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9 Dicas infalíveis para ter sucesso na hora de montar uma mercearia

Olá empreendedor! Após ler este super conteúdo, não deixe de conferir também o vídeo abaixo, ele traz dicas muito importantes para a sua mercearia!

 

Montar uma mercearia pode ser algo muito lucrativo e uma excelente ideia para empreender.

No entanto, para obter o maior retorno possível com este tipo de negócio, é preciso seguir algumas dicas relevantes.

Neste conteúdo, a RCKY sua grande parceira nesta jornada empreendedora, separou algumas dicas importantes!

Montar uma mercearia não exige necessariamente um alto investimento, mas pode gerar um excelente retorno!

Por falar em retorno, você sabia que muitos supermercados brasileiros nasceram de pequenas mercearias de bairro?

Então, o que você ainda está esperando para montar uma mercearia? Confira as nossas dicas!

1.Não compre produtos em excesso

Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa investir pesado em estoque, comprando uma série de produtos de uma única vez.

Deixe essa tarefa para os grandes supermercados e atacadistas, e evite prejuízos com produtos que acabam perdendo a validade por não ter saída.

Comece pelos itens de primeira necessidade, como: arroz, feijão, macarrão, sal, açúcar, óleo, farinha, pães, biscoitos, refrigerantes, leite.

Além de alguns Itens de higiene e limpeza, que também tem muito saída.

Invista também em alguns itens que tem muita procura aos fins de semana, como por exemplo:

  • Carvão;
  • Sal grosso;
  • Sorvete;
  • Milho de pipoca;
  • Cervejas;
  • Vinhos;
  • Dentre outros.

Clicando aqui, você tem acesso a uma listagem completa.

Vale destacar, que você não deve abrir mão de oferecer uma boa variedade de produtos aos seus clientes.

No entanto, esse não deve ser o seu objetivo de primeiro momento…

Logo após montar a sua mercearia esteja preocupado em observar quais são os produtos que mais vendem e também quais itens precisam ser acrescentados nas prateleiras.

Sempre que possível, identifique junto aos clientes, se eles não encontraram algum produto que precisavam, assim você conhece melhor as necessidades do seu público, e pode se planejar.

Por fim, não compre grandes quantidades de um mesmo item, além de comprometer o seu capital de giro, alguns produtos podem perder a validade antes mesmo que todo o seu estoque seja vendido.

2.Escolha uma boa localização

Outra dica muito importante e determinante para o sucesso do seu negócio diz respeito a localização. Em geral, o local ideal para montar uma mercearia é no interior dos bairros.

Nos bairros, você estará sempre próximo dos consumidores e ao mesmo tempo evitará a concorrência com os grandes supermercados.

Você pode começar a sua mercearia até mesmo no espaço destinado a garagem da sua residência, basta algumas adaptações.

Se possível, prefira por um local próprio, pois assim você não precisa pagar aluguel, garante uma boa economia e consegue maior margem de lucro!

Ainda em relação a localização, sempre que possível escolha as esquinas como ponto estratégico para montar a sua mercearia.

Funcionando em uma esquina, seu negócio terá maior visibilidade e consequentemente poderá gerar mais vendas!

3.Prefira as embalagens pequenas

Tradicionalmente, as mercearias são procuradas por moradores próximos e que precisam comprar apenas alguns itens que faltaram na dispensa ou fazer pequenas compras semanais.

Isso faz com que, produtos vendidos em grandes embalagens acabem não contando com uma boa saída nas mercearias de bairro.

A maior parte das pessoas deixam de comprar produtos em embalagens maiores durante as compras semanais, preferem comprar uma embalagem pequena, para “quebrar um galho” até que possam ir a um supermercado.

4.Conheça quais são os produtos mais vendidos

Conheça quais são os produtos mais vendidos da sua loja e também aqueles que garantem as maiores margens de lucro para o seu negócio. Não deixe esses itens faltarem em hipótese alguma.

Uma boa dica para que seja possível identificar facilmente os produtos mais vendidos é contar com um bom sistema de caixa.

