Até que ponto a qualidade do atendimento aos clientes pode interferir no sucesso de uma empresa?
Todos nós gostamos de receber um bom atendimento e em geral quando somos bem atendidos, nos sentimos confortáveis em retornar àquele mesmo local, não é verdade?
Neste artigo, apresentaremos 10 dicas infalíveis de atendimento aos clientes! Se você quer conquistar clientes fiéis, não perca esse artigo!
A importância da qualidade do atendimento aos clientes
Antes de falarmos das 10 técnicas infalíveis de atendimento aos clientes, entenda através de dois exemplos práticos, a importância da qualidade no atendimento:
Atendimento Positivo: Suponhamos que você visitou um restaurante e foi super bem atendido, os funcionários eram simpáticos e sorridentes, a comida foi servida rapidamente, estava deliciosa e quentinha, a sua cadeira era confortável e o ambiente bem arejado.
Resultado Positivo: Nestas condições, é muito provável que você retornará outras vezes a este mesmo restaurante, pois se sentiu bem e foi cuidadosamente atendido.
Atendimento Negativo: Agora imaginemos que você visitou um outro restaurante, neste estabelecimento a sua experiência não foi nada agradável, os funcionários eram mal educados, não havia sorrisos, a comida estava fria e demorou muito para ser servida.
Resultado Negativo: Nestas condições, certamente você sairia deste estabelecimento extremamente descontente, pensando em nunca mais voltar e ainda recomendaria a pessoas próximas que não fossem até lá.
Através destes dois exemplos, temos a certeza de que você já percebeu a importância de um atendimentos aos clientes focado na qualidade.
Não restam dúvidas, quando uma empresa preocupa-se de verdade com os clientes, ela garante a sua fidelidade e o seu retorno sempre que possível.
Investindo em um atendimento de qualidade, você contribui significativamente para o sucesso da sua empresa!
Agora podemos avançar e descobrir quais são as 10 técnicas infalíveis de atendimento aos clientes.
1. Esteja sempre no lugar do cliente
A primeira dica para um atendimento aos clientes de qualidade diz respeito a empatia, ou seja, a sua capacidade e a capacidade de seus colaboradores em colocar-se no lugar do cliente.
Para garantir o sucesso no atendimento procure pensar sempre pela ótica do cliente. Se o cliente fosse você como gostaria de ser atendido?
2. Entenda as dores do cliente
Essa história de que o cliente sempre tem a razão é antiga e talvez até um pouco ultrapassada, mas na prática é o que precisa acontecer.
Um cliente insatisfeito provavelmente não retornará e ainda falará mal da empresa para outras pessoas, prejudicando a imagem do estabelecimento. Por isso, mesmo que um cliente esteja reclamando de algo em que ele não possui razão, procure sempre contornar a situação e encontrar uma saída inteligente.
3. Distribua sorrisos
Ofereça um sorriso aos seus clientes e seja carismático com todos que visitam a empresa.
Cada cliente é único e portanto possui suas próprias necessidades. No entanto, todos têm uma característica em comum: Gostar de ser bem atendido!
Por mais que pareça algo simples, um sorriso possui um efeito psicológico muito forte. Ele causa sensação de acolhimento nos clientes, que se sentem bem-vindos em um local.
Inclusive, as pessoas costumam se lembrar muito bem dos lugares nos quais elas foram bem e mal acolhidas. Faça a sua empresa fazer parte das lembranças boas.
4.Não deixe o cliente esperando
Preocupe-se sempre em garantir um atendimento rápido e eficiente aos seus clientes, as pessoas não gostam de esperar. Quando esperamos demais, logo ficamos insatisfeitos.
Evite esta insatisfação a todo custo!
No caso do atendimento aos clientes, existem várias formas de fazer isso. No entanto, é importante analisar as condições da empresa.
Caso se trate de um minimercado por exemplo, certifique-se de que sempre terá atendentes disponíveis nos caixas. Isso evite a formação de longas filas.
