Empreendedorismo, Gestão de Empresas, Vendas

10 tendências de negócios para 2022

Você se sente otimista para empreender em 2022?

A resposta pode parecer difícil, afinal, passamos por uma turbulência pandêmica de quase dois anos. Com isso, muitos negócios vieram abaixo e as pessoas tiveram de se adaptar a um novo estilo de vida, modificando seus hábitos de consumo.

No entanto, o otimismo está voltando nos olhos do brasileiro (aquele que não desiste nunca e gosta de empreender). Segundo dados de uma pesquisa Datafolha, 85% dos entrevistados dizem que “SIM”, estão otimistas para os negócios de 2022. Mas a pesquisa não para por aí, 61% dos entrevistados não apenas estão otimistas, eles estão “MUITO OTIMISTAS”.

E “cá pra nós” esse sentimento de otimismo é fundamental na vida dos brasileiros e futuros empreendedores.

Ok! Mas, com tanto otimismo, a dúvida mesmo é em que investir? Como se reinventar? QUAIS AS TENDÊNCIAS DE NEGÓCIOS PARA 2022?

Afinal de contas, não dá para ser só um sonhador, precisamos ser realistas e entender o que o consumidor está buscando comprar e como ele quer comprar no próximo ano.

Para te deixar bem informado, criamos uma lista com 10 tendências de negócios para 2022. Leia com atenção e veja quais são suas habilidades e em qual dessas tendências você gostaria de empreender ou agregar valor em seu empreendimento atual.

Ah, e após ler este super conteúdo, não deixe de conferir também o vídeo abaixo, nele você vai encontrar mais ideias para empreender!

1 – E-commerce

Segundo o Sebrae, o e-commerce cresceu 73,88% no Brasil em 2020, faturando bilhões. Diante disso, pode-se dizer que se trata de uma tendência e o empreendedor que tem esse olhar, certamente poderá começar 2022 com o pé direito.

Se você já é empreendedor e ainda não realiza vendas online, precisa se atualizar e entrar nessa tendência. Mas, se você está buscando algo para empreender no próximo ano, deve considerar que as suas vendas, independente do ramo de atividade, devem estar também na internet.

Ainda segundo informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas alguns segmentos da economia que vêm se destacando no e-commerce atualmente são: farmácia e saúde, comidas e bebidas, moda e acessórios, e produtos para pets.

Quer saber mais como gerenciar um negócio de e-commerce? Leia também: Saiba como vender mais no seu e-commerce seguindo estes 5 passos

2 – Área da saúde

É isso mesmo que você leu! A área da saúde é uma tendência para 2022. A telemedicina é uma

área regulada recentemente, mas que conquistou a sociedade pela eficiência e agilidade que proporciona no atendimento a pacientes. Outros setores da saúde, como Psicologia, Terapia Ocupacional, Psiquiatria podem ser ótimos negócios para o próximo ano.

3 – Home-office

Trabalhar em casa foi uma demanda durante a pandemia, e segundo informações da Agência Brasil o sistema de trabalho home office, adotado por grandes empresas, públicas e privadas, apresenta tendência de permanência na maioria das companhias, mesmo após uma futura volta à normalidade.

Portanto, empreender em salas para trabalho home office pode ser uma ótima ideia para 2022. Utilizando esse tipo de sala, os profissionais podem realizar reuniões, treinamentos, atividades cotidianas e até mesmo, promover o feedback de outros profissionais.

4 – DROPSHIPPING

Para quem ainda não sabe, o termo em inglês refere-se a um modelo de gestão de cadeia logística em que uma loja comercializa produtos sem tê-los em seu estoque. Com outras palavras, o DROPSHIPPING atua como revendedora, intermediando a relação entre fornecedor e consumidor.

Que tal conhecer um pouco mais sobre o assunto? Clique aqui.

5 – Artesanatos

Parece tão arcaico pensar em artesanatos como uma tendência de negócios, não é mesmo? Pois é! Mas o Sebrae aponta essa categoria como um dos melhores negócios para 2022, inclusive valendo-se das vendas online.

6 – Recrutamento e seleção online

Você tem experiência na área de recrutamento e seleção?

Eis aqui uma oportunidade de empreendimento. Muitas empresas têm buscado firmar parcerias com outras visando agilizar o processo de recrutamento e seleção online de candidatos. O processo de seleção quando feito online não apenas agiliza o processo de recrutamento como, também, permite que esse procedimento seja inovador.

7 – Sustentabilidade

São inúmeras as oportunidades de empreendimento para o próximo ano pensando-se na demanda pela sustentabilidade. Veja um exemplo: a energia solar se destaca como uma excelente alternativa de energia elétrica. Um de seus benefícios é a redução da conta de luz em até 90%.

8 – Mercado de Freelancer

Muitas empresas têm procurado profissionais freelancer para desenvolver diversas tarefas pontuais, como a criação de conteúdos e até mesmo estudos de mercado. Segundo o Sebrae, o Brasil possui mais de 1 milhão de freelancers, ou seja, de profissionais que atuam por conta própria, oferecendo seus serviços a empresas de diversos segmentos de mercado.

9 – Saúde Mental

Embora já tenhamos falado sobre as tendências na área da saúde, o foco na saúde mental merece atenção. Um recente estudo a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a ansiedade e a depressão são as doenças da vez para o século XXI. Diante desse contexto, investir em um negócio que ofereça assistência à saúde mental das pessoas pode ser uma ótima forma de não apenas lucrar, mas de ajudar a sociedade, de uma maneira geral.

10 – Alimentação

Se tem uma coisa que as pessoas nunca vão parar de consumir são produtos alimentícios. Se você pretende empreender em alguma área da alimentação está no caminho certo.

Mas para isso você vai precisar de uma boa gestão de negócios. A propósito, independente do ramo de atividades que você escolher, a gestão do seu negócio deve ser priorizada. O fato é que muitas pessoas não sabem ao certo como fazer isso, e por fim, acabam por naufragar.

Então resolvemos te dar uma DICA BÔNUS nessa matéria.

Quer saber mais como gerenciar seu novo empreendimento? A RCKY pode te ajudar!

Clique aqui.

abrir negócio, comecar negocio, ideias negocios, montar negócio, tendencias negocios
Post anterior
Como preparar seu e-commerce neste início de ano e não ficar para trás
Próximo post
Vendas online: Não cometa esses 7 erros
Receba novos conteúdos por e-mail semanalmente

    Leia também