Você já pensou em abrir adega? Muitas pessoas já consideram essa possibilidade. Entretanto, muitos também consideram abrir uma padaria ou um mercadinho.
Se você tivesse que escolher entre adega, padaria ou mercadinho, qual você escolheria? Você consegue analisar qual dessas opções é de fato melhor?
Pensando nisso, a RCKY decidiu hoje explorar as principais vantagens e desvantagens de quem pensa em abrir um destes negócios. Acompanhe para entender melhor!
Adega, padaria ou mercadinho: Qual o mais lucrativo?
Existem pessoas que pensam que abrir adega é mais lucrativo do que uma padaria ou um mercadinho. Mas será que isso é 100% correto de se afirmar? Na realidade, depende.
Considere que as adegas são negócios que requerem menos investimento do que uma padaria ou um mercadinho, ainda mais por ter uma cartela de produtos homogênea.
Por outro lado, isso não significa necessariamente que o seu lucro será maior. Basta lembrar que as padarias, por exemplo, são um dos tipos de negócios mais numerosos.
Em cada bairro ou mesmo quadra é possível contar com pelo menos uma padaria. Na maioria das vezes há até mais do que isso. Trata-se de um negócio consolidado.
Inclusive, aqui no Brasil estão algumas das melhores padarias do mundo, sabia? Trata-se, no fim do dia, de um tipo de empreendimento bastante sólido e seguro.
Quanto aos mercadinhos, estes vêm se tornando uma tendência recentemente. Isso porque as pessoas estão cada vez mais querendo resolver tudo dentro dos seus bairros.
Mercadinhos então, conseguem encontrar um público cativo e que pode estar até disposto a pagar mais para ter um pouco de comodidade.
O que é preciso para abrir adega?
Para montar uma adega será necessário fazer os seguintes investimentos:
- Ter uma localização com pelo menos uns 50m², contemplando balcão de atendimento, caixa, área de exposição dos produtos, escritório e depósito;
- De preferência investir e um ambiente planejado, arejado, limpo e seguro que exponha o mostruário de produtos com gôndolas e prateleiras;
- Equipamentos de climatização para poder guardar os vinhos e outras bebidas de forma adequada.
O valor do investimento para abrir adega, inicialmente, pode girar em torno de 35 mil reais. O que inclui todos os equipamentos, móveis e o estoque inicial.
Porém se estivermos falando, de um modelo mais simples de negócio, como as chamadas: Adegas de bairro, este valor por diminuir e muito…
Principalmente se este empreendedor, não precisar arcar com aluguel, e iniciar o negócio, em um pequeno espaço, utilizando por exemplo, a própria garagem de sua residencial…
Vantagens de uma adega
- Requer um baixo investimento inicial;
- Possui uma audiência cativa e uma boa saída de produtos;
- Está se tornando cada vez mais popular;
- Pode trabalhar exclusivamente com entregas.
Desvantagens de uma adega
- Baixa variedade de itens à disposição;
- Grande concorrência de outras adegas ou estabelecimentos.
O que é preciso para abrir uma padaria?
Para abrir uma padaria pode ser interessante reservar um espaço de pelo menos uns 80m². Isso é claro pensando em um ambiente completo e funcional.
Uma padaria precisa de espaço para exposição de produtos, espaço para atendimento ao cliente, área para recepção e também depósito de matéria prima e local para administração.
Também será necessário fazer um grande investimento em uma série de equipamentos, tanto administrativos quanto para a estrutura e funcionamento da padaria.
Sim, porque diferente de abrir adega, abrir uma padaria requer bem mais investimento. Alguns itens que são necessários:
- Amassadeira;
- Armário e esteira;
- Balança digital;
- Balcões;
- Batedeira profissional;
- Balcões refrigeradores;
- Cilindro;
- Computador
- Câmara de crescimento;
- Mesa de inox;
- Modeladora;
- Divisoras de colunas;
- Fôrmas;
- Fornos;
- Resfriador;
- Fatiadeira;
- Máquina para cortar frios;
- Geladeira;
- Freezers verticais;
- Impressora;
- Máquina de cartão;
- Entre outros.
Claro que tudo irá depender da padaria. Algumas podem requerer equipamentos diferentes e mais específicos em razão do modelo de negócios. O investimento pode variar de 30 mil a 100 mil reais.
Vantagens de uma padaria
- É um negócio com um grande público cativo;
- Pode ter um nível de faturamento grande;
- Consegue atender a diferentes públicos e até ter um nicho.
Desvantagens de uma padaria
- É necessário um investimento inicial maior;
- Sofre de uma grande concorrência, ainda mais em cidades grandes;
- O controle de estoque precisa ser mais aprimorado.
O que é preciso para abrir um mercadinho?
Por fim, quem quer abrir um mercadinho deve antecipar um investimento médio entre 10 mil e 20 mil reais, tratando-se de um mercadinho pequeno e sem muita variedade.
Isso porque este valor considera apenas a aquisição de equipamentos, a estrutura, o local e o estoque de mercadorias. Porém, este valor pode variar com o tamanho e o local.
Também é muito importante procurar por um bom ponto comercial para alugar ou comprar, que possua um bom movimento e seja de fácil acesso para as pessoas.
Inclusive, um grande diferencial para atrair clientes é possuir um estacionamento. Mas, considere outros gastos, como com expositores de produtos, prateleiras e freezers.
Vale ressaltar que um mercadinho pode tanto ter uma variedade pequena de itens, quanto ter uma grande variedade.
Algumas categorias que podem ser atendidas, são:
- Produtos de limpeza;
- Produtos de higiene pessoal;
- Alimentos não perecíveis;
- Alimentos perecíveis enlatados/embalados;
- Bebidas;
- Produtos para pets;
- Hortifrúti e carnes.
Vantagens de um mercadinho
- Consegue atrair um público muito variado de pessoas;
- O investimento não precisa ser tão alto para começar;
- Possui estabilidade de vendas ao longo do ano inteiro;
- Pode usufruir de datas especiais para promoções.
Desvantagens de um mercadinho
- O controle de estoque deve ser muito bem feito;
- Pode ser difícil se diferenciar da concorrência;
- Investimento maior do que o de abrir adega.
É melhor abrir adega, padaria ou mercadinho?
Depois de analisar os três negócios, você deve estar se perguntando qual deles é a melhor opção para iniciar um empreendimento, não é? E a resposta é: depende.
Sim, porque a questão é o plano de negócios. Se o empreendedor tiver uma estratégia bem definida, qualquer um dos três negócios pode ser muito bem-sucedidos e lucrativos.
O que você deve levar em consideração também, é em qual destes negócios, seu perfil se adaptaria melhor.
Gostou deste conteúdo? Então aproveite para colocar o blog da RCKY na sua lista de favoritos para poder sempre acompanhar as nossas postagens.