Um bom sistema de caixa, além de registrar e controlar as vendas, oferece recursos importantes para quem pretende montar uma mercearia, como:

  • Controle de estoque;
  • Relatórios gerenciais.

Com essas métricas disponíveis para consulta será muito mais fácil e prático entender como anda o desempenho da mercearia e assim tomar decisões mais assertivas.

5.Encontre os melhores fornecedores

Saiba que encontrar bons fornecedores será um dos maiores segredos para o sucesso da sua mercearia.

Esteja sempre em busca dos fornecedores que oferecem os melhores preços, claro, sem deixar de lado a qualidade dos produtos.

Vale ressaltar que nem sempre os fornecedores que estão mais próximos geograficamente oferecem as melhores condições.

Em muitos casos, pagar um frete um pouco mais caro pode ser compensado por um preço geral reduzido dos produtos, e por consequência, no valor final da compra.

Por isso, antes de comprar qualquer item, procure sempre que possível, realizar uma cotação entre no mínimo 3 fornecedores.

Realizando cotações, você encontra os melhores preços, as melhores condições de frete e pagamento e os melhores fornecedores para a sua mercearia, como resultado, seus lucros serão maiores!

6.Ofereça produtos frescos aos seus clientes

Outra dica super importante diz respeito aos produtos que serão comercializados na sua mercearia.

Procure sempre oferecer aos seus clientes produtos frescos e que não estejam próximos do vencimento da data de validade.

Um cuidado simples como esse, ajudará os seus clientes a se sentirem satisfeitos retornando outras vezes na sua mercearia.

Por isso, também recomendamos anteriormente que ao montar uma mercearia você evite formar grandes estoques de um mesmo item, garantindo que os produtos disponíveis estejam sempre na validade.

7.Ofereça um atendimento de qualidade

Por fim, mas não menos importante do que as dicas anteriores, procure oferecer um atendimento de excelência e muita qualidade aos seus clientes.

Faça com que eles se sintam bem atendidos na sua mercearia e por isso decidam voltar outras vezes.

Seja sempre simpático e solicito, retire as dúvidas e questionamentos de cada cliente e faça uso das chamadas palavras mágicas, como:

  • “Obrigado”
  • “Volte sempre”
  • “Bom dia”
  • “Como vai”
  • “Encontrou o que precisava?“

Dentre outras boas práticas para criar um bom relacionamento com o seu público.

Por outro lado, oferecer um bom atendimento nem sempre é algo fácil pois é necessário que os funcionários da mercearia estejam treinados e devidamente preparados para este objetivo.

Por falar em treinamento, vale lembrar que investir em treinamentos nunca é demais, e dará mais segurança aos colaboradores.

Não restam dúvidas, oferecer um bom atendimento é essencial para todo empreendedor ou empreendedora que deseja montar uma mercearia de sucesso.

Para finalizar esse conteúdo, separamos mais 2 dicas para você, confira, na sequência!

8. Invista no delivery

Hoje em dia, a maioria das pessoas já está habituada aos serviços de delivery. Isso porque eles permitem que as pessoas fiquem no conforto de suas casas e ainda sejam atendidas.

O que fomentou esse mercado de entregas, por sua vez, foram os aplicativos de marketplace como o Ifood e tantos outros.

Por mais que a maioria destes aplicativos tenham sido criados para atender a restaurantes, hoje eles conseguem também atendem supermercados, farmácias e mercearias.

A principal vantagem de fazer uso desses aplicativos é ter acesso a um tráfego muito maior de pessoas e potenciais clientes que não se interessariam pelo seu negócio de outra forma.

No entanto, para isso será necessário que o negócio ofereça o serviço de entregas, ou que permita que as pessoas façam compras nele e depois as retire pessoalmente, sem filas.

Vale destacar que, um perfil nesses aplicativos requer planejamento também, visto que será necessário o pagamento de taxas e ter boas fotos ilustrando os itens da mercearia.

