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Vendendo pouco no delivery? Siga estas 10 dicas e mude isso agora

Você está vendendo pouco no seu delivery? Tem dificuldades para aumentar o faturamento?

Vale destacar que empreender não é algo fácil, e nem todas as pessoas têm a vocação para isso. Enquanto outras, precisam apenas de uma estratégia e de organização.

Pensando nisso, hoje a RCKY decidiu escrever este artigo enumerando 10 dicas muito importantes para fazer o seu delivery alcançar o sucesso.

1. Invista em presença nas redes sociais

Um delivery que está vendendo pouco precisa modificar a sua estratégia nas redes sociais e intensificá-la. Ter presença online é muito importante para qualquer negócio.

A questão é que existe uma forma correta de fazer isso. Primeiro, além de ter um perfil nas principais redes sociais, é necessário alimentá-las constantemente com novos conteúdos.

Os conteúdos compartilhados e postados nas redes sociais do seu delivery precisam estar alinhados com o negócio e terem qualidade profissional.

Há muitos tipos de postagens que podem ser feitas. Entretanto, geralmente se aposta na divulgação dos produtos da empresa, no caso de restaurantes, nas opções do menu.

Entretanto, postagens não são tudo. Também é muito importante investir na comunicação direta com os clientes. Responder mensagens, “directs” e comentários é fundamental.

2. Se prepare para atender demanda online

Existem muitos empreendimentos que só fazem delivery, não tendo um ponto físico.

Neste caso, é muito importante ter uma boa estrutura de atendimento online.

Isso inclui fazer uso das redes sociais e também de aplicativos de mensagens como o WhatsApp e o Telegram. Muitas pessoas irão fazer pedidos por eles.

No caso do WhatsApp, é aconselhável usar a versão “Business”, que permite uma série de funcionalidades, incluindo criar um menu e até mesmo receber pagamentos.

Por outro lado, pode ser interessante ter um sistema que ajuda a organizar os pedidos que chegam de forma online, os categorizando e evitando que eles se confundam.

Na realidade, ter um sistema de gestão é muito importante até mesmo para tornar toda a operação da empresa muito mais eficiente para os próprios entregadores.

3. Faça tráfego pago para o seu delivery

O tráfego pago é uma ferramenta muito poderosa para empresas que estão vendendo pouco, podendo ser utilizada de diversas formas e para diversos objetivos.

No entanto, como o próprio nome implica, é necessário ter dinheiro para fazer o tráfego pago.

Quanto mais recursos financeiros investidos, maiores serão os resultados.

Todavia, os melhores resultados são atingidos quando as propagandas são feitas seguindo uma lógica ou estratégia. É imprescindível, por exemplo, saber qual o seu público-alvo.

No caso dos deliverys também é importante considerar a localização do negócio.

Na maioria das vezes as entregas são feitas, por exemplo, apenas dentro da própria cidade.

Com isso em mente é fundamental considerar a sua geolocalização e até onde os seus entregadores podem entregar de forma que valha a pena.

Para que o tráfego pago traga resultados a uma empresa que está vendendo pouco no delivery, também considere a imagem ou vídeo que irá ilustrar a propaganda e a sua copy.

A copy, por sua vez, é o texto que ilustra a propaganda e que tem como objetivo convencer a quem o lê de comprar aquele produto ou serviço.

4. Se cadastre em marketplaces de delivery

Uma forma de adquirir bastante exposição para os deliverys que estão vendendo pouco, é por meio do cadastro da empresa em marketplaces de delivery.

Existem muitos destes aplicativos hoje, e eles funcionam como uma espécie de self-service de empresas que oferecem soluções de entregas.

Muitas pessoas preferem usar esses aplicativos por serem mais práticos, por juntarem tudo que elas querem em um único buscador. Por isso existe um público específico para ele.

Entretanto, considere que estes aplicativos cobram taxas que, muitas vezes, podem ser salgadas. É muito comum que os empreendimentos compensem com aumento de preços.

5. Ofereça cupons de desconto ou promoções

As pessoas gostam de economizar. Por isso, se o seu delivery está vendendo pouco, uma forma de aumentar o faturamento é por meio do uso de cupons ou promoções.

No caso dos cupons, estes podem ser divulgados em quantidade limitada por meio das redes sociais, listas de e-mail ou mesmo nos aplicativos de marketplace de delivery.

Uma dica importante é não permitir que esses cupons possam ser usados mais de uma vez e que não possam ser combinados com outras promoções.

Inclusive, é muito importante considerar o desconto oferecido por eles, para que o delivery não acabe saindo em prejuízo. A validade também é essencial.

Já quanto às promoções, não há segredo. Estas podem ser em todos os produtos do delivery ou em alguns específicos. Devem também ser por tempo limitado.

