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Mercadinho de bairro: 7 estratégias para lucrar mais ainda este ano

Você tem um mercadinho de bairro e quer saber como lucrar mais este ano? Bem, existem muitas formas de fazer isso, e tudo irá depender das possibilidades do negócio.

Por outro lado, é importante lembrar que nem todos os empresários do setor possuem conhecimento de empreendedorismo ou conhecem as melhores técnicas de negócios.

Foi pensando nisso que a RCKY decidiu escrever este artigo. Então, se você é dono de um mercadinho de bairro, conheça estas 7 estratégias para aumentar o seu lucro esse ano.

1. Aumente a oferta de produtos à venda

Sabe qual o principal motivo pelo qual uma pessoa deixaria de comprar em um mercadinho de bairro e, ao invés disso, iria optar por um supermercado mais distante? Opções.

No geral, os mercadinhos de bairro não oferecem muitas opções aos clientes, e isso é compreensível e normal. No entanto, isso não significa que não dê para melhorar.

Por exemplo, enquanto muitos minimercados focam apenas em alimentos, nada impede o estabelecimento de também vender produtos de limpeza e higiene pessoal, não é?

Um minimercado também pode oferecer utensílios de cozinha, brinquedos simples, aparelhos eletrônicos portáteis, frutas frescas, dentre outras opções. O importante é se adaptar.

2. Faça promoções relacionadas a feriados importantes

Com estas datas já em mente, pode ser uma estratégia muito acertada comemorá-las com uma promoção. Consumidores gostam de promoções, ainda mais aquelas temáticas.

Claro que se deve avaliar as condições do mercadinho de bairro para achar as ocasiões que são mais propícias para promoções. Também é essencial se preparar com o estoque.

3. Invista na divulgação pelas redes sociais

Um diferencial que pode ser utilizado por um mercadinho de bairro são as redes sociais. A verdade é que a maioria dos minimercados não investe em uma estratégia online.

A questão é que praticamente o mundo inteiro se encontra na internet, em especial nas redes sociais. Então qualquer negócio pode se beneficiar de um perfil nestas redes.

Com as redes, um minimercado pode, além de fazer propaganda dos seus produtos, pode também se aproximar dos clientes para criar um vínculo.

Inclusive, o espaço também pode ser usado para veicular propagandas exclusivas, que tem o potencial de atrair muitas pessoas, inclusive pessoas que nem conhecem o negócio.

É muito importante manter as redes ativas, sempre postando novos conteúdos. Observe também que nem todas as redes sociais são úteis para minimercados.

Na dúvida, as duas redes sociais essenciais para qualquer negócio, são:

  • Instagram: Perfeito para postar imagens dos produtos do minimercado e criar promoções;
  • Facebook: Pode ser usado para replicar postagens do insta e também criar grupos de interessados.

Pode ser interessante também investir em um Youtube ou TikTok.

4. Ofereça serviço de entregas

Um mercadinho de bairro que não oferece a possibilidade de entregar as compras do cliente em sua casa está deixando passar uma grande oportunidade de gerar mais lucro.

Além do mais, esse serviço é bastante cômodo e pode ser algo que fidelize clientes, ainda mais aqueles que moram mais perto do estabelecimento e não querem ir para longe.

Pense, a maioria das pessoas querem facilidades. Então, mesmo que não seja possível competir nos preços com os mercados grandes, é possível ganhar neste quesito.

Claro que, esse tipo de serviço deve possuir um limite, pois pode ser um pouco complicado fazer entregas para a cidade inteira. Priorize os moradores do bairro mesmo.

5. Treine os funcionários para atenderem bem

Todo mundo gosta de ser bem atendido. Quando um cliente entra em uma loja, mesmo que ele não saiba o que ele quer, se ele for bem atendido, ele pode acabar comprando algo.

No caso de um mercadinho de bairro, a qualidade do atendimento pode ser vista na prestação de ajuda a um cliente perdido ou mesmo na velocidade dos caixas.

Claro que algumas atitudes não podem deixar de faltar, como por exemplo: simpatia e cordialidade. Agora, isso não exime a administração de treinar bem os seus funcionários.

6. Faça uma boa gestão do estoque

Uma das principais vantagens que um grande mercado tem sobre um mercadinho de bairro, é o tamanho do seu estoque. Um grande mercado pode guardar muitos itens.

Na realidade, muitos mercados praticam o dumping, que é permanecer com os preços abaixo da média para quebrar a concorrência.

Um minimercado não possui essa opção. No entanto, nada o impede de ter uma gestão de estoque eficiente para sempre conseguir atender os seus clientes com os melhores preços.

Entre os principais pontos que devem ser observados e medidas que devem ser tomadas na hora de gerenciar um estoque, estão:

  • Ter opções de fornecedores para sempre poder negociar os melhores preços;
  • Observar os prazos de validade dos produtos comprados;
  • Possuir uma estratégia de compra para o estoque nunca desabastecer;
  • Fazer uso de uma queima de estoque para se livrar do excesso.

Alinhe essa boa gestão de estoque com a entrega das compras para as pessoas do bairro e o lucro do mercadinho de bairro irá crescer rapidamente.

7. Invista no sistema de frente de caixa da RCKY

Por fim, se o objetivo é lucrar mais, então não podemos deixar de falar sobre a importância do sistema de frente de caixa da RCKY, que pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

Entre as principais vantagens que um mercadinho de bairro pode encontrar nele, estão:

  • Poder ajustar os preços e promover promoções automaticamente;
  • Imprimir etiquetas de prateleira para manter os preços atualizados;
  • Ter um controle total e completo sobre as contas a pagar e receber;
  • Ter acesso a relatórios inteligentes de estoque;
  • Gestão financeira completa;
  • Dentre outras soluções.

Minimercados que fazem uso de um sistema de caixa para mercado estão muito à frente da concorrência no que diz respeito a administração do seu negócio.

Gostou desse conteúdo? aproveite para entrar em contato com a RCKY pelo whatsApp e tirar todas suas dúvidas sobre o nosso sistema de PDV e gestão para mercadinhos!

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