comunicação com vários clientes de forma simultânea, eles também são capazes de aprender com as respostas e se aprimorar.
Outras utilizações de um chatbot são:
- Tirar dúvidas dos clientes sobre determinados produtos;
- Processar reclamações ou comentários;
- Operacionalizar pesquisas de opinião sobre diversos temas;
- Entre várias outras utilizações.
A melhor parte é que como essa tecnologia tem se popularizado bastante, é possível encontrar opções de chatbot bastante econômicas.
Mas não pense que isso significa que o seu chatbot será igual aos outros. Na realidade é perfeitamente possível personalizar um chatbot para ser único.
Pague anúncios para divulgar sua loja
Por fim, para preparar seu e-commerce de forma adequada para o novo ano é fundamental colocar nos planos um investimento em propaganda.
Com a internet tornou-se bastante fácil e prático investir em marketing. Os resultados são muito mais certeiros e o investimento é bem menor, comparado ao marketing tradicional.
As principais ferramentas que você precisará utilizar, são:
- Google Ads: A ferramenta para veicular propagandas diretamente no Google, com grande alcance de público;
- Facebook Ads: Pertencente ao Facebook, ela serve tanto para essa rede social quanto para o Instagram.
Outras ferramentas complementares também podem ser úteis para analisar e verificar as métricas e as taxas de sucesso e conversão dos anúncios.
Por outro lado, pode ser interessante contratar um profissional ou uma agência para cuidar dessa parte. A sinergia entre um e-commerce e propagandas pagas é muito alta.
Agora nos diga se você gostou desse conteúdo! Aprendeu como preparar seu e-commerce para começar 2022 do jeito certo? Se você gostou, te convidamos a conhecer o sistema de gestão da RCKY, que irá otimizar ainda mais as suas vendas no novo ano.