Vendas

Como aumentar a produtividade da equipe no seu negócio

Cada vez mais as empresas precisam encontrar formas de aumentar produtividade da sua equipe. A velocidade com que o mundo anda, exige mais agilidade nos processos.

Entretanto, existem muitas formas diferentes de ser uma empresa mais produtiva, o que pode deixar os empreendedores um pouco confusos sobre como agir.

Pensando nessa necessidade tão básica, vamos falar nesse texto sobre formas interessantes de se obter uma maior produtividade com a sua equipe e faturar mais.

Defina metas e objetivos

Não existe produtividade que comece se não houver metas e objetivos possíveis de serem alcançados. Esses objetivos podem ser diários ou mensais.

Alguns exemplos comuns:

  • Número de vendas que precisam ser feitas;
  • Valor do faturamento que tem que ser alcançado;
  • Atingir uma nota específica na avaliação feita por clientes;
  • Número de clientes atendidos;
  • Quantidade de produtos vendidos ou serviços comercializados.
  • Dentre outros.

Essas metas para aumentar produtividade, por sua vez, precisam estar em consonância com o modelo de negócios da empresa e a sua realidade.

A pior coisa que um administrador pode fazer é estabelecer metas irrealistas ou impossíveis de serem alcançadas e depois se frustrar e descontar na sua equipe.

Uma conduta irresponsável como essa muito provavelmente só acabaria afetando ainda mais a produtividade dos colaboradores, afetando negativamente a empresa.

Use o auxílio de indicadores de produtividade

Algo que pode ajudar bastante e que é um complemento direto das metas e objetivos, são os indicadores de produtividade que a administração pode estabelecer.

O fato é que cada pessoa é diferente e funciona de forma diferente, oferecendo habilidades e aptidões que são mais adequadas para situações e circunstâncias específicas.

Empregar um determinado colaborador em uma área na qual ele não consiga se sobressair naturalmente pode ter graves consequências, incluindo uma incidência maior de erros.

Isso sem contar que esse funcionário pode acabar sendo demitido sem que ele tenha tido a chance de mostrar como ele poderia ser produtivo nas condições adequadas.

Por isso que, se o objetivo é aumentar produtividade, é necessário fazer uso de indicadores que guiam o administrador e o ajudam a gerenciar os seus recursos humanos.

Automatize tarefas repetitivas

Todo negócio possui rotinas e tarefas que são feitas quase todos os dias da mesma forma, sempre repetindo o mesmo processo de forma robótica.

Esses tipos de processos repetitivos, por sua vez, podem ser automatizados com o uso de tecnologia, gerando uma economia de tempo e recursos financeiros bem grandes.

Independente de qual for o ramo de negócios da sua empresa, certamente existe uma forma de aumentar produtividade usando o auxílio da tecnologia.

Alguns exemplos comuns:

  • Usar um sistema de gestão para automatizar processos de venda;
  • Oferecer métodos de pagamento por aproximação;
  • Fazer uso de soluções de autoatendimento;
  • Investir em chatbots para responder às dúvidas mais frequentes;
  • Entre outras possíveis soluções.

Preze por um bom ambiente de trabalho

Não há nada que contribua mais para aumentar a produtividade da equipe do seu negócio que um ambiente de trabalho que inspira os seus colaboradores.

Isso, por sua vez, é algo que precisa ser implementado pela empresa por meio da sua cultura. Ela precisa definir uma visão e regras de conduta.

Quando não existem regras explícitas e os funcionários ficam livres para atuarem da forma que quiserem, isso pode gerar conflitos internos e criar um ambiente tóxico.

Também é muito importante evitar o seguinte:

  • Uma administração que não está em harmonia com as diretrizes passadas aos funcionários;
  • Um local de trabalho que não tem zelo com a sua higiene e manutenção de sua estrutura;
  • Incapacidade de ouvir o feedback dos colaboradores, que pode ser muito valioso para melhorar a empresa.
  • Dentre outras questões.

Invista em treinamentos e qualificações

Uma das melhores formas de aumentar produtividade da sua equipe é investindo na sua profissionalização. Funcionários desqualificados são menos produtivos.

Para investir em profissionalização, existem diversas alternativas. Como por exemplo:

  • Plano de carreira meritocrático que recompensa o conhecimento;
  • Custear cursos livres ou de atualizações sobre o mercado e o ramo que a empresa trabalha;
  • Oferecer ajuda nos custos de uma porcentagem da graduação ou especialização de um funcionário.

No entanto, vale destacar que conhecimento não é tudo. Também é muito importante investir em treinamentos de fato, para que os colaboradores saibam se virar no dia-a-dia.

Na realidade, um dos principais erros que toda empresa pequena comete, é não possuir um programa de treinamentos eficiente, deixando o funcionário novo perdido e até improdutivo.

Priorize uma boa comunicação

Comunicação é tudo. Quantos erros não poderíamos evitar simplesmente nos comunicando de forma adequada e clara quanto ao que queremos das pessoas?

Em uma empresa funciona da mesma forma. Ter uma boa comunicação com os colaboradores é algo que pode contribuir muito para aumentar a produtividade.

Nem sempre a equipe entende muito bem quais são as exigências e necessidades da empresa, ou aquilo que os superiores estão querendo.

Por isso, se comunicar com clareza é tão valioso, pois isso evita erros e frustrações, o que por sua vez colabora para um ambiente mais leve e produtivo.

Quando uma empresa não consegue se comunicar de forma clara, o que acontece é a geração de insatisfação por todas as partes envolvidas, gerando graves consequências.

Aprenda a dar feedbacks

Por fim, um dos pontos mais importantes: o feedback. Não há como uma equipe aumentar a sua produtividade se ela não souber como está o seu desempenho.

A questão é que nem sempre os colaboradores podem estar desempenhando um bom papel, ou mesmo cumprindo suas tarefas corretamente.

Nesses casos, é necessário passar um feedback que tenha o objetivo de colaborar para a otimização dos serviços do colaborador para com a organização.

Entretanto, muitos responsáveis por isso, acabam não sabendo como informar feedbacks construtivos e acabam piorando ainda mais a situação.

Um bom feedback é dado em particular, sempre fazendo uma avaliação serena e realista, indicando os pontos de melhoria e onde o colaborador está se destacando melhor.

Gostou desse conteúdo? Então entre em contato com a RCKY e dê uma olhada no nosso sistema de gestão que irá contribuir muito para aumentar a produtividade do seu negócio.

Conheça as nossas soluções e assista uma demonstração sem compromisso!

melhorar equipe vendas, produtividade equipe, treinamento vendas, venda mais
Post anterior
Maquininha de cartão: 5 dúvidas mais comuns na hora de contratar
Próximo post
Vendas de Natal: 10 dicas para a sua loja aproveitar esta data e faturar mais
Receba novos conteúdos por e-mail semanalmente

    Leia também