A realidade atual das tendências na gestão de bares e restaurantes indica que os donos desse tipo de estabelecimento devem olhar por cima de suas longas listas de tarefas e manter um pulso firme sobre o que tem acontecido no setor.
Isso porque é de fundamental importância ter atenção às inovações do mercado para melhorar a gestão nesse ramo de negócios e tornar-se um empreendedor cada vez mais competitivo.
Sabendo que as tendências tecnológicas terão impacto em quase todas as etapas das operações que envolvem a gestão de bares e restaurantes, listamos neste artigo quatro principais tendências para você acompanhar de perto. Confira!
1. Gestão de softwares na nuvem
A tecnologia em nuvem viabiliza que tanto a gestão quanto o armazenamento dos dados de qualquer estabelecimento sejam feitos por meio de servidores remotos. Isso facilita o gerenciamento e evita que informações de grande relevância sejam guardadas em dispositivos físicos.
Assim sendo, a principal vantagem desse tipo de investimento é a segurança que ele oferece, além da redução de custos com equipamentos.
Com a gestão de softwares na nuvem, você não corre o risco de perder todas as informações caso um servidor local sofra danos. Além disso, há de se pensar na redução do risco de ataques de pessoas mal-intencionadas, como hackers, que deve ser considerada.
2. Automatização do atendimento ao cliente
O atendimento é um dos principais pontos acompanhados na gestão de bares e restaurantes. Afinal, ele é o grande responsável tanto por afastar quanto por fidelizar e reter clientes.
Nesse cenário, automatizar o food service é uma das mais promissoras tendências para a gestão de estabelecimentos do setor alimentício.
Já pensou no tempo que um atendente, por exemplo, gasta anotando pedidos em blocos de papel? Por meio da automatização, o atendimento torna-se muito mais otimizado. Além do mais, o sistema é capaz de enviar informações de maneira imediata para a cozinha.
Se você quer otimizar tempo e atendimento, conte com esse tipo de tecnologia, afinal, ela permite que o trabalho do seu time se torne mais prático e rápido.
O resultado da automatização é o atendimento personalizado, bem como o aumento da satisfação do cliente, que se nota mais autônomo para fazer suas escolhas e vê seu tempo de espera ser substancialmente reduzido.
3. Cardápio eletrônico
De forma rápida, os menus de papel têm se tornado uma coisa do passado, já que os cardápios eletrônicos oferecem muitos benefícios à gestão de bares e restaurantes.
Embora a tarefa de substituir menus de papel por cardápios eletrônicos pareça assustadora, algumas empresas de tecnologia tornaram o processo rentável. Junto à sua acessibilidade, existem inúmeras vantagens ligadas aos menus eletrônicos, que conseguem poupar o dinheiro do seu estabelecimento e aumentar as vendas.
Do ponto de vista do cliente
Os restaurantes que usam os cardápios eletrônicos notaram um aumento substancial nas vendas de vinho. Esse aumento deve ser atribuído a recursos do cardápio, como o emparelhamento de vinhos sugeridos, análises de menu e a capacidade de apresentar novos itens.
Dessa forma, os menus digitais proporcionam aos clientes uma experiência ímpar, que inclui notas de degustação de vinho, imagens de garrafas e até detalhes do produtor. Algo que é ótimo em um clima de restaurante, onde os clientes sempre querem mais informações sobre o que pedem e o que consomem.
Para reforçar mais o exemplo, os cardápios eletrônicos são perfeitos para bares e restaurantes com uma extensa carta de vinhos, porque os clientes têm a chance de pesquisar por região e cor, entre outros aspectos mais específicos.
Do ponto de vista operacional
Os cardápios eletrônicos viabilizam que bares e restaurantes tenham acesso a vários relatórios analíticos do menu. Esses relatórios contribuem com a gestão, pois informam aos gerentes quais itens estão sendo mais visualizados pelos clientes e quais apresentam um desempenho insatisfatório.
Isso também permite que o chef organize e adicione as opções do menu em questão de minutos. Assim, ele evita o dispendioso processo de alterar e imprimir os cardápios novamente, a cada alteração de refeições.
A lista de vantagens para os cardápios eletrônicos parece interminável, visto que proporcionam benefícios tanto aos operadores de bares e restaurantes quanto para os clientes.
4. Controle de estoque em software
Os dias de passar horas controlando o estoque de forma manual oficialmente acabaram. Em termos de digitalização das operações da gestão de bares e restaurantes, o processo de inventário era um dado adquirido.
Além disso, o uso de planilhas e o controle do giro de estoque manual correm o risco de admitir pequenos erros que levam a resultados dispendiosos. Agora, essas funções podem ser concluídas com o controle de estoque em software. A solução permite que vários envolvidos no processo usem seus telefones celulares ou tablets para fazer o inventário ao mesmo tempo.
Além de poupar tempo, o sistema de controle de estoque dá acesso a diversos relatórios de inventário diferentes. Por sua vez, esses relatórios conseguem notificar a gestão a respeito de inconsistências de estoque e disparam notificações quando um item precisa ser pedido.
Da mesma maneira, a ferramenta também permite que você faça pedidos aos distribuidores e não perca tempo com digitação para enviá-los a cada representante de vendas individualmente.
Algumas ferramentas mais avançadas de controle também contam com a integração de sistemas de gestão. Isso significa, por exemplo, que sempre que uma bebida é servida, a quantidade de produto usada é subtraída automaticamente do seu estoque.
Todos as soluções citadas proporcionam uma grande economia de recursos financeiros, porque algumas são capazes até mesmo de alertar quando os garçons derramam uma bebida na hora de servir.
Ressaltamos que essas tendências e inovações da tecnologia já são ou serão muito populares devido à capacidade, que todas têm em comum, de simplificar a gestão de bares e restaurantes. Assim, a tendência é sempre de aumentar a produtividade e maximizar os resultados do seu negócio!
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