Vendas

Vendas de Natal: 10 dicas para a sua loja aproveitar esta data e faturar mais

As vendas de Natal costumam ser uma das maiores fontes de renda de muitos negócios. Muitas lojas faturam nessa época boa parte da sua renda anual.

Por outro lado, pelo fato de essa data ser tão movimentada, a demanda aumenta muito, e as lojas precisam estar preparadas para lidar com o fluxo incomum de pessoas.

Pensando nisso, no texto de hoje vamos dar 10 dicas para a sua loja aproveitar esta data tão importante e faturar mais, sem passar por dores de cabeça.

1º Dica: Treine sua equipe para a ocasião

A primeira coisa que deve ser feita é o treinamento da equipe. Não há como organizar uma operação de vendas de natal sem uma equipe preparada.

O fato é que durante o natal e na sua véspera, a demanda cresce de forma muito grande, os funcionários acabam precisando se desdobrar para atender as pessoas.

Essa carga de serviço extra, por sua vez, pode causar um peso psicológico e físico bastante grande, algo que um funcionário novato ou destreinado pode não ser capaz de lidar.

Vale ressaltar que treinamentos são essenciais para todas as épocas do ano, mas no Natal, funcionários preparados são fundamentais.

2º Dica: Contrate mais funcionários se for necessário

Vale considerar que em muitos casos ter apenas funcionários bem treinados pode não ser o suficiente para lidar com as vendas de natal, e a solução, então, é contratar mais gente.

A maioria das lojas contrata mão de obra temporária para atuar apenas durante o período do natal. Todavia, essa pode ser uma boa oportunidade para avaliar novos colaboradores.

A pressão que a data impõe aos funcionários fará com que eles tenham que se dedicar mais para conseguirem se sobressair, e não são todos que têm pulso para isso.

3º Dica: Anuncie promoções nas na internet

Uma dica bastante interessante é sobre a divulgação. O fato é que não são todos os negócios que aproveitam o natal, mas os que aproveitam, precisam ser vistos e lembrados.

Usar as redes sociais para divulgar que a sua loja vai fazer promoções para comemorar a data é uma ótima forma de garantir clientes e chamar a atenção de mais gente.

No caso, as redes sociais são ferramentas perfeitas para esse tipo de divulgação, pois a maioria das pessoas hoje em dia faz uso delas por diversas razões.

Algumas redes sociais as quais a sua loja poderia ter um perfil para se preparar para as vendas de natal, são as seguintes:

  • Instagram: a opção mais utilizada pelas lojas para divulgar os seus produtos ou serviços, pois possui um apelo grande com imagens;
  • Facebook: tem a mesma função do Instagram, no entanto, é possível fazer postagens com textos mais elaborados e participar de comunidades;
  • Linkedin: tem um perfil mais profissional e pode ajudar a agregar bastante valor à marca da loja;
  • Whatsapp: não é oficialmente uma rede social, mas serve para fazer vendas diretas e conversas com os clientes, além de divulgar promoções também através de storie.

4º Dica: Deixe o seu estoque pronto

Vendas de natal são sinônimo de muitos produtos sendo retirados do estoque às pressas para atender a consumidores sedentos por promoções.

Isso, por conseguinte, significa apenas uma coisa: tenha um estoque preparado para as para conseguir atender a toda a demanda extra.

A pior coisa que poderia acontecer em uma data como essa é a perda de uma venda porque o produto desejado já não se encontra mais em estoque. Se previna!

5º Dica: Aceite mais métodos de pagamento

Se você só aceita pagamentos à vista ou dinheiro, considere evoluir, por exemplo:

  • Aceitar cartões de débito e crédito;
  • Permitir que as compras possam ser parcelas em muitas vezes no cartão;
  • Oferecer a possibilidade do consumidor fazer um PIX.
  • Aceitar vale alimentação e refeição (caso seu negócio seja alimentício).

Quanto mais opções o seu cliente tiver para lhe pagar, mais satisfeito ele saíra da sua loja, e maior será o seu lucro.

6º Dica: Use estratégias de marketing digital

O marketing digital está aí, e é muito fácil fazer uso de diversas ferramentas e estratégias gratuitas. Para alavancar suas vendas de natal, é possível investir em:

  • Criação de conteúdo para o site da sua loja;
  • Tráfego pago feito de forma profissional;
  • Campanhas de e-mail marketing;
  • Entre outros.

7º Dica: Invista no seu suporte técnico

No meio do movimento de novos clientes e de vendas de natal acontecendo a todo momento, pode ocorrer de nos dias seguintes várias pessoas quererem retornar suas compras.

Os motivos para isso, por sua vez, podem ser bastante legítimos, como na aquisição de produtos defeituosos, ou simplesmente por que a pessoa desistiu da compra.

Independente da razão, é necessário ter uma estrutura de suporte técnico pronta para resolver todas as reclamações. Isso fará sua loja ser bem vista e se tornar mais confiável.

8º Dica: Crie metas de venda para os colaboradores

Algo que a sua loja pode fazer para incentivar mais vendas de natal, é criar metas para os vendedores que, se alcançadas, podem lhes garantir um bônus.

Afinal de contas, apenas oferecer produtos com bons descontos, nem sempre é o suficiente. O vendedor também tem um papel muito importante.

Por isso, criar métodos para estimular o vendedor a se esforçar mais pode fazer com que o número de vendas aumente consideravelmente, o que impactará no faturamento.

9º Dica: Decore sua loja

Não adianta que as pessoas saibam que é Natal ou mesmo que a sua loja está oferecendo excelentes descontos, é necessário que ela transmita a data em sua aparência.

Decorar a sua loja terá um efeito psicológico positivo sobre as pessoas, que vão ficar mais interessadas em entrar nela, e consequentemente haverá mais vendas de natal.

No caso de um e-commerce, o site pode ter a sua aparência alterada temporariamente, para indicar que ele está participando das festividades.

10º Dica: O pós-venda importa

Por fim, uma das dicas mais importantes e que não deve ser esquecida após o período de festas passar: invista em uma boa estrutura de pós-venda.

Com o enorme fluxo de pessoas visitando sua loja, essa pode ser uma ótima oportunidade de conseguir seus contatos para lhes encaminhar e-mails ou iniciar contatos telefônicos.

Saber o que o consumidor está achando dos produtos adquiridos ou que ele pensou do atendimento e etc. ajudará não só nas vendas de natal, mas nas vendas do ano todo.

Agora fala para RCKY o que você achou deste conteúdo! Bacana, não é? Caso tenha gostado, favorite o nosso blog, postamos conteúdo novo todas as semanas!

controle de estoque, vendas fim de ano, vendas loja, vendas natal, vendas online, vender mais natal
Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
Compartilhe:
Post anterior
Como aumentar a produtividade da equipe no seu negócio
Próximo post
Lucre mais com o seu mini mercadinho de bairro nas festas de fim de ano
Receba novos conteúdos por e-mail semanalmente

    Leia também