Em lojas menores, é importante que o atendente tenha familiaridade com os produtos e serviços para poder explicar ao cliente tudo que ele quer saber sem delongas.
Nesse sentido, é sempre muito importante treinar bem os colaboradores.
5. Automatize os atendimentos mais simples
Qual é o ramo de atividade da sua empresa? Você sabia que dependendo do ramo de atividade da empresa, alguns atendimentos podem ser feitos eletronicamente e de forma automatizada?
Pense por exemplo, em um cliente que entra em contato com a sua empresa em busca da 2ª via de um boleto, quanto tempo ele aguarda para ser atendido hoje? Você acredita que esse tempo de espera seria realmente necessário?
A sua empresa poderia oferecer um aplicativo ou site para retirada da 2ª via de boletos, assim o cliente teria maior facilidade e agilidade com a resposta de sua demanda.
Percebeu como que um pequeno detalhe pode contribuir para a satisfação dos clientes?
6. Diversifique seus canais de atendimento
Diversifique seus canais de atendimento aos clientes, ofereça novas possibilidades além dos métodos tradicionais, como atendimento presencial, por telefone ou e-mail.
Invista nas tecnologias, ofereça atendimento por WhatsApp, aplicativos próprios e também pelas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, quanto mais canais de atendimento melhor! Mas lembre-se, o atendimento por todos os canais precisa ter o mesmo nível de qualidade!
7. Faça uso das pesquisas de satisfação
Implemente na sua empresa pequenas pesquisas de satisfação. Assim, é possível verificar a visão dos clientes sobre a qualidade do atendimento e encontrar possíveis pontos de melhoria.
8. Esteja pronto para retirar dúvidas
Seu cliente possui dúvidas sobre os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa? Não o deixe com dúvidas, seja solicito, mostre-se disposto a retirar todas as dúvidas do cliente.
Você explicou e o cliente permaneceu com dúvidas? Procure ser mais didático e explique novamente, mostrando a sua real preocupação com o cliente e com o seu entendimento a respeito dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
9. Ofereça múltiplas formas de pagamento
Torne a sua empresa acessível a todos, ofereça diferentes formas de pagamento e evite cobrar valores diferentes em virtude da forma de pagamento.
Algumas empresas costumam cobrar mais por serviços e produtos vendidos no cartão, não cometa essa prática, apesar de prevista em legislação, essa prática pode deixar alguns clientes com um sentimento de injustiça, criando uma imagem negativa a respeito da empresa.
Vale ressaltar que é cada vez mais comum as pessoas quererem utilizar formas alternativas de pagamento que surgem a cada dia.
Uma empresa bem preparada, por outro lado, será capaz de oferecer aos seus clientes as principais formas de pagamento. Entre elas, podemos citar:
- Cartão de crédito e débito de diversas bandeiras, incluindo VRs e vales;
- Cartão de crédito e débito por aproximação;
- Transferências por PIX;
- Dinheiro em papel;
- Pagamento realizado por QR Code;
- Carteiras digitais como o Samsung Pay.
Algo que pode ser bastante útil e que vai ajudar muito no processo de recebimento dos clientes, é ter um sistema de frente de caixa.
10. Esteja disposto a ouvir as necessidades do cliente
O cliente quer conversar com você? Preste atenção no que ele tem a dizer, mostre-se atento e preocupado com o que ele tem a dizer.
Para garantir um bom atendimento aos clientes, é imprescindível estar disposto a ouvir o que cada cliente tem a dizer sobre a sua empresa.
Conclusão
Esperamos que com essas dicas tenham contribuído para que a sua empresa ofereça um nível de excelência no atendimentos aos clientes, fidelizando cada um deles e garantindo o seu retorno.
Um atendimento focado na qualidade é essencial para qualquer empresa, independente do ramo de atividade, nunca abra mão dele!
Invista na qualidade do atendimento e faça a sua empresa crescer e ser reconhecida pelo mercado.