Promoções, inclusive, criam um sentimento de urgência nas pessoas, fazendo com que elas queiram comprar em maior quantidade e mais rapidamente.

6. Crie um menu com fotos de qualidade

Uma dica prática para quem está vendendo pouco: aposte em fotos de qualidade para os seus produtos. As pessoas, primeiro, admiram e criam desejo com a visão.

Essa dica é especialmente fundamental para restaurantes. Pratos que são ilustrados com fotos profissionais têm maiores chances de serem escolhidos pelas pessoas.

Claro que, as fotos não podem ser meramente ilustrativas. Elas também precisam condizer com a realidade da aparência da comida. Mesmo que existam algumas diferenças pontuais.

7. Crie programas de fidelização

Por fim, uma das dicas mais importantes para quem está vendendo pouco no delivery: crie um programa de fidelização ou incentivos para o cliente retornar.

No Brasil, vale ressaltar, a cultura de fidelização do cliente ainda é pouco desenvolvida.

A maioria das empresas não têm estratégias específicas para reter seus clientes.

No caso dos deliverys, uma boa solução é criar um desconto para aqueles clientes que pedirem entregas uma certa quantidade de vezes.

Outra alternativa é criar um sistema de pontos que compense o cliente toda vez que ele faz um pedido. Esses pontos podem ser trocados por um prato ou outro benefício.

Cadastrar o cliente em uma lista de e-mails para receber novidades também pode ser uma forma muito interessante de fidelizar consumidores. Tudo irá depender da criatividade do empresário.

8. Invista em embalagens de qualidade

Investir em embalagens de qualidade é uma das dicas mais importantes para o sucesso do delivery. Na prática, além de servir de meio de transporte para os alimentos, as embalagens possuem outras atribuições.

Preservação da qualidade dos alimentos: Embalagens de qualidade ajudam a manter a temperatura e o frescor dos alimentos.

Isso é especialmente importante para alimentos quentes, como pizzas, hambúrgueres e pratos preparados, que devem chegar ao cliente com a mesma qualidade do restaurante.

Imagem profissional: Com boas embalagens, é possível transmitir uma imagem profissional e cuidadosa do seu estabelecimento. Esse simples detalhe, reflete na percepção do cliente sobre a qualidade do serviço prestado.

Branding e marketing: Embalagens personalizadas com o logotipo e informações do seu negócio ajudam a reforçar o branding e a construir a identidade visual da sua marca.

Satisfação do cliente: Clientes satisfeitos são mais propensos a fazer pedidos novamente e a recomendar seu serviço para outras pessoas.

Embalagens de qualidade são um fator importante para garantir a satisfação do cliente com o serviço de delivery.

Sustentabilidade: Optar por embalagens mais sustentáveis, como as biodegradáveis ou feitas de materiais recicláveis, mostra uma preocupação com o meio ambiente, o que é valorizado por muitos clientes.

Se você está vendendo pouco no delivery e deseja mudar esse panorama, avalie uma melhoria nas embalagens como parte da sua estratégia para vender mais.

9. Priorize a qualidade e o sabor

Priorizar a qualidade e o sabor dos alimentos é uma das dicas mais importantes para o sucesso do delivery e também para qualquer negócio de alimentação.

Na prática, quando os clientes fazem pedidos de comida para entrega, eles esperam que a experiência seja tão satisfatória quanto se estivessem comendo no próprio estabelecimento.

A qualidade e o sabor dos alimentos são fundamentais para a satisfação do cliente. Sendo assim, se você está vendendo pouco no delivery, pense nisso.

Quando os clientes desfrutam de uma refeição saborosa e bem-preparada, eles ficam mais satisfeitos com o serviço e têm maior probabilidade de se tornarem clientes fiéis.

10. Otimize o tempo de entrega

Otimizar o tempo de entrega dos pedidos é um dos segredos para vender mais no delivery.

Sabendo disso, separamos algumas dicas para ajudar você nesse sentido:

Roteirização eficiente: Utilize tecnologias de roteirização e otimização de entregas para determinar as melhores rotas para os entregadores.

Tempo de preparo: Estime o tempo necessário para preparar cada prato com precisão.

Informe aos clientes o tempo médio de preparo e, se possível, atualize-os sobre o status do pedido em tempo real.

Defina áreas de entrega: Defina áreas de entrega bem delimitadas para garantir que as entregas sejam feitas em um raio de atuação que permita a entrega rápida.

Automatização de processos: Automatize o processo de gestão de pedidos e entregas sempre que possível.

Com a automação, os pedidos recebidos podem ser enviados para preparo na cozinha sem depender de intervenção humana.

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