Automação e Tecnologia

Pequenas lanchonetes também precisam de um sistema de gestão?

Um sistema de gestão é um tipo de programa que possui uma grande utilidade para as empresas, servindo para fazer com que elas adquiram mais eficiência.

Por conta disso, muitas pessoas acabam achando que eles só servem para grandes empresas, no entanto, eles podem ser muito úteis para pequenos negócios.

Se você tem uma pequena lanchonete, por exemplo, fazer uso de um sistema de gestão pode trazer grandes benefícios a sua administração. Aprenda mais neste artigo da RCKY!

Sistema de gestão para lanchonetes

Um sistema de gestão pode proporcionar uma série de funções e trazer muitos benefícios para os estabelecimentos que os utilizam. Sendo muito úteis para negócios alimentícios.

Uma situação comum, por exemplo, diz respeito aos pedidos dos clientes. Sem um sistema, é necessário anotá-los individualmente e levá-los até a cozinha de forma manual.

Com um sistema, todos os pedidos feitos pelos clientes chegam à cozinha de forma automatizada, economizando tempo e otimizando muito a qualidade do atendimento.

Contudo, vale ressaltar que esse tipo de tecnologia tem como principal objetivo melhorar a administração de um negócio, em especial ajudando com a gestão financeira.

Claro que, como existem muitos sistemas de gestão no mercado, cada um pode ter as suas próprias características e funções e servir a um propósito diferente.

Para saber qual sistema de gestão escolher, é preciso entender as necessidades do seu negócio e lanchonete. Nesse sentido, as principais utilidades dessa ferramenta são:

  • Controlar o fluxo de caixa;
  • Gerenciar pedidos, inclusive delivery;
  • Fazer a gestão do estoque;
  • Emitir notas e cupons fiscais.

Vale ressaltar que esse tipo de ferramenta é muito propícia para fazer a integração de diferentes setores.

Principais funções de um sistema de gestão

Vamos falar agora sobre as principais funções de um sistema de gestão que você deve avaliar antes de decidir investir em um.

Controle do fluxo de caixa

A primeira função que pode ser observada em um sistema de gestão, são as suas opções para o controle do fluxo de caixa, ou seja, sobre o quanto entra e sai da empresa.

Trata-se de um grande avanço para a maioria dos empresários que, por não conhecerem esse tipo de ferramenta, acabam fazendo os controles de forma completamente manual.

Controlar manualmente o fluxo do dinheiro, por sua vez, pode gerar uma série de problemas administrativos que com um sistema financeiro, dificilmente irão ocorrer.

Considere, por exemplo, que em um ambiente digital desenvolvido para acompanhar a evolução do fluxo financeiro, o empresário tem acesso a todas as contas a pagar e receber.

Isso significa que ele poderá analisar com precisão todos os seus gastos e ganhos, desde taxas pagas por serviços e produtos, faturamento e até mesmo descobrir a margem de lucro.

Gerenciamento de pedidos

Outra grande vantagem é o gerenciamento de pedidos que pode ser automatizado gerando um grande aumento na velocidade do atendimento e na sua qualidade geral.

No caso, o garçom, por meio de um aplicativo no celular, adiciona um pedido que vira uma solicitação em tempo real para a cozinha, que então dá início a produção.

Concomitantemente, o caixa do estabelecimento recebe o registro do pedido e já pode anotar na comanda da lanchonete. Toda a cadeia produtiva é otimizada.

O tempo economizado com tarefas manuais, por sua vez, pode ser usado pelos garçons do estabelecimento para darem um atendimento muito mais completo para o cliente.

Gestão de estoque

Uma das grandes problemáticas de uma lanchonete ou qualquer outro estabelecimento alimentício é quanto à gestão do estoque, que muitas vezes é difícil de fazer corretamente.

No entanto, usando um sistema de gestão, os empresários, gestores e funcionários conseguem cadastrar todos os itens do estoque junto às suas quantidades.

Isso permite acompanhar a evolução em tempo real de todos os itens que são utilizados, também permitindo fazer compras mais inteligentes e criando uma economia.

Emissão de notas e cupons fiscais

Vender produtos em uma lanchonete, por sua vez, é algo que precisa ser feito da forma correta, oferecendo aos clientes uma garantia e registro da venda.

Quando falamos de produtos, temos a nota fiscal. No caso das vendas de alimentos e pratos prontos, o correto é que o estabelecimento ofereça um cupom fiscal.

Com um sistema de gestão, emitir notas fiscais e cupons fiscais torna-se muito mais fácil, podendo ser automatizado e emitido ao mesmo tempo em que é feito a venda.

3 vantagens do sistema de gestão para pequenas lanchonetes

Vamos falar sobre as vantagens de um sistema de gestão para pequenas lanchonetes.

1. Economia financeira

A primeira vantagem que podemos auferir com um sistema de gestão é a economia financeira, graças a automatização de vários processos que antes eram feitos manuais.

Com o dinheiro economizado, o empresário pode, por sua vez, fazer investimentos que trarão mais retorno ao negócio, ajudando na qualidade geral do atendimento e serviço.

Em casos mais graves ou difíceis, essa economia pode ajudar a lanchonete a ter um fôlego financeiro, pode fazer com que a sua administração retorne aos trilhos.

2. Otimização no atendimento

Como os funcionários da pequena lanchonete não precisarão se preocupar com uma série de tarefas manuais que antes eram obrigados a fazerem, podem se focar no atendimento.

Um bom atendimento, por sua vez, pode fazer toda a diferença para que a lanchonete se destaque e consiga novos clientes e, consequentemente aumente o faturamento.

Na realidade, não se trata apenas do tratamento educado com o cliente, mas também das facilidades que um sistema de gestão pode oferecer à experiência do atendimento.

3. Redução de erros

Por fim, o maior benefício de um sistema de gestão para pequenas lanchonetes, é a redução drástica de erros cometidos por causa de controles manuais ruins.

Não cometer erros de registro nos pedidos, de anotação das movimentações financeiras e até mesmo de questões contábeis e tudo mais, vai gerar altos benefícios a empresa.

Entre os principais, podemos citar o fato de que multas por atraso serão evitadas, ainda mais porque todas as contas a pagar estarão devidamente registradas e programadas.

Gostou de aprender sobre sistema de gestão para lanchonetes? Então aproveite para ver os outros conteúdos no blog da RCKY.

 

programa caixa, sistema de caixa, sistema de gestão, sistema lanchonete
Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
Compartilhe:
Post anterior
Sua adega está preparada para esta semana? Conheça 7 dicas para vender mais neste fim de ano
Próximo post
A importância de uma retrospectiva do seu negócio
Receba novos conteúdos por e-mail semanalmente

    Leia também