Automação e Tecnologia, Vendas

Quick Commerce: Como mercados de bairro estão se destacando com a ajuda da tecnologia

Você sabe o que é Quick Commerce e como os mercados de bairro estão se destacando com a ajuda dessa estratégia e o uso inteligente da tecnologia?

Reserve alguns minutos para leitura desse artigo e descubra como a implementação dessa solução pode potencializar de forma muito significativa o volume de vendas do seu mercado local.

Você não precisa competir diretamente com as grandes redes varejistas de supermercados. Na prática, tudo o que você precisa fazer para atrair os consumidores locais, é oferecer um diferencial que atenda às necessidades desse público-alvo.

Você vai entender melhor o que estamos querendo dizer, ao acompanhar o conteúdo até o final. Vale a pena conferir!

O que é Quick Commerce?

O Quick Commerce é uma abordagem inovadora de comércio que visa fornecer produtos aos consumidores de maneira extremamente rápida e eficiente.

Diferentemente do comércio eletrônico tradicional, em que as entregas podem levar dias, o Quick Commerce tem como objetivo, entregar produtos aos clientes em questão de horas ou minutos.

Quando aplicada da forma correta, integrando um bom software para gestão dos pedidos e uma logística de entrega eficiente, esse tipo de estratégia se torna um importante diferencial para mercados de bairro que desejam vender mais.

Mercados de bairro como protagonistas

Recentemente, começamos a observar um movimento, onde alguns mercados de bairro estão se destacando como protagonistas no cenário do Quick Commerce.

Na prática, isso acontece, pois ao contrário dos supermercados e atacadistas, os mercados locais possuem a vantagem de estar dentro dos bairros, ou seja, fisicamente mais próximos dos consumidores.

Essa proximidade permite que os estabelecimentos consigam fazer entregas ultrarrápidas e, com isso, forneçam uma experiência de compra altamente conveniente.

Quais as vantagens do Quick Commerce para mercados de bairro?

O Quick Commerce é uma solução que oferece vantagens importantes para os mercados de bairro, impulsionando o crescimento e a competitividade desses estabelecimentos.

Dentre as vantagens mais notáveis, podemos destacar:

Entregas rápidas e eficientes

  • O Quick Commerce se destaca pela entrega ultrarrápida, muitas vezes em questão de minutos.
  • Na prática, isso proporciona uma experiência de compra extremamente conveniente para os consumidores, superando a velocidade oferecida por grandes concorrentes.

Conveniência para o consumidor

  • A capacidade de entregar produtos atende à demanda crescente dos consumidores por conveniência.
  • Com a vida moderna, as pessoas valorizam a rapidez e a facilidade nas compras do dia a dia, o que se traduz em maior satisfação do cliente.

Preservação da identidade local

  • A integração dos mercados de bairro ao modelo Quick Commerce, permite que esses estabelecimentos ganhem uma importante vantagem competitiva, preservando sua existência e garantindo sua continuidade
  • Mercados locais precisam ser únicos, e oferecer diferenciais, como agilidade e atendimento humanizado, buscando a proximidade com o seu público-alvo.

Maior eficiência operacional

  • A automação e otimização de processos relacionada ao Quick Commerce é importante para uma melhoria da eficiência operacional dos mercados de bairro.
  • O investimento em ferramentas e tecnologia, reduz custos operacionais, melhora a gestão do negócio e aumenta a lucratividade.

Não tenha dúvidas, o Quick Commerce beneficia significativamente os mercados de bairro, posicionando-os de maneira estratégica para atender às demandas do mercado moderno e competir de maneira eficaz em um cenário varejista que está em constante evolução.

Como implantar o Quick Commerce em mercados de bairro?

Implantar o Quick Commerce no seu mercado de bairro e aumentar as vendas, pode ser muito mais fácil do que você imagina. Confira nossas dicas!

1. Escolha um canal para receber os pedidos

Para começar, a primeira coisa que você precisa fazer é escolher e estruturar um canal para receber os pedidos, dentre as opções, podemos destacar:

O canal escolhido para receber os pedidos deve ser de fácil acesso e intuitivo, para que os clientes ganhem tempo e o mercado consiga atender e gerenciar os pedidos com eficiência.

    2. Investimento em um software de gestão eficiente

    Para que você consiga entregar a agilidade característica do Quick Commerce, é muito importante contar com um sistema de gestão empresarial preparado para lhe oferecer esse tipo de suporte.

    O sistema da RCKY por exemplo, é uma solução superintuitiva, que oferece recursos como:

    • Integração com o iFood;
    • Controle e gestão de estoque;
    • PDV fixo e móvel para registro dos pedidos;
    • Integração com diferentes meios de pagamento;
    • Emissão rápida de cupons fiscais.

    Com o apoio do nosso software de gestão para mercados locais, você terá tudo o que precisa para receber, registrar os pedidos e despachar as mercadorias no menor espaço de tempo possível.

    3. Monte uma logística de entrega eficiente

    Para garantir a agilidade nas entregas que o Quick Commerce exige, você precisará contar com uma logística eficiente, o que inclui:

    • Profissional para separação dos produtos: Desloque ao menos um colaborador para ficar responsável por receber os pedidos, responder os clientes, separar os produtos e registrar as saídas no caixa.
    • Equipe de motoboys: Comece com um ou dois motoboys e à medida que o fluxo de pedidos aumentar, contrate outros profissionais para conseguir manter a agilidade das entregas.
    • Defina uma área de atendimento: Para ser ágil, você precisará definir um raio máximo de distância para entrega de pedidos nessa modalidade.

    A organização é um dos maiores segredos para conseguir colocar essa estratégia de vendas em prática e alavancar o faturamento do seu negócio local.

    4. Invista em estratégias de marketing

    Procure investir em ações e campanhas de marketing que lhe permitam alcançar o público local. Para isso, uma boa ideia é utilizar o Instagram da loja e carros de som.

    Ao anunciar a facilidade que o seu estabelecimento está oferecendo para os clientes, destaque o seu compromisso em garantir a agilidade do serviço de entrega, criando chamadas do tipo:

    “Entregamos o seu pedido em até 50 minutos ou devolvemos o seu dinheiro”

    Com organização e estratégia, nós temos certeza que você conseguirá alavancar suas vendas!

    Por falar em organização, comece por um bom sistema de gestão. Clique aqui, entre em contato e descubra como a RCKY pode ajudar você a implantar o Quick Commerce no seu mercado de bairro.

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