Marketing Digital, Vendas

Vendas online: Não cometa esses 7 erros

Você trabalha com vendas online?

As chances são de que, se você chegou nesse conteúdo, ou você ganha dinheiro na área, ou no mínimo está interessado em ganhar.

Hoje em dia, trabalhar com e-commerce é uma das maneiras mais eficientes de ganhar dinheiro…

Entretanto, é muito importante tomar alguns cuidados.

Pensando nisso, hoje decidimos alertar para que você não cometa esses 7 erros tão comuns e que podem atrapalhar o sucesso das suas vendas. Vamos lá?

1. Pular a etapa de validação dos produtos

Para fazer vendas online é muito importante ter uma loja virtual…

No entanto, antes de investir em uma, é preciso ter certeza de que esta é a decisão certa a se tomar.

Para saber se a sua loja online irá trazer retornos financeiros, primeiro é muito importante validar os seus produtos, testando seu potencial de venda em marketplaces.

Marketplaces são sites criados especificamente para permitir que qualquer um possa fazer vendas online…

Porém, com menos custos se comparado a criação de um site próprio.

Esse é o ambiente ideal para testar todas as suas estratégias antes de resolver investir todo o seu dinheiro em um domínio próprio que, muitas vezes, pode não trazer retorno rápido.

2. Investir pouco ou quase nada

A internet é um ambiente cheio de promessas. Muitas pessoas acreditam que é possível criar uma loja virtual do zero e ganhar muito dinheiro rapidamente.

Não que isso seja impossível, mas as chances são de que você não irá conseguir fazer isso, pois hoje a concorrência é altamente acirrada.  Sem investimento não há retorno.

O investimento, por sua vez, deve ser em todas as áreas da sua loja, desde a tecnologia do site, até a logística de entrega dos produtos, sejam estes físicos ou digitais.

Inclusive, é muito importante também investir em marketing digital. E nesse ponto, há duas áreas específicas que merecem atenção para crescer as vendas online:

  • Marketing de conteúdo para atrair e qualificar clientes para os seus produtos e soluções;
  • Tráfego pago para atingir o maior número de potenciais clientes qualificados rapidamente.

O ideal é que o empreendedor invista em ambos.

3. Vender sem um foco

A forma mais eficiente de fazer vendas online é tendo um foco bem claro e definido de quem é o público-alvo para quem você quer vender as suas soluções.

O público-alvo, então, será transformado em uma persona, que trata-se do cliente ideal, aquele que tem as maiores chances de gastar dinheiro com os seus produtos.

A verdade é que tentar vender um pouco de tudo, para agradar o maior número possível de pessoas é uma péssima estratégia e que pode requerer um investimento muito grande.

Como a maioria dos e-commerces são pequenos, é muito importante que eles se foquem em um tipo de produtos e se tornem especialistas neles.

Os clientes percebem quando uma determinada loja está atirando para todos os lados, e isso faz elas pensarem que aquela loja não sabe o que está fazendo.

4. Não buscar a fidelização do cliente

Se você quer que os seus clientes retornem a sua loja virtual e você consiga fazer ainda mais vendas online, é necessário pensar em como fidelizá-lo.

De início, para fidelizar um cliente você precisa oferecer bons produtos, bom atendimento e uma boa experiência de compra, o que inclui o pós-venda e a logística de entrega.

Existem também estratégias específicas de fidelização e que também servem para aumentar o ticket médio, como por exemplo:

  • Se a compra passar de um determinado valor o frete é grátis;
  • A cada “X” compras o cliente ganha uma repetição (usado em restaurantes);
  • Manter o cliente informado sobre promoções por meio de boletins de e-mail.

Independente da solução escolhida, o importante é colocar o cliente em primeiro lugar e ser sempre atencioso com as suas demandas.

5. Ter um atendimento ruim

Ainda relacionado à fidelização do cliente, temos o atendimento. É necessário destacar esse ponto porque ele pode ser fundamental para aumentar ou diminuir vendas online.

Quando um consumidor tem uma experiência ruim de compra em um e-commerce, as chances são de que ele irá comentar com as pessoas no seu círculo.

O boca-a-boca, por sua vez, não pode ser subestimado. Por isso, tratar cada cliente com o maior respeito e atenção é fundamental. E isso inclui coisas como:

  • Ser rápido para responder as dúvidas e reclamações;
  • Oferecer suporte de qualidade aos produtos;
  • Facilitar o processo de devolução ou troca caso o cliente se sinta insatisfeito.

6. Pouca facilidade de pagamento

Se tem um hábito muito comum do consumidor brasileiro é a sua preferência por fazer compras parceladas. Por isso, não oferecer essa possibilidade, pode afastar muitas vendas.

Na realidade, é fundamental que, para fazer mais vendas online, a sua loja ofereça uma grande opção de formas de pagamento, incluindo cartão de crédito e débito.

Inclusive, se houver condições, experimente oferecer vendas parceladas e sem juros. Muitas pessoas se sentem na vantagem ao comprar um produto nessa condição.

Por outro lado, o cartão de débito para lojas online é algo recente, mas que também tem se tornado tendência. Assim como também oferecer a possibilidade de pagamento por PIX.

São muitos os consumidores que desistem de uma compra online ao perceberem que eles não possuem muitas opções de pagamento.

7. Se deixar estagnar

Por fim, o mais importante é nunca deixar a sua loja virtual estagnar, seja por falta de atualizações, novos produtos ou estratégias de venda, como também quanto a tecnologia.

O vendedor deve sempre se manter a par das novidades do mercado digital, sempre buscando trazer novas soluções e facilidades para os seus clientes.

Até porque, o maior segredo que ninguém conta sobre como aumentar as vendas online, é sobre a importância do empenho e o constante investimento em melhorias.

Sempre haverá áreas as quais podem ser otimizadas para criar um resultado melhor. Mas para identificá-las, é preciso ter noção dos acertos e dos erros e estar atento às métricas.

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