Invista no treinamento para seus garçons, pois um atendimento de qualidade sem dúvidas faz a diferença em qualquer negócio. Afinal, quando vamos a um local em que somos bem atendidos e recepcionados, nos sentimos satisfeitos e desejamos voltar em outras ocasiões ou sempre que possível, além disso, costumamos recomendar o local para familiares e amigos, não é mesmo?
Sendo assim, é possível concluir que a qualidade no atendimento pode ser um grande aliado para o sucesso de uma empresa, por outro lado, sabemos que um atendimento que deixa a desejar pode contribuir significativamente para o seu fracasso.
Quando falamos na qualidade do atendimento prestado em restaurantes, bares e lanchonetes, logo nos lembramos da importante figura do garçom. Este é um dos personagens principais para um atendimento de primeira linha neste tipo de estabelecimento.
São os garçons que costumam receber os visitantes, acomodando-os confortavelmente, oferecendo o cardápio, explicando todas as opções da casa e retirando dúvidas a respeito das opções disponíveis. Desta forma, não restam dúvidas sobre a importância deste profissional para o sucesso de restaurantes e outros estabelecimentos ligados à gastronomia.
Diante da busca por um atendimento de alto padrão e excelência muitos proprietários de restaurantes, buscam algumas dicas relacionadas ao treinamento para garçons. Para ajudar você a aperfeiçoar os serviços da sua equipe de garçons, tornando o seu restaurante uma verdadeira referência em termos de atendimento na sua região, preparamos 5 dicas que com certeza ajudaram bastante. Não deixe de acompanhar!
1.Utilize a simpatia
A nossa primeira dica para um atendimento de qualidade está relacionada a simpatia. Afinal, nada pior do que chegar a um estabelecimento onde você sente-se mal atendido, sendo recepcionado por garçons mal-humorados e que aparentemente deixam transparecer que estão lhe fazendo uma espécie de favor.
Quando um cliente chega a um restaurante, antes mesmo de saborear um delicioso prato, ele busca por um bom atendimento, tudo que o cliente deseja é sentir-se acolhido e bem recepcionado. Quando isso não acontece, é provável que o cliente não retorne outras vezes ou até mesmo desista de ficar no restaurante em questão.
Para evitar este tipo de problema que afeta diretamente a reputação e o faturamento do seu restaurante, é muito importante que toda a sua equipe de garçons esteja sempre solícita aos clientes, atendendo cada um deles com muita cordialidade e simpatia. Neste quesito, vale usar as famosas palavras mágicas, como obrigado, com licença, por favor, bom dia, boa tarde ou boa noite.
Lembre-se, a sua equipe de garçons representa diretamente o seu estabelecimento, portanto não deixe que a simpatia passe despercebida. Um treinamento para garçons pode ajudar neste sentido.
2.Esteja presente, mas sem incomodar
Um bom garçom, precisa saber se fazer presente sem incomodar os clientes à mesa. Portanto, nada de ficar em cima, rodeando a mesa a todo o momento e tirando a privacidade de seus visitantes. É educado e muito bem visto que em determinado momento o garçom aproxime-se e demonstre interesse pela satisfação do cliente, questionando a respeito da qualidade dos pratos servidos ou então perguntando se precisam de alguma ajuda. No entanto, não é preciso fazer este tipo de abordagem por diversas vezes, pois algo que a princípio era até elegante pode tornar-se irritante aos olhos dos clientes.
Uma boa estratégia é manter-se discreto a certa distância dos clientes, mas sempre atento a um possível chamado. Evite deixar que um cliente fique chamando por um garçom repetidas vezes sem que seja percebido, o ideal é observar um chamado e prestar o atendimento solicitado de imediato ou o mais rápido possível.
3.Mantenha o cuidado com a aparência
A aparência também é muito importante, pois demonstra cuidado e transmite credibilidade. Invista no treinamento para garçons e conscientize a sua equipe sobre a importância de trabalhar uniformizada e bem vestida.
Vale destacar também a necessidade de manter o corte de cabelo e a barba sempre em dia, sem esquecer é claro, das unhas, elas devem estar sempre limpas e bem cortadas. Cuidados como estes não dizem respeito apenas a aparência, mas também a higiene alimentar. Os garçons lidam diretamente com o manuseio e o transporte de alimentos, sendo assim, é muito importante passar confiança e maior segurança para os clientes, através de cuidados básicos de aparência e higiene.
4.Esteja disposto a encontrar soluções
Um bom garçom também precisa estar disposto a encontrar soluções rápidas e ser capaz de contornar situações complexas.
Por um pequeno descuido cometido pelo próprio garçom ou por outro funcionário, é possível que um cliente se mostre irritado e insatisfeito. Na maioria dos casos, situações de insatisfação em restaurantes possuem origem em um pedido atendido fora dos padrões mínimos de qualidade ou então pela demora no atendimento.
Neste momento, o garçom deve estar disposto a ouvir o cliente, sendo capaz de tranquilizá-lo, desculpando-se pelo ocorrido e garantindo que o inconveniente não irá se repetir outra vez. Além disso, é preciso apresentar uma solução imediata para a reclamação do cliente, demonstrando mais uma vez a preocupação do estabelecimento com a satisfação de seus clientes. Caso necessário, ofereça até mesmo um bom desconto ou uma cortesia.
Garantir a satisfação de todos os clientes, deve ser um dos principais objetivos de qualquer estabelecimento, afinal uma pessoa insatisfeita pode contribuir negativamente de forma significativa para a imagem da empresa. Mais uma vez um treinamento para garçons pode ajudar.
5.Evite deixar o cliente esperando
Por último, mas não menos importante, queremos destacar que em hipótese alguma um cliente deve ficar aguardando por muito tempo, o ideal é sempre prestar um atendimento imediato, seja para recepcionar o cliente e acomodá-lo em uma boa mesa, para anotar um pedido ou para encerrar a conta.
Esperar por muito por um atendimento é tudo que um cliente que espera um atendimento de excelência não deseja. Portanto, treine a sua equipe de garçons para atuar com agilidade no atendimento das demandas de seus clientes.
Conclusão
Se você seguir com atenção todas as nossas dicas de qualidade no atendimento para garçons, temos a convicção de que o seu restaurante será em pouco tempo reconhecido como uma referência em termos de atendimento. Este reconhecimento é extremamente importante e com certeza fará toda a diferença para o sucesso do seu negócio!
Portanto, não deixe nenhuma dica de lado ofereça um treinamento para garçons aos seus colaboradores e melhore o seu atendimento.
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Créditos da imagem:
Lefteris kallergis