Expandir os negócios é uma tarefa que reserva uma série de desafios para as empresas varejistas. Afinal, é um meio altamente competitivo, independentemente de qual seja o segmento de atuação no mercado. Além disso, é preciso tomar decisões precisas para gerenciar a loja da melhor maneira possível.
Dado o contexto, podemos afirmar que um sistema online pode ser a ferramenta ideal para isso. O uso da tecnologia tem se tornado cada vez mais frequente no meio corporativo justamente por causa da infinidade de benefícios que pode proporcionar aos resultados das empresas.
Por isso, mostraremos, neste conteúdo, os principais motivos para que você saiba se sua loja realmente precisa de um sistema online. Quer saber mais sobre o assunto? Então leia o artigo até o final para conferir!
Melhora o controle de estoque
É de conhecimento geral que o varejo é um dos segmentos comerciais mais agitados do mercado, sobretudo no que se diz respeito à gestão de estoque. O forte fluxo de entrada e saída de mercadorias do estoque pode trazer grandes dificuldades para acompanhar com precisão a real situação do inventário da loja.
Por isso, um sistema online pode ser a solução ideal, já que permite que toda a cadeia logística seja automatizada, desde o momento em que o produto é recebido no estoque, passando por todo o processo de armazenagem, até o ato da venda.
É imprescindível que essa questão seja tratada com a seriedade que merece, pois o menor erro pode refletir nos custos do negócio, na satisfação dos clientes e até na imagem da empresa.
Afinal, uma das piores formas de prejudicar a credibilidade da loja é fazer o cliente voltar para casa de mãos vazias porque o produto que ele procurava não constava em estoque.
Permite o acompanhamento de dados importantes para a tomada de decisões
Há outra grande vantagem de utilizar uma ferramenta digital para automatizar os procedimentos cotidianos de sua loja. Ela está no fato de que esse tipo de sistema de gestão fornece relatórios com dados precisos e informações importantes para dar suporte ao processo de tomada de decisões.
Estamos nos referindo aos relatórios e indicadores de performance que permitem a verificação sobre quais fornecedores entraram as mercadorias no prazo correto e na quantidade combinada, o índice de vendas de cada produto em determinados períodos, entre outras informações.
Esse recurso é muito importante para que você tenha pleno conhecimento sobre o que está acontecendo em sua loja, possa projetar cenários futuros e até mesmo se antecipar na hora de desenvolver estratégias de marketing com base nas preferências do público-alvo.
Otimiza o controle financeiro da loja
O controle financeiro é um dos aspectos mais importantes que um sistema online pode auxiliar. Afinal, existem tantas adversidades e contratempos no dia a dia de uma empresa varejista que podem fazer com que o gestor acabe tendo dificuldades para lembrar de todos os compromissos.
No entanto, acompanhar as datas das contas a pagar, gerenciar o fluxo de caixa corretamente e fazer uma boa gestão tributária são pontos que não podem ser negligenciados, e é exatamente o que uma ferramenta automatizada pode melhorar.
O fato de um sistema online integrar todos os setores da loja em um único ambiente virtual evita que algumas questões passem despercebidas e sejam esquecidas, pois não há margem para que falhas humanas sejam cometidas, já que a ferramenta alerta em casos de inconsistência de informações ou equívocos, por menores que sejam.
Além disso, um software de gestão emite alertas e avisos sobre pagamentos, recebimentos e oferece uma grande variedade de recursos para acompanhar todas as entradas e saídas.
Se for o caso de sua loja, o sistema pode até mesmo otimizar o gerenciamento das comissões dos vendedores, acompanhando onde o dinheiro está a todo o momento.
Por fim, vale mencionar que esse tipo de solução tecnológica ajuda a reduzir a taxa de clientes inadimplentes do negócio, identificando quais estão devendo. Isso facilita a tomada de decisões em relação às cobranças.
Agiliza os processos e aumenta a produtividade dos colaboradores
Como já foi mencionado, um sistema online integra todos os processos da loja em um único ambiente, como:
- financeiro;
- controle de estoque;
- fluxo de caixa;
- gestão tributária;
- emissão de relatórios.
Além disso, auxilia na gestão de tarefas do estabelecimento, o que é muito importante para melhorar o ritmo de trabalho dos processos e elevar a produtividade de seus funcionários.
O que queremos dizer é que o tempo que seus colaboradores passaram desempenhando funções repetitivas e desnecessárias é otimizado pelo sistema por meio de suas ferramentas de automação. Dessa forma, eles podem se dedicar a aspectos mais relevantes, como o atendimento ao cliente, por exemplo.
Proporciona mobilidade ao negócio
A melhor parte é que, como gestor, você pode acompanhar tudo isso a qualquer hora e em qualquer lugar, já que, por ser uma ferramenta online, todas as suas informações são armazenadas na nuvem e podem ser acessadas de qualquer ponto com acesso a internet.
Dessa forma, mesmo que você não esteja presente fisicamente na loja, pode se manter informado sobre tudo o que acontece, podendo intervir em qualquer momento que achar necessário, seja dando novas ideias aos colaboradores, autorizando tarefas ou até resolvendo problemas.
Ou seja, os processos são agilizados, o estabelecimento trabalha em um ritmo bastante produtivo e as questões que somente você pode resolver fora da empresa não precisam ser adiadas, melhorando o uso de seu precioso tempo.
Além disso, a equipe não precisa parar quando acontecer algum imprevisto durante sua ausência. Afinal, ausência é algo relativo quando se pode contar com as soluções de um ótimo sistema online.
Como você pôde conferir neste artigo, um sistema online oferece uma vasta gama de recursos e funcionalidades que podem melhorar os resultados de sua loja, automatizando processos repetitivos e permitindo que sua equipe possa se dedicar ao que mais importa: seus clientes.
Você ainda tem alguma dúvida sobre se sua loja realmente precisa de um sistema online? Quer saber de que forma podemos ajudar? Então entre em contato para conferir todas as funcionalidades que nossa ferramenta digital pode oferecer para melhorar a gestão de seu estabelecimento!