Marketing Digital, Vendas

Mercado digital: 6 tendências pós-pandemia para as empresas se reinventarem

Quais são as principais tendências do mercado digital pós-pandemia? Quais novidades esperar para um futuro próximo?

Para responder a essas perguntas, é preciso observar como a pandemia mudou o hábito e a rotina das pessoas e tentar compreender como essas mudanças serão refletidas no mercado.

No entanto, para facilitar o seu trabalho de análise e observação do mercado digital, listamos nesse conteúdo 6 tendências, pós-pandemia, confira!

1.Busca visual por imagens

Certamente, essa não é uma tendência nova para nós, mas é algo que se tornou muito mais popular no mercado digital.

Hoje em dia, 62% dos consumidores da geração Z e da geração Y utilizam a pesquisa visual.

Basicamente, estamos ficando muito mais preguiçosos na maneira como fazemos as atividades do dia-a-dia, e os usuários agora estão optando por pesquisar informações por meio de fotos.

Google, Pinterest e Microsoft são empresas que estão na vanguarda com seus vários recursos de tecnologia que permitem a realização de pesquisas visuais.

Em pouco tempo não será incomum no mercado digital que as pessoas tirem fotos de roupas, móveis ou utensílios de cozinha em casa e, em seguida, use os sistemas disponíveis para encontrar produtos semelhantes que estão disponíveis para compra.

Sua empresa precisará começar a pensar em como isso afetará suas estratégias no mercado digital.

Para começar, você deve garantir que suas publicações tenham imagens de alta qualidade e que seu site esteja otimizado para carregar rapidamente as imagens.

2.Pesquisa por voz

Esta é uma tendência que se apoderou do mercado digital e está realmente em toda parte.

A demanda pela pesquisa e outros recursos de voz deve continuar em alta e em crescimento.

Pesquisas mostram que as pessoas agora se sentem mais confortáveis ​​conversando com o Google Assistant, Siri, Alexa ou Cortana.

As previsões agora sugerem que 50% das pesquisas devem ser realizadas por meio de ativação de voz nos próximos anos.

Ao implementar a pesquisa por voz em sua estratégia, você precisa considerar os tipos de pesquisas mais comuns entre os usuários – por exemplo, pesquisas do tipo ‘perto de mim’ são enormes.

Nesse caso, sua empresa deve certificar-se de criar conteúdos e utilizar palavras-chave com foco em localização para atrair parte do público que costuma fazer pesquisas por voz.

3.Ferramentas de chatbot

O chatbot é uma forma encontrada pelo mercado digital para mover compradores ou clientes por meio de um funil de marketing ou vendas usando conversas em tempo real.

Trata-se de interações rápidas e em tempo real que estão fazendo com que as empresas invistam cada vez mais em inteligência artificial e chatbots.

Os chatbots não são necessariamente novos, mas a adoção acelerou a tecnologia por trás deles e está ajudando as empresas a estabelecer e manter relacionamentos com clientes e leads.

Mais e mais marcas estão se voltando para chatbots e marketing de conversação para fazer alguns dos exercícios pesados ​​em torno de consultas de suporte ou vendas, e um grande exemplo disso são os bots do Messenger do Facebook.

Você está convidado a se divertir com esses chatbots e usá-los em todo o funil, desde a ativação de vendas até mais um exercício de construção de marca.

Em breve o mercado digital chegará a um ponto em que será difícil determinar se você está ou não falando com um chatbot.

4.Realidade ampliada

Este pode ser um termo novo para você, mas na verdade é um termo genérico para três tecnologias imersivas que você certamente conhece. Esses termos são:

Realidade virtual: Tecnologia que coloca o usuário em um ambiente 100% artificial.

Realidade aumentada: Tecnologia que usa sobreposições para exibir objetos virtuais, mas em um ambiente do mundo real.

Realidade mixada: Uma espécie de combinação das duas primeiras que vai além de apenas sobreposições, ancorando objetos virtuais no mundo real com os quais você pode interagir.

A realidade ampliada é uma tendência que está crescendo na velocidade da luz e muito em breve estará presente no dia a dia das empresas que atuam no mercado digital

Pense na possibilidade de projetar em 3D na sala da sua casa, um item de decoração ou outro produto qualquer que você deseja comprar na internet? Não seria o máximo?

Em um futuro muito próximo, experiências com realidade ampliada estarão presentes em nosso dia a dia.

5.Crescimento do consumo online

No início do século 20, as lojas de departamento mudaram significativamente a forma como as pessoas faziam compras, a chegada dessas lojas representou uma mudança e revolução no modelo de consumo da população.

Em vez de pedir a um atendente da loja, o consumidor tinha ao seu alcance diversos produtos de diferentes categorias, todos exibidos com seus respectivos preços, tornando a escolha muito mais simples.

Graças à Internet, no século 21 assistimos agora a uma nova revolução do consumo, a revolução do mercado digital.

Hoje, os consumidores podem fazer compras em qualquer lugar e a qualquer hora. Eles também podem ter suas compras entregues ou enviadas para um ponto de coleta próximo.

O uso generalizado de smartphones, Internet mais rápida, e o desenvolvimento de novos métodos de pagamento online estão impulsionando o crescimento do comércio eletrônico.

É cada vez maior o número de consumidores que preferem fazer compras na internet, prova disso, é que até mesmo as compras de supermercado podem ser feitas sem sair de casa.

Para que se tenha uma ideia, na China, maior mercado de e-commerce do mundo, 17% das vendas no varejo já são feitas online e a tendência se repete em várias partes do mundo, inclusive aqui no Brasil.

6.Experiência do usuário

As pessoas adoram interagir com sites e aplicativos que lhes permitem encontrar soluções rápidas em apenas algumas etapas.

Em outras palavras, as pessoas gostam de produtos digitais que resolvam os problemas do usuário de maneira rápida e eficiente.

A experiência do usuário tem mais a ver com a compreensão das necessidades dos usuários e a criação de produtos que proporcionem uma experiência significativa e valiosa aos clientes.

Na era do mercado digital, sua empresa precisa de uma estratégia de marketing digital que seja abrangente e garanta uma ótima experiência do usuário.

Como empresa, você precisa pensar da perspectiva do usuário e garantir uma experiência agradável para os seus consumidores.

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