Como vender mais pelas redes sociais? Você já sabe que o conteúdo que você publica nas redes sociais tem o poder de transformar a sua marca, conquistar seguidores e impulsionar o crescimento das vendas certo? No entanto, aparecer em todas as plataformas e publicar conteúdos esporadicamente, não é o suficiente para alcançar bons resultados.
A maneira correta para obter destaque e vender mais pelas redes sociais consiste em identificar objetivos específicos, criar publicações valiosas que se alinhem com o seu público e distribuir o conteúdo nas plataformas certas.
Por fim, você precisa medir seus resultados e ajustar sua estratégia ao longo do tempo.
Não existe uma estratégia de mídia social padrão que garanta o sucesso. Sua estratégia para vender mais pelas redes sociais será diferente dependendo de seu setor e público.
No entanto, existem algumas etapas que você deve seguir para conquistar autoridade para a sua marca e criar posts que realmente engajam.
1.Identifique e defina metas para vender mais
O primeiro passo para vender mais pelas redes sociais, consiste em definir uma estratégia de mídia social de longo prazo e definir seus objetivos de conteúdo. Ter objetivos em mente o ajudará a começar a planejar o tipo de conteúdo a ser criado.
Esse processo envolve aprofundar-se nos valores de sua marca e também pesquisar seu público-alvo. Comece esclarecendo suas metas gerais de marketing e como deseja que sua estratégia de marketing de conteúdo atenda a essas metas.
Quanto mais específicos forem seus objetivos de marketing, melhor você será capaz de adaptar seu conteúdo de mídia social para atender a esses objetivos.
2.Planeje o conteúdo para as redes sociais
Assim que seus objetivos estiverem claros, é hora de conduzir uma auditoria de conteúdo de mídia social sobre o conteúdo que você criou até agora.
Verifique quais postagens costumam conquistar um bom desempenho e quais não atuam muito bem. Caso você esteja utilizando uma plataforma de gerenciamento de mídia social, poderá ver todos os seus dados e análises de mídia em um só lugar.
Contudo, vale destacar que mesmo sem uma ferramenta de mídia social, você pode analisar os resultados das suas estratégias nas redes sociais.
As contas das principais redes sociais, como Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram permitem exportar facilmente informações para análise de métricas de marketing.
Sendo assim, se um de seus objetivos é melhorar o conhecimento do seu público alvo a respeito da sua marca, analise o número de seguidores em cada plataforma e identifique quais postagens resultam na conquista de mais engajamento.
Com base nesse tipo de análise e informações você conseguirá identificar quais tipos de conteúdo ajudam a aumentar este alcance, fazendo com que a sua empresa venda mais pelas redes sociais.
3.Compreenda o seu público alvo
Conhecer e compreender o seu público alvo é fundamental para vender mais pelas redes sociais e obter destaque em suas páginas. Fica difícil criar um conteúdo certeiro sem saber quem são seus seguidores.
Portanto, faça algumas pesquisas de público-alvo, incluindo informações como dados demográficos básicos, canais de aquisição e preferências de conteúdo. Construa uma persona-alvo de seu público.
Enquanto você pesquisa, também anote em quais plataformas seu conteúdo tem mais sucesso.
Você pode querer segmentar todas as plataformas, mas não é realista esperar um bom desempenho em todas elas. Sendo assim, você deve alocar seus recursos nas plataformas que mais atendem à sua marca.
4.Crie um calendário completo de conteúdo
Após identificar qual tipo de conteúdo tem melhor desempenho e definir seus objetivos principais, é hora de criar um calendário de conteúdo que ajude a sua marca a vender mais pelas redes sociais. Isso facilitará significativamente e contribuirá para a organização da sua rotina de produção e publicação de conteúdos.
É importante destacar também, que o calendário de conteúdo é uma ferramenta que ajudará você a visualizar suas ideias e organizá-las de forma clara.
Na prática, seu calendário de conteúdo será o ponto de partida para as suas publicações.
Ao elaborar o seu calendário, leve em consideração as práticas recomendadas em relação aos melhores horários para publicação em cada plataforma, pois isso também pode te ajudar, a conseguir mais engajamento.
5.Promova e distribua seu conteúdo de forma inteligente
Sua estratégia de marketing para mídias sociais, deve ir além dos conteúdos que você posta em seus canais nas redes sociais. Planejar e publicar conteúdos é apenas uma pequena parcela de estratégias eficientes que o marketing pode te oferecer.
É preciso destacar, que uma boa estratégia envolve encontrar formas de distribuição de conteúdo que permitam alcançar o maior número possível de pessoas.
Você também deve incentivar o público a se envolver com os conteúdos publicados pela sua marca.
Uma boa estratégia para aumentar a interação nas publicações consiste em fazer perguntas e incentivar o compartilhamento dos conteúdos. Por fim, vale destacar, que cada plataforma de mídia social possui suas próprias ferramentas para impulsionar o alcance dos conteúdos.
Em plataformas como Twitter e Instagram, por exemplo, utilizar estratégias específicas é uma excelente alternativa para aumentar o alcance dos conteúdos.
As hashtags por exemplo, ajudam a sua marca a alcançar não só as pessoas que seguem o perfil da sua empresa, mas também as aquelas que se identificam com assuntos semelhantes.
6.Mensure os resultados das suas estratégias
Após colocar as melhores estratégias em prática, com o objetivo de vender mais pelas redes sociais, é hora de mensurar os resultados do trabalho realizado.
Ter o hábito de mensurar resultados é essencial para que seja possível ajustar e otimizar as suas estratégias para redes sociais ao longo do tempo, conquistando maior engajamento e volume de vendas através deste canal.
Avalie a contribuição dos conteúdos publicados em determinado período para os objetivos gerais que você definiu.
Dentre as métricas de mídia sociais mais importantes, podemos citar:
- Número de impressões;
- Alcance dos conteúdos;
- Número de reações, comentários, cliques e compartilhamentos (engajamento).
Ao medir e acompanhar os resultados das suas redes sociais periodicamente, você poderá identificar pontos de melhoria e realizar pequenos ajustes para continuar obtendo o máximo das suas redes sociais.
Após acompanhar este conteúdo até aqui, é hora de ir ao trabalho e colocar a mão na massa, para impulsionar a sua marca e vender mais pelas redes sociais.
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