Por outro lado, uma mercearia pequena pode se beneficiar muito da exposição e ganhar bastante credibilidade com a sua comunidade e com os bairros vizinhos.

Por isso, ter um perfil nos principais aplicativos de marketplace do mercado é algo que pode ajudar bastante com a visibilidade da sua mercearia, atraindo muitos novos clientes.

Existe também a possibilidade da mercearia criar o seu próprio aplicativo, mas este pode ser investimento muito grande, que exige estudo e cuidado.

9. Descubra quem é o seu público-alvo

Por mais que a lógica básica seja simplesmente atender quem se interessar a entrar na sua mercearia, pode ser interessante se aprofundar um pouco sobre quem são essas pessoas.

Existem mercearias para cada tipo de público, e é muito importante saber qual é o público que a sua mercearia irá atender. Para descobrir isso, comece pela localização.

Se a sua mercearia estiver localizada em um bairro com maior poder aquisitivo, pode ser necessário investir em produtos mais caros ou em um atendimento diferenciado.

Por outro lado, se ela estiver em um bairro menos badalado, é muito importante que os itens comercializados sejam o mais acessível possível para as pessoas.

A verdade é que não se trata apenas da distância. Nem sempre as pessoas escolhem a mercearia mais próxima de suas casas. Às vezes elas buscam algo mais.

Cada tipo de pessoa tem as suas preferências, que são influenciadas por uma série de fatores diferentes. O poder econômico, como já demonstramos, é um deles.

Mas existem outras razões que são igualmente influentes. Para descobri-las, pode ser interessante conversar diretamente com as pessoas que frequentam sua mercearia.

Quando uma mercearia sabe exatamente que33m é o seu público alvo, ela pode focar os seus esforços para suprir as necessidades deste e, eventualmente, vender mais.

Por outro lado, se a mercearia não sabe quem são os seus clientes, ela acaba se tornando apenas mais uma, não conseguindo se diferenciar, e correndo o risco de perder para a concorrência.

Dica bônus 1: Marque presença na internet

Vivemos na era digital, logo todo e qualquer negócio que almeja o sucesso precisa estar conectado na internet.

A presença na internet pode fazer toda a diferença para o volume de vendas e por consequência, para que negócio possa ser bem-sucedido.

Por mais que muitos acreditem que não, até mesmo uma mercearia de bairro pode se beneficiar de aplicativos delivery, sites e redes sociais.

Sua mercearia ainda não marca presença no meio digital? Comece agora mesmo, criando o perfil da sua empresa nas redes sociais, não custa nada e pode gerar um bom retorno para o seu negócio!

Vale destacar que as redes sociais não servem apenas para divulgar o seu negócio, afinal, elas também podem ser utilizadas para vender os seus produtos, ou divulgar novidades.

Dica Bônus 2: Invista em um bom sistema de gestão e PDV

Ter um controle total e inteligente das finanças de qualquer comércio é fundamental.

Com um sistema de gestão e frente de caixa, a sua mercearia terá acesso a relatórios e métricas que fazem toda a diferença na hora de entender o volume de vendas, e sobre quais decisões tomar.

E de sistema nós entendemos, conheça abaixo algumas vantagens do sistema completo da RCKY:

  • Frente de caixa ágil e prática;
  • Integração com impressoras, balanças, gavetas e TEFs;
  • Conferência cega de encerramento de caixa;
  • Integração em tempo real com a retaguarda;
  • Emissão de cupons e outros documentos fiscais;
  • Cadastro completo e facilitado de produtos;
  • Armazenamento e gerenciamento de código de barras;
  • Importação de notas de compra via arquivo XML;
  • Integração com caixas e buscadores de preço em tempo real;
  • Ferramentas para criar promoções e reajustar preços com agilidade;
  • Impressão de etiquetas de prateleira;
  • Integração com delivery.

Procurando um sistema completo para gestão da sua mercearia? Conheça as soluções da RCKY! Potencialize os resultados e a gestão dos seus negócios!

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